VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

Tenho também CDs de áudio para Educação Infantil e Fundamental I, cartazes em EVA e livros infantis.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MEU SITE E FAZER SEU PEDIDO

Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelos telefones abaixo:

glaucerossi@terra.com.br

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

(11) 97574-9228 - Vivo

(11) 95248-7897 - Tim

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 20:00 de segunda à sexta-feira.


Loja virtual

CADASTRO DE CONTATO

FACEBOOK

sexta-feira, 14 de março de 2008

Atividades para a alfabetização





Olá!!!

Atividade: Leitura e Escrita de Trava-língua, Parlenda, Quadrinha, Poema, Canção de Roda, Adivinhas


Trava-línguas, parlendas, quadrinhas, poemas e canções de roda são textos da cultura oral apropriados para se trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica; por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder ao falado ao escrito, além de brincar com o som, a forma gráfica e o significado das palavras.

Habilidades:
. Demonstrar conhecimentos básicos sobre as regras ortográficas na escrita de textos. Analisar textos escritos observando as regularidades gráficas ou gramaticais no emprego das palavras (nomes e qualidades).

Objetivos:
. Ler e reler textos que os alunos conhecem de memória, fazendo correspondência entre a oralidade e a escrita. Ampliar o vocabulário dos alunos e promover a aquisição das bases alfabéticas (alfabetizandos/as não-alfabéticos/as) e ortográficas (alfabetizandos/as alfabéticos/as). Reconhecer o uso funcional do texto.

Desafios colocados aos alfabetizandos/as:
. Tentar ler antes de saber ler convencionalmente.
. Estabelecer correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
. Acionar estratégias de leitura que permitam descobrir o que está escrito e onde.

Procedimentos didáticos:
1) Anunciar que vai ler um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou umacantiga de roda. O/a professor/a deverá criar expectativas nos/as alfabetizandos/as com relação aotexto que irá ser trabalhado, fazendo as seguintes perguntas:
- Qual o tipo de texto que vamos ler? Para que serve? Onde pode ser encontrado? Registrar na lousa as respostas e fazer a comparação no final do trabalho.
Objetivo: ativar os conhecimentos prévios dos/as alfabetizandos/as; deixar que eles/as manifestem suas idéias e criem suas hipóteses.
2) Em seguida, perguntar aos alfabetizandos/as se eles/as sabem o que é um trava-língua ou uma parlenda ou uma quadrinha ou um poema ou uma cantiga de roda. Explicar as características do texto escolhido.

Os trava-línguas brincam com o som, a forma gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá-los sem tropeços na pronúncia das palavras.
As parlendas são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.
As quadrinhas são estrofes de quatro versos, também chamadas de quartetos. As rimas são simples, assim como as palavras que fazem parte do seu texto.
Os poemas servem para divertir, emocionar, fazer pensar. Geralmente têm rimas e apresentam diferentes diagramações. São textos com autoria, isto é, geralmente sabemos quem os fez.
As cantigas de roda são textos que servem para brincar e divertir. Com bastante freqüência seencontram associadas a movimentos corporais em brincadeiras infantis.
As adivinhas servem para divertir e provocar curiosidade. São textos curtos, geralmente encontrados na forma de perguntas: O que é, o que é? Quem sou eu? Qual é? Como? Qual adiferença?

3) Apresentar para os/as alfabetizandos/as numa cartolina o texto ou escrevê-lo na lousa.
4) Ler o texto em voz alta, pausadamente e com entonação adequada.
5) Reler o texto apontando palavra por palavra. Em seguida, fazer a leitura coletiva apontando para cada palavra.
6) Explicar a estrutura e a organização do texto: a direção da escrita, da esquerda para direita e de cima para baixo. O espaço entre as palavras, o uso de letras maiúsculas e minúsculas, e dos sinais de pontuação.
7) Distribuir texto xerocopiado e pedir aos alfabetizandos/as que encontrem e circulem uma palavra e palavras rimam. Pintar os espaços entre as palavras. Sublinhar os sinais de pontuação existentes no texto. Os/as alfabetizandos/as com hipótese alfabética de escrita podem trabalhar em parceria os/as de hipótese não-alfabética, lendo as palavras ou trechos para que eles/as encontrem o que foi pedido pelo/a professor/a.


Até amanhã!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião sobre o blog. Obrigada.

Seguidores