VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

Tenho também CDs de áudio para Educação Infantil e Fundamental I, cartazes em EVA e livros infantis.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MEU SITE E FAZER SEU PEDIDO

Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelos telefones abaixo:

glaucerossi@terra.com.br

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

(11) 97574-9228 - Vivo

(11) 95248-7897 - Tim

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 20:00 de segunda à sexta-feira.


Loja virtual

CADASTRO DE CONTATO

FACEBOOK

sábado, 14 de junho de 2008

Como trabalhar com textos? Parte II


Olá!!!

Hoje vou dar continuar a postagem anterior que se refere a como trabalhar com a Interpretação e Produção de textos.




Pode-se trabalhar com modelos de textos?

Todos nós sabemos que as grandes mudanças de um ou outro aspecto do conhecimento parte justamente do modelo. É a partir do modelo, de seu conhecimento e domínio que surge a possibilidade de se re-inventar outro.

Para uma mesma estrutura de texto, por exemplo, uma carta, existe vários modelos e assim, podemos oferecer aos alunos a possibilidade de estabelecerem comparações, identificando semelhanças e diferenças e o que tem ou não em comum, sendo então possível fazer generalizações sobre cada estrutura textual.

Assim, fica claro que não falando em “modelos” no sentido de impedir e limitar a criação, mas sim, na função e na forma de como utilizar os modelos que cumprem um papel importante no processo de aprendizagem. No papel do modelo enquanto identificação de estruturas características à ampla variedade de tipologias textuais. No reconhecimento de que os modelos nos conferem a possibilidade de transgredir em direção à novas criações e re-invenções.

Como trabalhar com diversos tipos de textos?

Ao longo de toda a escolaridade, é importante interagir com uma ampla variedade de textos, principalmente literários.

Os alunos estão desenvolvendo inúmeras competências e dentre elas, algumas adquirem um papel prioritário, tais como:
- utilização de diferentes linguagens como meio de expressão e comunicação de suas idéias, interpretando e usufruindo as produções do patrimônio cultural;
- utilização da Língua Portuguesa para compreender e produzir registros escritos ou orais, em diferentes contextos, atendendo às diferentes intenções e situações de comunicação;


Se, na escola, o aluno deve aprender a utilizar linguagens variadas em distintos contextos, é preciso desenvolver um intenso trabalho com diferentes tipos de texto, tanto para a compreensão como para a produção.

Quais textos são mais adequados às faixas etárias?

Nas situações em que o professor faz a leitura, praticamente todo texto é adequado, pois o professor atua como mediador entre o texto e os alunos. Mas se o texto se destinar à leitura feita pelos próprios alunos, é preciso considerar a capacidade deles de compreendê-lo de forma autônoma, condição para qualquer pessoa se dispor a ler um texto inteiro.

Se a situação for de produção de texto, então as possibilidades se restringem um pouco mais, pois não se pode produzir bem textos com os quais não se tenha familiaridade. Isto requer a coordenação de procedimentos complexos relacionados tanto com o planejamento do que se pretende expressar quanto com a própria escrita.


Como organizar o trabalho sistemático com texto em cada ciclo/série?

Garantir a diversidade de textos não significa propor aos alunos que desenvolvam todos os tipos de atividade com todos os tipos de texto. É preciso ter critérios de seleção, considerando, por exemplo:
- a complexidade do gênero;
- o nível de dificuldade da atividade em relação ao gênero;
- a familiaridade dos alunos com o gênero;
- a adequação do conteúdo do texto à faixa etária;
- a importância do gênero em função de determinados projetos de trabalho.


Na Apostila de Interpretação e Produção de texto você irá encontrar diversos tipos de textos para utilizá-los do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, selecionando-os de acordo com seus critérios.

Bom trabalho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião sobre o blog. Obrigada.

Seguidores