VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

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terça-feira, 19 de julho de 2011

Trabalhando com a consciência fonológica

A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.
A criança desenvolve a consciência fonológica no contato com o mundo lingüístico, na inserção na cultura onde são privilegiadas diferentes formas lingüísticas, entre quais destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.  

Exemplos de Atividades Pedagógicas:

CONSCIÊNCIA DE PALAVRA:  contar o número de palavras numa frase, referindo-o 
verbalmente ou batendo uma palma para cada palavra, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas. 
CONSCIÊNCIA DA SÍLABA: contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, medial ou final de uma determinada palavra; subtrair uma sílaba das palavras, formando novos vocábulos. 
CONSCIÊNCIA FONÊMICA: dizer quais ou quantos fonemas  formam uma palavra; descobrir 
qual a palavra está sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um 
novo vocábulo subtraindo o fonema inicial da palavra.

Exemplos:

- Após a leitura de um texto, escolher uma palavra e escrevê-la na lousa, fazendo um trabalho de consciência fonológica de som inicial, media e/ou final. 
- Cartazes com figuras – separar as figuras que começam com a mesma letra. 
- Dicionário ilustrado – pedir as crianças que procurem em casa, figuras de coisas que comecem com determinada letra e colar na página correspondente. 
- Bingo fonético – cartão com letras: o/a professor/a monta a figura, as crianças pensam com que letra começa,  marcam ou se tiver uma letra na mão, levantam-na e mostram para a turma. 
-Adição ou subtração de sons: 
MANGA + BA = MANGABA   /     MANGABA – BA = MANGA. 
-Onde está a letra S nas palavras SAPO – LÁPIS. 
-Falar de trás para frente: 
JUCA – CAJU   /     SACA – CASA. 
- Nomes com a mesma letra inicial. 
-Alimentos que começam com a letra A = ARROZ, AÇUCAR. 
-Frutas que começam com a letra M = mamão, maça, melão. 
-Brincar com rimas. 

OBSERVAÇÕES: 
      - Essas atividades são orais. 
      - O importante é brincar com as sonoridades das palavras, que devem ser retiradas, sempre que possível, dos textos trabalhados em sala.

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