VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelos telefones abaixo:

glaucerossi@terra.com.br

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228 (Vivo)

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 20:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MINHA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Como trabalhar com a ortografia

Tradicionalmente, ensina-se ortografia – a maneira correta de grafar as palavras – apresentando e repetindo as regras ortográficas para a classe. Tudo se dá na base da decoreba.

Muitas regras ortográficas têm de ser mesmo decoradas. Mas isso não quer dizer que aprender a escrever certo seja um processo passivo.

É fundamental, para o trabalho do professor, que ele saiba quais palavras seus alunos usam frequentemente, pois eles apresentam suas hipóteses de como tais palavras devem ser escritas. A partir dessas suposições, levar o aluno a refletir sobre as possíveis alternativas de grafia e reconstruir as regras de ortografia das palavras.

Por outro lado, entender que a ortografia de algumas palavras não é definida por regras faz com que os alunos vejam a importância de consultar fontes como os dicionários e reconheçam a importância da memorização.

Veja um exemplo de atividade que leve o aluno a refletir sobre a regra ortográfica:




Veja também:


























Para adquirir entre no site:
https://sites.google.com/site/atividadesdaprofaglauce/apostila-de-ortografia-volume-ii

Seguidores