sexta-feira, 22 de julho de 2016

Folclore - Plano de aula de Alfabetização

Tema: Adivinhas 

Objetivos:
-Resgatar os valores culturais.
-Despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.
-Proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.
-Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade.

Conteúdo:
- Livro: "O meu livro de adivinhas" ou pode ser utilizado outro livro de adivinhas

Desenvolvimento:
-A professora perguntará o que são adivinhas para a turma. Após ouvir as respostas explicar que adivinhas são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensarem e se divertirem. São criadas por indivíduos de diferentes localidades e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
-Apresentação e comentários do  livro.
-Enquanto a professora for lendo o livro, as crianças terão que adivinhar as respostas de cada adivinha.
-Após o trabalho com o livro, explicar a atividade (veja abaixo).
- Socializar as respostas na lousa, depois que as crianças terminarem a atividade.

Avaliação: 
Registro contínuo das observações dos alunos na participação e na execução da atividade.

#atividadefolclore   #atividadealfabetizaçãofolclore

Atividade:


























domingo, 10 de abril de 2016

Jogos para trabalhar a ortografia


1 - Monte e remonte:

Escreva no quadro ou em folha uma palavra que tenha o menor número de letras repetidas. Estipular um tempo para a duração da atividade e pedir aos alunos para lembrarem e escreverem o maior número de palavras possíveis com as letras dessa palavra, sem repeti-las no mesmo termo encontrado.
Esta atividade trabalha a rapidez, percepção visual, ortografia e vocabulário.

Exemplo: Palavra escolhida - PERNAMBUCO
Exemplos de palavras encontradas: perna- barco- compra- boca- nabo- banco- copa- ano- rapé- ópera- amor- comer- peru- perca- bem- não- rena- buraco- mar- muro- pano- pé- cor

2 - Palavra puxa palavra:

Nessa atividade, o professor lança uma palavra e os alunos apresentam outras que se relacionem com a primeira.
Exemplo: Palavra escolhida: FOGO.
Palavras relacionadas: incêndio- dor- ambulância- feridos- bombeiro- morte- gritos- pânico- tristeza- medo- fogão- comida- queimadura.

3 - Memória auditiva:

O professor diz uma frase que deve ser repetida e ampliada pelo aluno.
Exemplo:
Professor: Fui ao zoológico e vi um elefante...
Aluno 1: Fui ao zoológico e vi um elefante e um urso...
Aluno 2: Fui ao zoológico e vi um elefante, um urso e uma girafa...

4 - Dizer duas palavras:

O aluno deverá separar a primeira sílaba de cada uma e formar outra:
Exemplo:
Pedal à Rato = Pêra
Figura à Tapete = Fita
Panela à Novelo = Pano
Usando a mesma técnica, aumentar o número de palavras, criando dificuldades crescentes.
Exemplo:
Cabelo à Nevada à Tapa = Caneta
Trio à Antes à Guia à Loto = Triângulo
Cama à Ramo à Muda à Jogo = Caramujo

5- Rimando:

O professor oferece aos alunos uma caixa contendo cartões, cada um com uma palavra, sendo que as palavras rimam entre si.
Exemplo: pato - mato – gato / coelho - espelho – joelho / abelha - orelha - ovelha
Cada aluno, após ter recebido um dos cartões, deverá procurar entre os colegas aqueles que têm o cartão com uma palavra que rime com a sua.
Agrupados por terminação, os alunos escreverão outras palavras que rimem com as que já possuem.


Os jogos relacionados acima só devem ser trabalhados com os alunos alfabéticos.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Caça-palavras na alfabetização

O jogo de caça-palavras é um passatempo que consiste em encontrar palavras escondidas em uma grade quadrada ou retangular.

As palavras podem estar escondidas verticalmente, horizontalmente ou diagonalmente dentro da grade.

É uma ferramenta importante para o trabalho com as crianças. O benefício é que as crianças podem descobrir palavras novas e aprender a soletrá-las através da busca intensa.

Escolha os caça-palavras que tenham um tema comum em que todas as palavras escondidas estão relacionadas. 
Para os alunos silábicos e silábicos-alfabéticos é importante que tenham um banco de palavras para que possam procurá-las.
Já os passatempos que não tem o banco de palavras são mais desafiadores para os alunos alfabéticos.

Exemplo de caça-palavras com o banco de palavras:



Exemplo de caça-palavras sem o banco de palavras:



quarta-feira, 9 de março de 2016

Trabalhando com parlendas e cantigas na alfabetização

Trabalhar com parlendas e cantigas é uma atividade muito divertida para os alunos e importante para a alfabetização.

Proponha atividades com parlendas e cantigas, mas antes brinque com os alunos até se certificar de que eles já saibam de cor.

Estes textos permitem que a criança estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.

Com o texto escrito na lousa e com cópias da letra da música, leia com seus alunos e peça para eles acompanharem a leitura com o dedo. Faça pausas na leitura e verifique se eles estão acompanhando. Você também pode pedir para eles localizarem palavras no texto.

Exemplos:



terça-feira, 1 de março de 2016

CRUZADINHAS NA ALFABETIZAÇÃO

Utilize cruzadinhas com o repertório já trabalhado em sala de aula, por exemplo: brinquedos, animais, frutas, nomes dos colegas, entre outros temas.

Converse com os alunos para discutirem como brincar e as regras da cruzadinha.

Nesta atividade é fundamental agrupar os alunos com hipóteses pré-silábicas ou silábicas com valor sonoro com os que já produzem escritas silábicas com valor sonoro. Os alunos com hipóteses silábicas com valor sonoro também podem ser agrupados com aqueles que apresentam hipóteses silábico-alfabéticas. 

As cruzadinhas são atividades que colocam em foco a quantidade de letras necessárias para escrever uma palavra e também quais letras utilizamos em função do "cruzamento" das palavras. Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.
Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. 
Para alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade terá desafio se puderem fazê-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala, considerando o valor sonoro. Caso contrário, vão apenas preencher os quadrinhos com letras aleatórias, o que não é nada satisfatório.

Exemplo de cruzadinha:



sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

ALFABETO DE CORUJAS

As atividades com o alfabeto devem acontecer apenas enquanto houver alunos que não sabem os nomes das letras. Depois disso, elas perdem a função.

Ter o alfabeto de parede na sala de aula é importante, pois é um recurso que serve de apoio aos alunos.

Para download o alfabeto de corujas. É só clicar na imagem e salvar.


 

  



 











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