domingo, 29 de janeiro de 2017

Dinâmicas para o início das aulas


Balão dos sonhos

Objetivo:  
-Integrar o grupo.

Procedimento: 
Entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo. Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira. O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo. Finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.

Construção de um painel

Objetivos:
=Levantar as expectativas dos alunos em relação ao ano letivo;
=Acolher o novo grupo.
Procedimento:
Fixar na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Sejam bem-vindos!
A proposta é construir o painel com o grupo.
O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos. Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um prenderá o que construiu no painel de boas-vindas interativo, apresentando-se à turma.

Que música você é

Objetivo:
-Propiciar a apresentação dos alunos de forma descontraída.

Procedimentos:
Solicitar aos alunos que escolham dentre as músicas que conhecem e gostam um trecho que, de alguma forma, o represente.
Cada um deve cantar o trecho escolhido para a turma.
Perguntar sobre a música, quem é o cantor(a), qual gênero musical, por que foi escolhida, se alguém não gosta, etc.
A regra é não repetir as músicas já apresentadas e respeitar as preferências dos colegas.


Árvore das férias

Objetivo:
-Compartilhar experiências com a turma.

Procedimentos:
turma deverá criar uma árvore onde o professor coloca perguntas relacionadas às férias: como foi? Com quem foi? Para onde foi? O que mais gostou? O que não gostou? Ou pede para os alunos descreverem uma atividade relevante ou um momento desafiador etc. O professor pode ser bastante abrangente de acordo com seus alunos e turma.
Cada criança receberá uma “folha da árvore” para escrever ou desenhar o que quiser. Depois, essa folha deve ser fixada na árvore para, em determinado momento, alunos e professor compartilharem esse material.