sábado, 24 de agosto de 2019

História em quadrinhos sobre a Independência do Brasil

Olá,  professores!

Estamos sempre em busca de formas inovadoras e criativas para ensinar História aos nossos alunos, não é mesmo? Uma maneira fantástica de abordar a Independência do Brasil é através das histórias em quadrinhos (HQs). Elas capturam a atenção dos alunos de maneira lúdica e educativa, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

Como utilizar a história em quadrinhos:

1. Inicie a aula com uma breve conversa sobre o que os alunos já sabem sobre a Independência do Brasil. Faça perguntas como:
O que é independência?
Quem foi Dom Pedro I?
Quando e como ocorreu a Independência do Brasil?

2.Distribua a HQ para os alunos e leia junto com eles. Pare em momentos chave para discutir o que está acontecendo na história, quem são os personagens principais e como eles estão contribuindo para os eventos narrados.

3.  Divida a turma em pequenos grupos e entregue uma lista de perguntas para que discutam e respondam juntos. Exemplos de perguntas:

Quem eram os personagens principais da história?
Quais foram os principais eventos que levaram à Independência do Brasil?
Qual foi a importância do grito do Ipiranga?

4.  Cada grupo pode compartilhar suas respostas com a classe. Isso promove a colaboração e permite que os alunos vejam diferentes perspectivas sobre a mesma história.

6. Finalize a aula reforçando a importância da Independência do Brasil e como esse evento moldou a história do país. Reforce a importância de compreender o passado para entender o presente.


#atividadeindependenciadobrasil   
#atividadeindependênciadobrasil
#textoindependenciadobrasil  
#textoindependênciadobrasil

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Trabalhando as letras do alfabeto com alunos pré-silábicos

As letras são símbolos que representam a escrita.
Os alunos pré-silábicos que utilizam garatujas, rabiscos e pseudoletras ainda não entenderam para que servem as letras.

Como resolver este problema?

-Trabalhe com símbolos (algo que representa alguma coisa): slogans, placas, bandeiras e outros.
Leve para a sala de aula vários exemplos de símbolos e pergunte o que eles representam.  Deixe que eles falem. 

-Diga que as letras representam a escrita, por isso tudo o que formos escrever precisamos usar as letras.

- Por último, aplique esta atividade com símbolos com os alunos pré-silábicos: