terça-feira, 26 de maio de 2020

Meio ambiente - Atividade: Os 3 erres

Em um mundo cada vez mais impactado pelas questões ambientais, a educação para a sustentabilidade se torna essencial. 

Uma das formas mais eficazes de promover essa consciência desde cedo é através do ensino dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Os conceitos dos 3 Rs são:

Reduzir: Diminuir a quantidade de resíduos que produzimos. Isso inclui desde o uso consciente de recursos até a escolha de produtos com menos embalagens.

Reutilizar: Dar uma nova vida a objetos e materiais que, de outra forma, seriam descartados.

Reciclar: Transformar materiais usados em novos produtos, economizando recursos e energia.


As atividades disponibilizadas a seguir se referem às habilidades da BNCC:

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno. 

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.


#atividademeioambiente  #atividadereciclar  #atividadereutilizar  #atividadereduzir

#atividadesreciclagem  #atividade3erres





























segunda-feira, 25 de maio de 2020

Material dourado e Quadro Valor de Lugar para imprimir

Como fazer o material:

1-Para salvar as imagens, clique na imagem com o botão direito do mouse e clique em salvar como.

2- Antes de imprimir, definir o tamanho das peças. Assim você consegue saber quantas peças imprimir por folha.
O tamanho do material dourado é mais ou menos:1 cm para cada quadradinho = 10 cm a barrinha = 10 cm X 10 cm a placa

3- Imprimir o material, colar na cartolina e recortar.

4- Plastificar para manter a durabilidade.











sábado, 23 de maio de 2020

Planos de aula de Matemática - Sistema de Numeração Decimal para 1º e 2º ano

Olá, professores!

Hoje trouxemos um plano de aula de 1º e outro de 2º ano de matemática que têm com objetivos compreender o sistema de numeração decimal, identificando a ordem e o valor posicional dos números e sua representação em unidades, dezenas, centenas.

Espero que gostem!

sábado, 16 de maio de 2020

Atividades: Meio Ambiente

Hoje gostaria de compartilhar algumas atividades interessantes para enriquecer o ensino sobre meio ambiente e os princípios dos Três Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) em suas salas de aula. 

Estas atividades não só educam os alunos sobre a importância de preservar nosso planeta, mas também incentivam a ação prática e a reflexão crítica sobre nosso impacto ambiental.


As atividades disponibilizadas a seguir se referem às habilidades da BNCC:

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atividade Sistema de Numeração Decimal

A atividade abaixo corresponde ao Sistema de Numeração Decimal  e traz o material dourado para a criança representá-lo com números.

Você pode realizá-la, utilizando o junto com o material dourado.

Habidade da BNCC relacionada à atividade:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

Como proceder:

-Lembre-se de combinar antes com os alunos os nomes de cada peça (cubinho, barrinha, placa). 

-Certifique-se de que eles já saibam quanto vale cada peça.

-Peça aos alunos para separarem o material de acordo com a atividade.
Exemplo: Na atividade 1, deverão separar uma placa, duas barrinhas e três cubinhos.

-Peça para contarem as peças e dizerem qual é o número representado.
































Se você ainda não tem o material dourado, clique na imagem para baixá-lo grátis:
























Conheça as nossas Apostilas com Atividades de Sistema de Numeração Decimal para 1º e 2º e  também para 3º, 4º 5º no nosso site:


terça-feira, 12 de maio de 2020

Trabalhando com Tarsila do Amaral

Procedimentos para trabalhar com a obra "A Cuca" de Tarsila do Amaral:

-Ponto de partida: Assistir ao vídeo "Os Bichos" (disponível abaixo).

-Conversa sobre o vídeo "Os Bichos": 
1. O que você achou do vídeo?
2. O que mais lhe chamou a atenção?

-Observação da obra "A Cuca" (disponível abaixo)


-Conversa sobre a obra "A Cuca":

1. O que você vê no quadro?
2. Observe as cores do quadro. Como são?
3. Observe os animais. Como são?
4. Por que você acha que o quadro se chama “A Cuca”?

-Atividade:  Releitura da obra "A Cuca" 
Os alunos deverão desenhar os bichos que quiserem na paisagem da obra:


   Obra: A Cuca 👇
Vídeo "A Cuca"👇



sexta-feira, 8 de maio de 2020

Ensino religioso

De acordo com a BNCC o ensino religioso deve enfatizar a importância de debater as tradições de diversas crenças. O documento estimula um trabalho voltado para a convivência e o respeito entre diferentes tradições religiosas.
Assim as religiões devem ser exploradas de maneira imparcial, para que ao final, o aluno tenha a liberdade de escolha e, ainda, respeite a opção do próximo.



  


👉Gostou? Então retribua, curtindo e comentando na nossa página do facebook:


terça-feira, 5 de maio de 2020

Tabelas de números para apoio

De acordo com a BNCC, no 1º ano do ensino fundamental, as crianças deverão aprender os números até duas ordens (unidades e dezenas).

A habilidade (EF01MA01) consiste em Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

Essa habilidade é fundamental no processo de aprendizagem matemática das crianças no primeiro ano do ensino fundamental. Por esta razão trouxemos as tabelas de números de até duas ordens para facilitar o aprendizado dos números.

sábado, 2 de maio de 2020

Ciências: Atividade com plantas

A atividade de Ciências trabalha com a seguinte habilidade da BNCC do 2º ano:

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral. 


Atividade: O meu pé de feijão

1- Peça aos alunos que leiam as instruções do texto abaixo para plantar as sementes de feijão. Poderão realizar a experiência junto com a família.

Material:
sementes de feijão
copo transparente vidro ou plástico
pedaço de algodão

Procedimentos:
Forre o copo com algodão
Coloque algumas sementes no algodão e regue com água.


2- Peça que anotem todos os dias o que observaram na folha abaixo. Depois poderá montar um livrinho com esses registros.


#atividadeciencias
#experimentociencias
#asplantasatividade
#cienciasasplantas