Hoje trouxemos problemas que ajudarão seus alunos do 5º ano a compreender melhor o conceito de porcentagem. Como sabemos, ensinar matemática pode ser um desafio, mas com as atividades certas, podemos tornar o aprendizado mais envolvente.
O objetivo da atividade é compreender o conceito de porcentagem através de situações do cotidiano.
Como trabalhar os problemas
- Comece explicando o que é porcentagem. Use exemplos simples do dia a dia, como descontos em lojas ou juros sobre dinheiro.
- Pergunte aos alunos se eles conhecem algum exemplo de porcentagem que já tenham visto.
- Separe a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua uma cópia da atividade.
- Os grupos devem discutir e resolver os problemas.
- Após um tempo determinado (cerca de 15-20 minutos), cada grupo apresenta suas respostas e explica como chegaram à solução.
- Após as apresentações, promova um debate sobre as diferentes abordagens utilizadas para resolver as questões. Pergunte se alguém encontrou outra forma de resolver ou se teve dificuldades.
Habilidades da BNCC
A atividade se refere a seguinte habilidade da BNCC:
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.


#atividadeporcentagem
#porcentagem5ano
#problemasporcentagem
Se você gostou das atividades, deixe um comentário ou curta as nossas páginas nas redes sociais. Clique nas imagens para ir para as nossas páginas: