segunda-feira, 28 de junho de 2021

Plano de Aula - Produção de texto - 3º, 4º e 5º ano

Do 3º ano em diante, os alunos já possuem uma base sólida para desenvolver suas próprias ideias e expressá-las com mais detalhes na forma escrita. Por isso, é importante propor atividades que incentivem a criatividade e a prática da escrita, além de trabalharem estrutura, coerência e coesão em suas produções de texto. 

A seguir, apresento um plano de aula com uma sugestão de atividade para uma produção de texto divertida e significativa!

#planodeaula

#planodeaulaportuguês

sexta-feira, 25 de junho de 2021

Produções de textos

Ensinar a produzir textos prevê abordar os seguintes etapas: planejar, escrever, revisar e reescrever. 

Desta forma, os alunos deverão seguir as etapas:

1- Planejar - Deve-se pensar no enredo e na estrutura do texto. Para facilitar esta etapa, o professor pode formular questões para ajudar o aluno a pensar na criação do texto.

2- Escrever - Pode ser escrita de texto individual ou em duplas.

3- Revisar -  Deve acontecer não somente no final da escrita, mas também durante o processo. 

4- Reescrever - Nesta etapa o aluno  deve "passar o texto a limpo".

Abaixo segue algumas produções de texto para baixar. Acesse o link para fazer o download do PDF:






segunda-feira, 21 de junho de 2021

Produções de textos - Festa Junina

A Festa Junina é um tema encantador e cheio de elementos culturais que despertam a criatividade e o interesse dos alunos. 

Ela pode servir como uma excelente inspiração para atividades de produção de textos. 

Aproveite esse contexto para trabalhar a escrita de forma divertida e significativa! Neste post, trouxemos três propostas de produção de texto gratuitas para imprimir e usar com seus alunos.

Incentive as crianças a escreverem histórias relacionadas à festa junina. 

Elas podem descrever suas experiências em festas juninas passadas, inventar histórias ou até mesmo continuar a história com o tema.


Abaixo disponibilizamos gratuitamente três produções que irão facilitar este trabalho. 

1. Como foi a Festa Junina?

Objetivo: Trabalhar a escrita narrativa ao relembrar experiências vividas.

Atividade: Peça aos alunos que escrevam sobre a festa junina da escola ou do bairro. Algumas perguntas podem ajudar a organizar as ideias:

  • O que você mais gostou na festa?
  • Teve alguma brincadeira ou comida que você adorou?
  • Como você se sentiu durante a festa?

2. Continue a História

Objetivo: Estimular a criatividade ao dar continuidade a um enredo.

Atividade: Apresente o início da história. Os alunos devem continuá-la, usando sua imaginação para criar um desfecho surpreendente e divertido.


3. Invente uma História com as Imagens

Objetivo: Trabalhar a construção de histórias baseando-se nos quadrinhos.

Atividade:
Forneça aos alunos a folha 3. Os alunos devem criar uma história conectando os elementos mostrados nas imagens.



As atividades são excelentes para trabalhar a criatividade, a narrativa e a organização textual com seus alunos. Além disso, o tema Festa Junina torna o aprendizado ainda mais divertido e próximo da realidade das crianças.

Baixe agora o Material Grátis

Gostou das sugestões? Deixe nos comentários como você adaptaria essas ideias para sua sala de aula! 🎉



quinta-feira, 17 de junho de 2021

Textos "Propagandas de vacinas" - Interpretação

Diante do cenário em que estamos vivendo e com a ampla divulgação das vacinas,  podemos criar várias estratégias para que os alunos compreendam os acontecimentos a sua volta. 

Dessa maneira, como forma de auxiliar os professores, trouxemos alguns textos de propagandas de vacinas para  trabalhar a interpretação e função desta tipologia textual e  ao mesmo tempo contribuir com conteúdos importantes acerca das situações que atingem a sociedade.


Para salvar as folhas com o texto e atividades e folhas de respostas, siga as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#textospublicitários

#textopropaganda









terça-feira, 15 de junho de 2021

Atividades de leitura - 1º/2º ano

A criança só pode aprender a ler, lendo. Para isso todos os alunos precisam participar de atos de leitura a fim de que descubram que a escrita e a fala se relacionam. 

Nas atividades de leitura,  nem sempre é preciso que o aluno leia convencionalmente para descobrir a resposta correta. O aluno pode utilizar diferentes estratégias de leitura para conseguir chegar ao resultado esperado.   

O texto disponibilizado abaixo é bem divertido e possui linguagem apropriada para os pequenos. Ele foi dividido em partes para favorecer o trabalho de leitura. No primeiro momento você poderá optar em trabalhar com cada uma das partes do texto e somente depois o utilizar o texto inteiro ou vice-versa.


👉Como trabalhar a leitura:

- Tenha sempre o texto escrito  (letra bastão) em um cartaz ou no quadro.

- Enquanto lê, peça para as crianças acompanharem a leitura com o dedo. 

- Solicite algumas palavras para localizarem no texto e verifique se realmente estão acompanhando. Quando o aluno precisa encontrar a palavra (resposta) no texto, a atividade torna-se de leitura.

 👉Para baixar as atividades em PDF prontas para imprimir, acesse aqui.



#atividadealfabetização




segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atividades: Ciclo de vida da borboleta

Os objetivos desta atividade são:

-Conhecer o fenômeno da metamorfose das borboletas;

-Sequenciar o ciclo de vida da borboleta.

Como ponto de partida do trabalho sobre o ciclo de vida das borboletas você pode utilizar estes livros ou textos como recursos para sensibilizar os alunos sobre o conteúdo:

Livros: 

Era uma vez uma lagarta - Autora: Marta Toniolo de Lima

Vida de borboleta - Autor: Horoldo Palo Junior

Textos:

As borboletas - Autor Vinicius de Moraes

A menina que amava as borboletas - Isabel Cristina Silveira Soares


#ciclodaborboleta

#ciclodaborboletaatividade




domingo, 13 de junho de 2021

Plano de Aula: Interpretação de texto "A lenda do milho"

Hoje trouxemos um plano de aula com o texto "A Lenda do Milho". 

Este texto rico em tradição e folclore oferece uma oportunidade única para desenvolver habilidades de leitura e interpretação, além de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância cultural do milho.

"A Lenda do Milho" é uma narrativa que não só encanta pela sua história, mas também proporciona um mergulho na cultura indígena e na importância histórica do milho. Trabalhar com lendas enriquece o repertório cultural dos alunos e desperta o interesse por diferentes tradições.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Figuras geométricas planas

Hoje trago atividades divertidas e interativas que irão ajudar seus alunos a se familiarizarem com as figuras geométricas planas. 

Em relação às figuras geométricas, a sugestão é ir além de analisar o formato e nomear formas e propor atividades que levem os alunos a observar as características dos objetos.


Como trabalhar as figuras geométricas?

- Primeiro faça uma revisão breve sobre as figuras geométricas planas: triângulos, quadrados, retângulos, círculos, losangos. 

- Distribua e apresente os desenhos das folhas e converse sobre suas características.

- Explore os objetos da sala de aula, pedindo para os alunos encontrarem as formas geométricas apresentadas: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, oval e losango. 

- Distribua as atividades das folhas para os alunos realizarem individualmente.


Habilidades da BNCC

Estas atividades contemplam a habilidade da BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos


Para salvar as atividades completas, acesse aqui.





quinta-feira, 10 de junho de 2021

Interpretação e Produção de texto - 3º e 4º ano

A época de festas juninas é marcada por muita diversão, comidas típicas, danças, fogueiras e enfeites coloridos. No entanto, é importante abordar com os alunos um tema sério que envolve os balões juninos. Apesar de serem considerados símbolos da festa, os balões representam um grande perigo ao meio ambiente, às pessoas e aos animais.

Neste post, trazemos um texto sobre o tema para interpretação e uma proposta de produção textual. Vamos educar nossas crianças sobre os riscos e incentivar práticas seguras durante as festividades.


Como trabalhar a compreensão do texto?

São necessárias algumas considerações no trabalho de compreensão do texto:

1.Dar algumas pistas sobre o texto antes da leitura. Desta forma, os alunos passam a possuir, antes de iniciar a tarefa solicitada, um esquema que lhe diz o que tem que fazer e o que ele sabe ou não sobre o que vai ler ou escrever.

 2.Explicar sobre o que será lido, desde que não se pretenda explicar o conteúdo, mas indicar sua temática. Informar os alunos sobre o tipo de texto e sua estrutura é uma forma de lhes proporcionar conhecimentos úteis.

3. Incentivar a formulação de hipóteses sobre o que sucede no texto. As previsões são estabelecidas antes do trabalho em relação aos aspectos sobre a estrutura textual, títulos, subtítulos, numerações, ilustrações, cabeçalhos e etc. Naturalmente, estes indicadores textuais permitem inferir ou antever conteúdos do texto.


Baixe agora o texto gratuitamente:

Para salvar a atividade completa, clique aqui.


💓Você gostou? Deixe aqui uma mensagem dizendo como trabalhou com este material. Ficaremos felizes com o seu retorno!

 
#nterpretaçãodetextofestajunina

#textofestajunina

#produçãotextofestajunina




quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atividades O dobro e o triplo

Hoje vamos trabalhar com os conceitos de dobro e triplo. 

Dobro é o resultado de multiplicar uma quantidade por 2, enquanto triplo é o resultado de multiplicar uma quantidade por 3.

Neste post, trouxemos duas atividades que podem ser aplicadas nas aulas, visando fortalecer os conceitos de dobro e triplo.

A habilidade da BNCC para multiplicação no 2º ano é a EF02MA08, que consiste em resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte. 

Para baixar as atividades siga os passos:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#atividadedobro
#atividadetriplo

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Atividades de Alfabetização - Festa Junina

Hoje trouxemos duas atividades de alfabetização com a temática de Festa Junina. As atividades promovem a alfabetização de forma lúdica e conecta as crianças com a cultura das festas juninas. Aproveite a diversão e o aprendizado! 🎶🎉


Atividade 1

O que você irá trabalhar?

A canção "O Balão Vai Subindo" é um clássico das festas juninas que encanta crianças e adultos. Com esta atividade, os alunos vão completar os versos da música com palavras que faltam, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e memória.

A atividade disponibilizada abaixo foca na quantidade de letras necessárias e quais letras são necessárias para escrever uma palavra. Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.

Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. 




Atividade 2
O que você irá trabalhar?

A atividade incentiva a escrita de palavras relacionadas à temática de Festa Junina. 

Favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do aluno e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Também favorece a aquisição da base alfabética (dos alunos não-alfabéticos) e da base ortográfica (dos alunos alfabéticos).












































#alfabetizaçãofestajunina
#músicafestajunina

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Interpretação de texto - Origem das Festas Juninas

As Festas Juninas têm uma relação direta com o catolicismo popular, que foi herdado pelo Brasil da tradição portuguesa.  Todos os elementos das crendices e superstições relacionadas com o clima das festas juninas estão atrelados à devoção dos santos católicos.

Estas Festas fazem parte da nossa História e elas podem ser ótimas oportunidades de aprendizado e enriquecimento cultural. Ao ter contato com esses processos, a criança não apenas compreende melhor a origem dos elementos presentes nas festas, mas passa apreciar e a valorizar os aspectos culturais brasileiros.

A compreensão destes aspectos culturais pode ser facilitada por meio do conhecimento das origens portuguesas da Festa Junina em nosso país.

Pensando nisso, apresentamos um texto informativo que traz fatos históricos e culturais sobre as Festas Juninas destinado aos alunos a partir do 3º ano. Envolve um trabalho interdisciplinar com os componentes curriculares: Língua Portuguesa e História.


💡Habilidades da BNCC

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.


📂Baixe o Material Grátis Aqui:

Clique no botão abaixo para acessar as fichas das atividades:

[Baixar Produções de Texto Grátis]


📌Gostou das sugestões? Deixe nos comentários como você trabalhou este texto com a sua turma! 🎉


#interpretaçãodetextofestajunina

#textoorigemdasfestasjuninas



terça-feira, 1 de junho de 2021

Festa Junina - Sequência didática: Texto de Instrução - Receita

As festas juninas são uma ótima oportunidade para trabalhar com diferentes gêneros textuais de forma contextualizada e divertida. Entre as várias opções, o texto de instrução se destaca como um recurso prático e significativo, pois conecta a teoria à prática.

Nesta sequência didática, vamos explorar o gênero "receita" com atividades que envolvem leitura e compreensão, além de incentivar habilidades culinárias e culturais.

💡Habilidades BNCC relacionadas ao trabalho com a receita

Língua Portuguesa

EF15LP02 - Identificar as características dos gêneros textuais presentes no cotidiano, como receitas, listas e bilhetes, e compreender sua finalidade.

EF15LP09 - Localizar informações explícitas em textos instrucionais, como listas e receitas.

EF15LP12 - Reconhecer a estrutura e as partes de um texto instrucional: título, lista de ingredientes e modo de preparo.

EF35LP14- Identificar e utilizar elementos textuais e gráficos (listas, marcadores, números) que organizam e facilitam a leitura de textos instrucionais.


🍪Sequência Didática - Receita

1º momento:

Verificar os conhecimentos prévios dos alunos:
-Quem cozinha na sua casa?
-Você já cozinhou?
-Sua mãe usa receitas para cozinhar?

Combinar com os alunos de trazerem uma receita de casa no dia seguinte.


2º momento

Socialização das receitas, com a leitura da receita pelo aluno e a observação das receitas dos colegas.
Questão levantada pela professora: "O que tem em uma receita?"
Registro das hipóteses.


3º momento

A professora traz a receita escrita em um cartaz.
Leitura do texto pelos alunos.
A professora pergunta aos alunos:
- Que tipo de texto é este?
- Para que serve este texto?

A professora combina de preparar a receita com os alunos no dia seguinte.
Pergunta: "O que vamos precisar trazer para fazer a receita amanhã?"
Registro do que cada um vai trazer.


4º momento

Neste dia fazer a leitura dos ingredientes para saber se temos todos eles. Em seguida ler a receita para prepará-la.
As crianças participam da preparação da receita e depois de pronta todos vão saborear o bolo.


5º momento

Para verificação das hipóteses levantadas:
A professora pergunta aos alunos:
- Quais são as partes de uma receita?
- Na receita que vocês trouxeram de casa tinham essas partes?
- Por que é importante ter em uma receita os ingredientes e o modo de fazer?
 - Será que todas as receitas têm essas partes?


6º momento

Trazer livros de receitas para observação  e verificação das estruturas de receitas diversas.



#receitafestajunina
#sequenciadidaticafestajunina
#sequenciafestajunina