Por meio da manipulação do material dourado, dividido em peças que representam a unidade, dezena, centena e milhar, é possível que o educando, de forma concreta, assimile os conceitos matemáticos como: valor posicional dos algarismos, classe e ordens, composição e decomposição dos números, contagem, comparação de quantidades e as operações fundamentais.
É importante que a turma faça o reconhecimento desse material, manuseando as peças, fazendo descobertas e estabelecendo relações. De forma progressiva pode-se realizar atividades em folhas para sistematização dos conhecimentos: agrupamentos de 10 em 10, contagens, composição de números, adição.
As atividades contemplam a habilidade da BNCC:
(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
https://drive.google.com/file/d/15f_YNhmuf8pAbK8Hgbyz4z3zF1Ri5XI5/view?usp=sharing
Acesse também outras atividades com material dourado aqui no blog!