terça-feira, 26 de outubro de 2021

Sequência Didática do Livro: Menina bonita do laço de fita

 Aproveite para trabalhar o tema "Consciência Negra" com o livro "Menina bonita do laço de fita".


O livro MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA é uma homenagem à raça negra e é de fácil entendimento por crianças de qualquer idade porque usa uma linguagem familiar e simples.

A autora Ana Maria Machado conta a história de um coelho branco que é apaixonado pela cor negra de uma menina e tenta mudar sua cor, usando vários artifícios, sonhando em um dia ter filhos da cor dela. É uma ótima sugestão de livro para usar com as crianças, trabalhando aspectos como o preconceito de cor e a diferença entre as raças e as pessoas.
 

Segundo a BNCC o aluno deve ser capaz de:

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas(europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.


Assista ao vídeo com a história aqui: 


A seguir, apresento uma sequência didática com atividades diversificadas para trabalhar esse livro com alunos do 3º ao 5º ano.

Objetivos

  • Incentivar a leitura e a interpretação de textos literários.
  • Promover a reflexão sobre a diversidade étnica e a valorização das características pessoais.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística.

Atividade 1: Leitura e Discussão

Desenvolvimento:

  1. Apresentação do Livro:

    • Apresente a capa do livro e pergunte aos alunos o que eles acham que a história aborda.
    • Faça uma breve introdução sobre a autora Ana Maria Machado e a importância de suas obras na literatura infantil.
  2. Leitura Compartilhada:

    • Leia o livro em voz alta para a turma, mostrando as ilustrações.
    • Peça para os alunos acompanharem a leitura e prestarem atenção nos detalhes das imagens e da narrativa.
  3. Discussão:

    • Após a leitura, promova uma roda de conversa sobre a história.
    • Pergunte aos alunos:
      • O que eles acharam da história?
      • Qual foi a parte que mais gostaram?
      • Qual mensagem eles acreditam que o livro quer transmitir?
      • Como eles se sentem em relação às suas próprias características físicas e culturais?

Atividade 2: Desenho e Caracterização

Desenvolvimento:

  1. Desenho:

    • Peça para os alunos desenharem a Menina Bonita do Laço de Fita, destacando as características que mais chamaram a atenção deles.
    • Incentive-os a usarem cores vibrantes e a incluírem detalhes como o laço de fita.
  2. Caracterização:

    • Proponha que cada aluno crie uma versão de si mesmo(a) inspirado(a) na Menina Bonita do Laço de Fita, destacando suas características únicas e especiais.
    • Eles podem utilizar materiais como fitas, lantejoulas, purpurina e outros elementos para decorar seus desenhos.

Atividade 3: Produção de Texto

Desenvolvimento:

  1. Texto Descritivo:

    • Peça para os alunos escreverem um pequeno texto descritivo sobre a Menina Bonita do Laço de Fita, destacando suas características físicas e personalidade.
    • Incentive-os a usar adjetivos e a serem criativos na descrição.
  2. Texto Reflexivo:

    • Proponha que os alunos escrevam sobre a importância da diversidade e como cada pessoa é única e especial à sua maneira.
    • Eles podem compartilhar experiências pessoais ou refletir sobre como se sentem em relação às suas próprias características.

Atividade 4: Teatro de Fantoches

Desenvolvimento:

  1. Confecção de Fantoches:

    • Divida a turma em grupos e peça para cada grupo confeccionar fantoches dos personagens do livro (a menina, o coelho, etc.).
    • Utilize materiais como meias, papel, cola, tesoura, botões, entre outros.
  2. Encenação:

    • Peça para cada grupo criar uma pequena peça de teatro baseada na história do livro.
    • Eles devem ensaiar e apresentar a peça para a turma, destacando os principais acontecimentos da narrativa.

#consciêncianegra  
#consciencianegra  
#19denovembroatividade  
#atividadesdiversificadas