terça-feira, 31 de maio de 2022

Alfabetização: Sílabas do P

 As habilidades da BNCC que serão trabalhadas com as atividades são:

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF1LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e tema/assunto do texto e relacionando sua forma á sua finalidade.

Para baixar as atividades, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1x-IYUo1NQsNrj5b_aRA-d_wnaSoJjlSD/view?usp=sharing



quinta-feira, 26 de maio de 2022

sábado, 21 de maio de 2022

Adição e subtração com ou sem reserva

As atividades disponibilizadas contemplam as habilidades da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Atividade: Dia Mundial do Meio Ambiente

Com o Dia do Meio Ambiente se aproximando, temos uma oportunidade valiosa de abordar um tema crucial: a sustentabilidade e a preservação do nosso planeta. Celebrado em 5 de junho, o Dia do Meio Ambiente é uma data especial para promover a conscientização e a ação em prol do meio ambiente.

Vamos explorar a importância de trabalhar essa data com nossos alunos, pois é fundamental que eles percebam seu papel na preservação do meio ambiente e como suas ações podem fazer a diferença.

As atividades disponibilizadas são destinadas especialmente para o 1º e 2º ano do ensino fundamental.

#atividadediadoameioambiente  #atividademeioambiente





segunda-feira, 16 de maio de 2022

Alfabetização: Sílabas do f

 As habilidades da BNCC que serão trabalhadas com as atividades são:

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF1LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e tema/assunto do texto e relacionando sua forma á sua finalidade.

Para baixar as atividades, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1ahruY1VZ4SU6i_-jT1O_8-LDWHzK78CS/view?usp=sharing



domingo, 15 de maio de 2022

Leitura, interpretação e produção de textos - 3º e 4º anos

Hoje trago uma proposta empolgante para enriquecer nossas aulas com os textos sobre a pipoca.

Os textos oferecem oportunidades para desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de texto nos nossos alunos. 

Eles falam sobre um alimento muito saboroso, cuja palavra é de origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”, que permite explorar aspectos históricos, culturais e científicos de uma maneira que desperta a curiosidade e o prazer pela leitura.


As habilidades a serem trabalhadas na BNCC são:

Língua Portuguesa 

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios


História, Geografia e Ensino religioso

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas(europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.


Estratégias de uso em sala de aula

- Leitura Compartilhada: Comece com uma leitura compartilhada do texto do primeiro texto. Leia em voz alta para os alunos, fazendo pausas para explicar palavras difíceis e garantir a compreensão.

- Leitura Independente: Peça aos alunos que leiam o texto individualmente ou em pares, sublinhando palavras ou frases que considerem importantes.

-Atividade de interpretação do texto "A origem da pipoca"

-Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo sobre as informações mais interessantes do texto. Isso ajuda a reforçar o entendimento e a prática da oralidade.

- Em outro dia,  siga as mesmas orientações acima com o texto "Pipoca, um estouro em oxidantes e fibras".

- Com a tabela nutricional da pipoca você pode fazer uma leitura guiada da tabela, preenchendo junto com os alunos os dados, discutindo o significado de cada componente e a importância de cada nutriente para a saúde.

-Atividade de Produção de Texto: antes de realizá-la, os alunos já devem conhecer a estrutura de um texto instrucional.

- Para terminar este trabalho, você poderá fazer a receita de pipoca com os alunos ou simplesmente levar saquinhos de pipoca para eles comerem. Neste dia promova uma conversa sobre tudo o que aprenderam sobre este alimento.

#interpretaçãode texto  #produçãodetexto   #atividadeindígena   #atividadeindigena







quarta-feira, 11 de maio de 2022

Atividades Dia da Família - 15 de maio

No dia 15 de maio comemora-se o Dia da Família, data que ressalta a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduo.

Entre as diversas atividades para celebrar este dia com as famílias, disponibilizo algumas atividades que possibilitam o aluno a conhecer e valorizar sua a estrutura familiar.

De acordo com a BNCC:

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papeis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

#atividadefamília  #atividadediadafamília  #atividadefamilia  #atividadediadafamilia  #atividadesfamilia  #atividadesfamília   #atividadesfamiliabncc




segunda-feira, 9 de maio de 2022

Atividades: Escravidão no Brasil e Abolição da Escravatura

As atividades disponibilizadas abaixo apresentam imagens, como forma de incrementar o ensino de História, dando-lhe mais dinamismo e interação, levando o aluno a relacionar o presente com o passado, a se posicionar diante da realidade, questionando-a, quando necessário.

Através de perguntas, conduza a análise dos estudantes com base no contexto da obra. Eles devem levantar diversas informações sobre a imagem como a época, as características da época, os elementos que compõem a obra etc.

sábado, 7 de maio de 2022

Atividades de Alfabetização - Sílabas do D

 As habilidades da BNCC que serão trabalhadas com as atividades são:

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF1LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e tema/assunto do texto e relacionando sua forma á sua finalidade.

Para baixar as atividades, clique no link:

https://drive.google.com/file/d/10yHnFJxCjdUvGmhNETo2tZHnDbvyAjan/view?usp=sharing