As atividades com nomes propiciam aos alunos:
- a reflexão sobre a escrita, informa as crianças sobre as letras, a quantidade, a posição e a ordem delas; permite o contato com diferentes sílabas e diferentes tamanhos de palavras, favorecendo a aquisição da base alfabética.
- o uso dos nomes como modelo para outras escritas, uma fonte de consulta para escrever outras palavras.
-a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula etc.
Sugestões de algumas atividades com crachás de nomes:
1. Achar o crachá que estará embaralhado no meio da roda;
2. Batata - Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais;
3. Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá;
4. Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono;
5. Cada um ao chegar deverá localizar o seu crachá na mesa;
6. Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras;
7. Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes em ordem alfabética;
8. Bingo - utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
9. Brincar de forca com os nomes, de forma que a criança que descobrir qual é o nome da forca, pega o crachá e entrega-o ao dono,
10. Que nome é esse? É uma brincadeira onde a professora ou um aluno diz: "Te dou um C, te dou um A, te dou um I, te dou um O, o que formou?" A turma deverá responder: CAIO. Este pega seu crachá, podendo ser o próximo a cantar as letras do próximo nome;
11. Utilizar os crachás para sorteios de ajudantes etc;
12. Com a música: A canoa virou... , em roda ao falarem o nome da criança esta deverá pegar o seu crachá no centro da roda.
CRACHÁS SOMENTE COM O NOME
Como fazer o crachá:
- O aluno recebe o crachá com a figura que mais se parece.
- Ele escreve o seu nome no crachá com a ajuda da professora;
- Colorir o desenho de acordo com as suas características físicas;
- Dobrar o crachá para que ele "fique de pé" na carteira.
CRACHÁS DE MESA COM O NOME, O ALFABETO E OS NÚMEROS
Como fazer o crachá:
- O aluno recebe o crachá (menino ou menina);
- Ele escreve o seu nome no crachá;
- Colorir o crachá como quiser;
- Dobrar o crachá para que ele "fique de pé" na carteira.