Disponibilizamos atividades com sequências numéricas para o 1º e 2º ano.
quinta-feira, 28 de março de 2024
Sequências Numéricas
segunda-feira, 18 de março de 2024
Leitura e Interpretação do texto "Outono"
A partir do dia 20 de março até 21 de junho surge a estação do ano denominada outono.
sexta-feira, 15 de março de 2024
Matemática - Problemas de Páscoa (1º ao 3º ano)
A BNCC traz as habilidades envolvendo os diferentes significados das operações de adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar) para os primeiros anos do ensino fundamental.
Esses termos representam diferentes aspectos do processo de adição e subtração, e entender o contexto de cada um pode ajudar na resolução de problemas matemáticos.
Juntar (Adição): A ideia de juntar na adição é combinar ou somar quantidades para obter um total. Por exemplo, se você tem 3 maçãs e adiciona mais 2 maçãs, você está juntando as maçãs para ter um total de 5 maçãs.
Acrescentar (Adição): Acrescentar na adição é semelhante a juntar. Significa adicionar uma quantidade a outra para aumentar o total. Por exemplo, se você tem 4 bolas e acrescenta mais 3 bolas, você está adicionando ou acrescentando as bolas para ter um total de 7 bolas.
Separar (Subtração): A ideia de separar na subtração é tirar uma quantidade de outra. Você começa com uma quantidade maior e subtrai uma parte dela. Por exemplo, se você tem 8 chocolates e separa 3 deles, você está subtraindo 3 chocolates, deixando-o com 5 chocolates restantes.
Retirar (Subtração): Retirar na subtração é semelhante a separar. Significa remover uma quantidade de outra para diminuir o total. Por exemplo, se você tem 15 lápis e retira 7 deles, você está subtraindo 7 lápis, deixando-o com 8 lápis restantes.
Comparar (Subtração): Comparar na subtração envolve analisar a diferença entre duas quantidades. Você está interessado em entender quanto uma quantidade é maior ou menor que outra. Por exemplo, se você compara 10 maçãs com 6 maçãs, você está interessado na diferença entre elas, que é 4 maçãs.
Completar (Adição ou Subtração): Completar pode ser usado tanto na adição quanto na subtração. Na adição, significa encontrar a quantidade necessária para chegar a um total desejado. Por exemplo, se você tem 6 balões e quer completar para ter 10 balões, você precisa de mais 4 balões. Na subtração, completar pode significar encontrar a quantidade que falta para atingir um valor conhecido. Por exemplo, se você tem 12 laranjas e retira 8 delas, você precisa completar para entender que restaram 4 laranjas.
Disponibilizamos abaixo gratuitamente problemas com estas ideias envolvendo adição e subtração para alunos do 1º, 2º e 3º anos.
A primeira atividade é destinada ao 1º ano com números até dois dígitos.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
A segunda atividade é destinada ao 2º ano com números até três dígitos.
(EF02MA06) Resolver e elaborar situações problema de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
A última atividade é destinada ao 3º ano com números até quatro dígitos.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
#problemasmatematica1ano #problemasmatematica2ano #problemasmatematica3ano
sábado, 9 de março de 2024
Porta-doces para a Páscoa
Baixe grátis estes porta-doces para o ovinho ou bombons, que são fáceis de fazer e muito fofos, uma bela lembrança para entregar aos seus alunos na Páscoa.
Para baixar grátis é só seguir as instruções:
👉Como salvar no computador:
Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".
👉Como salvar no celular:
Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.
#lembrancinhapascoa #lembrancinhapáscoa #portadocespáscoa #portadocespascoa
sexta-feira, 8 de março de 2024
Plano de Aula - Páscoa 1º ano (BNCC)
Disponibilizamos um plano de aula com atividade relacionada à Pascoa para ser trabalhado com alunos do 1º ano. Poderá ser utilizado como ponto de partida para um planejamento de atividades com o tema.
#planodeaula #planodeaulapascoa #planodeaulapáscoa
quinta-feira, 7 de março de 2024
Páscoa - Matemática
Disponibilizamos atividades de matemática relacionadas à Pascoa que podem ser trabalhadas com alunos do 1º e 2º ano.
As atividades se referem ao seguinte conteúdo: quantificação de elementos, leitura e ordem dos números, fatos básicos da adição e da subtração.
#matemáticapáscoa #matematicapascoa #atividadepáscoa #atividadematematicapascoa
domingo, 3 de março de 2024
Atividades Dia da Mulher
No dia 8 de março comemora-se o Dia da Mulher. O Dia da Mulher é um dia especial em que celebramos mulheres ao redor do mundo.
Disponibilizamos abaixo atividades gratuitas para trabalhar o tema.sábado, 2 de março de 2024
Sequência Didática - Páscoa
Disponibilizamos uma sequência didática com atividades pedagógicas relacionadas à Pascoa organizadas de forma planejada e articulada, com o objetivo de desenvolver determinadas habilidades e competências nos alunos.
Pode ser aplicada com alunos já alfabetizados do 3º ao 5° ano.
#sequênciadidáticapáscoa #sequenciadidaticapascoa