segunda-feira, 29 de abril de 2024

Desenhos e cartinhas - Dia das Mães

Professores, estimulem a criatividade de seus alunos! Disponibilizamos desenhos exclusivos para o Dia das Mães, prontos para colorir e presentear as mamães.

Veja os modelos para baixar grátis:


























Que tal incentivar seus alunos a expressarem todo seu carinho? Disponibilizamos modelos de cartinhas para o Dia das Mães para ajudar os seus alunos a se expressarem através da escrita. 

Baixe agora inteiramente grátis os modelos:























Para baixá-los, siga as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.

terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia do Trabalho (As profissões)

 As atividades disponibilizadas abaixo exploram os diferentes tipos de trabalho que as pessoas fazem em suas próprias comunidades e como essas ocupações contribuem para a sociedade.

São atividades para serem aplicadas com os alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Elas contemplam as seguintes habilidades da BNCC:

(EF02HI10) Identificar diferentes formas de trabalho existentes na comunidade em que vive, seus significados, suas especificidades e importância.

(EF01GE07) Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

#atividadetrabalho  #atividadediadotrabalho  #atividadeprofissões  #atividadesasprofissões







sábado, 20 de abril de 2024

Plano de Aula - Dia do Trabalho

Disponibilizamos um plano de aula grátis para trabalhar o dia do trabalho com alunos do 4º e 5º ano. É importante que os alunos adquiram respeito e valorização por diferentes profissões e formas de trabalho.

#palnodeaulatrabalho  #planodeaulaprofissões  #planodeauladiadotrabalho 



terça-feira, 16 de abril de 2024

DIA DE TIRADENTES

Tiradentes foi um militar que participou da Inconfidência Mineira. Seu nome era Joaquim José da Silva Xavier.  Foi o propagandista da Inconfidência Mineira e um de seus participantes mais fervorosos. No dia 21 de abril comemora-se o dia do herói Tiradentes.

Disponibilizamos abaixo um texto informativo com questões para compreender melhor este fato histórico.

As atividades disponibilizadas abaixo são destinadas aos alunos a partir do 3º ano do fund. I.

#atividadetiradentes  #atividadediadetiradentes

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Sequência Didática para o mês do Livro Infantil (Alinhada à BNCC)

 Aproveite o mês do livro infantil para promover atividades enriquecedoras através dos livros infantis, proporcionando momentos de prazer e entretenimento na escola.

Os livros literários transportam as crianças para mundos imaginários, estimulando sua criatividade e expandindo seus horizontes cognitivos.

Além disso, leitura de livros literários permite que as crianças analisem e questionem diferentes perspectivas, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de formar opiniões fundamentadas.

A sequência didática, disponibilizada abaixo, abrange atividades para uma semana com alunos de 1º ano 5º ano do ensino fundamental I.

Habilidade da BNCC: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

#sequenciadidatica #atividadediadolivro #atividademesdolivro





terça-feira, 9 de abril de 2024

Dia dos povos indígenas

No dia 19 de abril comemora-se o dia dos povos indígenas.

Para iniciar este trabalho, disponibilizamos um texto com interpretação permitindo que as crianças reflitam sobre as informações apresentadas e compreendam melhor a importância dos povos indígenas.

Segundo a BNCC o aluno deve ser capaz de:

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

#atividadepovosindígenas  #atividadepovosindigenas





segunda-feira, 8 de abril de 2024

Atividade: Construindo um livro

Hoje vamos falar sobre uma atividade divertida e educativa: a criação de livrinhos pelos alunos. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a expressão pessoal, como também desenvolve habilidades de escrita, leitura e ilustração. 

Esta atividade deve ser trabalhada com crianças que já dominam a escrita alfabética.

Objetivos: 

Incentivar a criatividade das crianças na elaboração de suas próprias histórias.

Desenvolver a leitura e escrita dos alunos.

Procedimentos:

Explique às crianças que estão prestes a criar seus próprios livros. Fale brevemente sobre a importância dos livros e como eles podem ser divertidos de fazer e compartilhar.

Incentive as crianças a pensar em uma história que gostariam de contar. Pode ser algo que aconteceu com elas, uma aventura imaginária, ou até mesmo uma reinterpretação de uma história conhecida.

Cada criança começa a escrever a sua história nas folhas de papel. Podem criar personagens, cenários e acontecimentos. Encoraje a criatividade e a originalidade.

Após a elaboração da história, as crianças podem ilustrar suas páginas com desenhos coloridos.

Encadernar os livros usando um furador de papel e amarrando as páginas com barbante ou fitas.

Após a conclusão, cada criança compartilha sua história com os colegas. 

Criar um espaço na sala de aula para exibir os livros. As crianças podem circular pela sala para ler as histórias criadas pelos colegas.


#criaçãodelivrinho  #atividadelivrinho  #atividadelivrinhodehistória 




sexta-feira, 5 de abril de 2024

Plano de aula: Artesanato Indígena (BNCC)

Os povos indígenas têm uma história rica que remonta a milhares de anos. Estudar suas contribuições preserva e reconhece a diversidade cultural e a trajetória histórica desses grupos.

Além disso, muitas culturas indígenas têm uma conexão profunda com a natureza. Estudar suas contribuições pode oferecer insights valiosos sobre práticas sustentáveis, respeito ao meio ambiente e a importância de preservar ecossistemas.

Neste post disponibilizamos um plano de aula totalmente grátis sobre este tema. 

Segundo a BNCC na disciplina de Artes de 1º ao 5º ano o aluno será capaz de:

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


#atividadepovosindigenas  #atividadepovosindígenas  #atividadeindios   #atividadeíndios

#atividadeartesanatoindigena   #atividadeartesanatoindígena  #atividadearteindigena 

 #atividadearteindígena  #arteindigena  #arteindigena




quinta-feira, 4 de abril de 2024

Sequência Didática: Povos Indígenas

No dia 19 de abril comemora-se o dia dos povos indígenas.

Para facilitar o seu trabalho, disponibilizamos uma sequência didática destinada aos alunos do 3º ano e 4º ano.

Segundo a BNCC o aluno deve ser capaz de:

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


👉Se você gostou da Sequência Didática, também vai gostar das nossas atividades. Temos esta apostila com o tema dos povos indígenas:



segunda-feira, 1 de abril de 2024

Descobrimento do Brasil - Texto Interativo

O descobrimento do Brasil, é comemorado no dia de 22 de abril. O descobrimento do Brasil refere-se à chegada dos portugueses ao território brasileiro. 

Disponibilizamos abaixo um texto informativo sobre o Descobrimento do Brasil para alunos a partir do 3º ano do fund. I.

Para montar o texto,  aluno deverá pintar, recortar, dobrar e colar no caderno conforme as fotos.

A partir do texto você poderá realizar várias atividades como: 

- Leitura compartilhada com a turma.

- Conversa dirigida: Após a leitura, o professor pode facilitar uma  conversa em grupo, incentivando os alunos a compartilhar suas impressões, perguntas e observações sobre o texto.

-Pesquisa adicional: Os alunos podem ser incentivados a realizar pesquisas adicionais sobre o descobrimento do Brasil para complementar o que aprenderam no texto, buscando diferentes perspectivas e fontes de informação.

-Debate: O professor pode organizar um debate em sala de aula sobre questões controversas relacionadas ao descobrimento do Brasil, incentivando os alunos a defender diferentes pontos de vista com base em evidências históricas.

Essas atividades podem ajudar os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda do descobrimento do Brasil e suas implicações históricas.

As habilidades da BNCC são:

(EF04HI11) Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional).

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

#atividadedescobrimentodobrasil     #textodescobrimentodobrasil