domingo, 19 de maio de 2019

BNCC e a consciência fonológica na alfabetização



A BNCC considera as contribuições da perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita. Mas também aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita.
A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.

Veja aqui algumas atividades para trabalhar a consciência fonológica:

HENNEMANN, Ana L.  Consciência Fonológica – O que é? Como desenvolvê-la?  Novo Hamburgo, 05 de julho/ 2017. Disponível online em:  http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2017/07/consciencia-fonologica-o-que-e-como.html


→Veja também outras apostilas com atividades:
https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/home




quarta-feira, 1 de maio de 2019

O ensino de Ciências e a BNCC

O ensino das Ciências deve partir de indagações a respeito do ambiente e da própria natureza, para que a criança possa percorrer os caminhos já traçados pelas descobertas – observando, associando, expressando, questionando.
Desta forma, o ensino das Ciências segue alguns procedimentos metodológicos, os quais seriam:  formulação de hipóteses, experimentação, observação, solução de problemas, discussões, leituras, registros.
De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções  com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 

Exemplo:

Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?

Experimento:
Plantar um pé de feijão.

Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.

Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?

Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.

Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.

#bnccciências        
#bnccciencias   
 #ensinociencias