quarta-feira, 1 de maio de 2019

O ensino de Ciências e a BNCC

O ensino das Ciências deve partir de indagações a respeito do ambiente e da própria natureza, para que a criança possa percorrer os caminhos já traçados pelas descobertas – observando, associando, expressando, questionando.
Desta forma, o ensino das Ciências segue alguns procedimentos metodológicos, os quais seriam:  formulação de hipóteses, experimentação, observação, solução de problemas, discussões, leituras, registros.
De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções  com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 

Exemplo:

Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?

Experimento:
Plantar um pé de feijão.

Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.

Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?

Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.

Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.

#bnccciências        
#bnccciencias   
 #ensinociencias

Um comentário:

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.