quarta-feira, 24 de abril de 2019

Alfabetização Matemática na BNCC

O aluno utiliza a matemática no seu cotidiano e a utiliza com acertos. Exemplos disso é o trato com números de telefone, de números das casas da rua onde mora, compras que fazem, jogos em que contam, adicionam, subtraem e dão resultados, eventuais coleções de figurinhas etc.

O grande desafio para o professor de alfabetização em Matemática é equacionar o conhecimento matemático cotidiano da criança ao conhecimento matemático formal do aluno, tornando a aprendizagem significativa.

De acordo com a BNCC,  no 1º ano do ensino fundamental:

- OBJETO DO CONHECIMENTO:
Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.


- HABILIDADE NA BNCC: 
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.



EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:




Um comentário:

  1. Cotidiano: essa é a palavra. trabalhar os conteúdos utilizando o que o aluno vivencia. E cada dia mais o que assistimos são atividades, livros que não condizem com essa realidade. Principalmente a realidade regional. Ainda há alguns poucos profissionais comprometidos com a educação de qualidade que se viram nos trinta e corre atrás.


    BNCC: quanto mais leio menos entendo. Ufffff preciso de muita leitura e cursos voltados a prática 😶

    ResponderExcluir

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.