Desta forma, o ensino das Ciências segue alguns procedimentos metodológicos, os quais seriam: formulação de hipóteses, experimentação, observação, solução de problemas, discussões, leituras, registros.
De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
Exemplo:
Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?
Experimento:
Plantar um pé de feijão.
Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.
Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?
Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.
Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.
De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
- Analisar, compreender e explicar
características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e
tecnológico, como também as relações que se estabelecem
entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e
criar soluções com base nos conhecimentos das Ciências
da Natureza.
Exemplo:
Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?
Experimento:
Plantar um pé de feijão.
Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.
Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?
Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.
Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.
#bnccciências
#bnccciencias