domingo, 29 de março de 2020

Ciências - Jogo: Os 5 sentidos

Procedimentos:

-Aquele que jogar o dado deve imitar uma ação relacionada aos sentidos.
Exemplos:
Paladar: tomar sorvete, comer banana, mastigar chiclete etc
Olfato:  cheirar uma flor, sentir cheiro desagradável, sentir cheiro de comida etc.
Tato: dar um abraço, dar aperto de mão, sentir dor ao pisar em um caco de vidro etc.
Audição: imitar os sons de bichos, cantar músicas etc.

-Ganha um ponto quem fizer a imitação correta.
-Se cair no "Você ganhou 1 ponto", o aluno ganha o ponto sem fazer nada.

Dado para imprimir:




#cincosentidos   
#atividadecincosentidos
#jogocincosentidos

Gostou? Deixe um comentário! 

Siga-nos nas nossas redes sociais:





Livrinho do alfabeto

 

Livrinho do alfabeto para educação infantil e classes de alfabetização.

Para baixar o livro do alfabeto completo clique:

https://drive.google.com/drive/folders/1snPeivwJ9KDCXuNXMdi_4v0GTvVSU4fL?usp=sharing

Procedimentos para a realização da atividade:

1. O aluno irá recortar e colar as figuras correspondentes às letras iniciais.
2. Recortar as páginas, grampeá-las com a capa na frente para montar o livrinho.

sexta-feira, 27 de março de 2020

Ficha de leitura de livro para baixar



























A ficha de leitura pode ser utilizada pelo aluno para anotar as suas impressões sobre o livro lido, mas este registro nunca deve ser um instrumento de avaliação pelo professor para certificar-se de que o aluno leu realmente o livro.

Para se formar o gosto pelo ato de ler é importante ter experiências significativas com a leitura. Ao empurrar livros para os alunos como parte apenas de um trabalho escolar, sem pensar em como tornar a leitura uma experiência agradável, faz com que esse conteúdo se transforme em obrigação, o que pode desmotivar o aluno e fazer com que ele perca o gosto pela leitura. 

terça-feira, 24 de março de 2020

LEMBRANCINHA DE PÁSCOA SIMPLES E FÁCIL DE FAZER

💓💓LINDO COELHINHO 👆

COMO FAZER:

- SALVAR O MOLDE NO SEU COMPUTADOR; 
- IMPRIMIR O MOLDE EM CARTOLINA;
- RECORTAR E PINTAR OS OLHINHOS DO COELHINHO;
- COLOCAR UM OVINHO OU UM BOMBOM, COLANDO AS MÃOS DO COELHINHO.





segunda-feira, 23 de março de 2020

O que trabalhar em Língua Portuguesa para o 3º , 4º e 5º ano de acordo com a BNCC


No 3º ano do ensino fundamental o aluno começa a ter opinião própria e a expressar-se melhor, muito influenciada pelo último período de alfabetização, que já deve permitir a preocupação com a ortografia. 
A partir o 4º ano, o estudante já é capaz de estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos em sala de aula, e, por isso, o ensino deve ser multi e interdisciplinar. A escrita já está bem elaborada e continua sendo explorada.
No 5º ano o aluno finaliza o ano sendo capaz de ler, produzir textos orais e escritos.

Como estes três anos de escolaridade são muitos parecidos, os conteúdos são praticamente os mesmos, adaptando as atividades conforme o nível da turma.

O que trabalhar em Língua Portuguesa nestes três anos de acordo com a BNCC?

- Eixo leitura/escuta:
Leitura e interpretação de textos 
Identificação de diversos tipos de textos e suas funções
Leitura de textos literários de diferentes gêneros

- Eixo escrita
Planejamento e produção de textos 

- Eixo análise linguística/semiótica
Ortografia
Identificação de formas de composição de textos

- Eixo oralidade
Expressão oral em diversas situações

- Eixo produção de textos
Planejamento, produção, reescrita, revisão de textos diversos



👉Para atender a estes conteúdos e atividades elaboramos apostilas de atividades:


🍎🍎Para ver amostras de atividades e adquirir as apostilas entre no nosso site:


sexta-feira, 20 de março de 2020

Páscoa - Trabalhando Produção de Texto

O trabalho com a produção de texto deve sempre permitir que as crianças adquiram os comportamentos do escritor pela participação em situações práticas. 

Como podemos utilizar o tema Páscoa para trabalhar com produção de texto? Podemos trabalhar com a escrita de cartões de Páscoa para que os alunos possam trocar entre eles ou até mesmo fazer um "amigo chocolate", uma versão da brincadeira do amigo secreto.

Ao produzir textos para atender a finalidade real da escrita, os alunos deverão estar atentos aos aspectos sociais da escrita, como: para quem vou escrever, o que escrever, para que escrever este tipo de texto. 

Para compreender a função e estrutura de textos, estudantes precisam anteriormente ter contato com diversos textos de finalidades comunicativas. 

Então peça que eles tragam de casa cartões de outras datas comemorativas e faça um levantamento dos aspectos de organização do texto.

É necessário também fazer um rascunho e uma revisão do texto antes de ser passado a limpo.

Eles poderão confeccionar seus próprios cartões ou utilizar os cartões prontos como os exemplos:



























sábado, 14 de março de 2020

Como utilizar o material dourado


O material dourado pode ser utilizado em atividades de exploração livre e dirigida, desde que planejadas e com objetivos definidos pelo professor.

Algumas orientações:
-Explorar o material dourado de forma lúdica;
-Estabelecer um contrato didático para a utilização do material;
-Combinar com os alunos os nomes de cada peça (cubinho, barrinha, placa e cubão ou cubo grande).






👉Aqui você também encontra o material dourado e o Quadro Valor de Lugar para imprimir grátis:
http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/2020/05/material-dourado-e-quadro-valor-de.html

quarta-feira, 11 de março de 2020

Atividades para distinguir sons parecidos

A partir do 2º ano é comum as crianças, que já avançaram para a fase alfabética,  trocarem algumas consoantes na hora da leitura e escrita de palavras. Para sanar esta dificuldade é importante trabalhar atividades que desenvolvam a consciência fonológica  através dos pares com consoantes: F e V; B e P; T e D; C e G, M e N.

Veja um exemplo de atividade:



Gostou? Esta atividade faz parte da Apostila de Atividades de Ortografia vol II:


Para adquirir entre no site: 
https://www.atividadesdiversificadas.com.br

segunda-feira, 9 de março de 2020

sexta-feira, 6 de março de 2020

Atividades com o Outono

A partir do dia 20 de março até 21 de junho surge a estação do ano denominada outono.

É importante trabalhar sempre o inicio e término de cada estação do ano.  As estações nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, como aquecimento, resfriamento, perda das folhas ou o florescer das flores. 

Em uma roda de conversa, explore as características do outono.  No geral, várias folhas das árvores caem, e muitas flores se transformam em frutos, servindo de alimento para a fauna da região. É conhecida por ser a estação das frutas.

Para os alunos de 3º ao 5º ano será necessário explicar  que o surgimento das estações do ano é consequência do constante movimento em que a Terra se encontra. 

#atividadeoutono
#atividadeestaçõesdoano