sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Produções de texto - Primavera

 A Primavera é uma estação cheia de cores, flores e renovações. É um período ideal para inspirar nossos alunos a explorarem sua criatividade através da produção de textos. 

Trouxemos algumas produções de texto para enriquecer essa experiência, ajudando os alunos a expressarem suas ideias e sentimentos sobre essa estação tão especial. Além de desenvolverem habilidades de escrita, eles também aprendem a observar e apreciar a beleza dessa estação.

Peça aos alunos que olhem atentamente para a imagem da produção de texto e pensem sobre o que ela representa. Faça perguntas como: O que está acontecendo na imagem? Quem ou o que está presente? Como os elementos da imagem fazem eles se sentirem?

Oriente-os a anotar algumas ideias e palavras-chave que irão usar em seu texto.

Os  alunos  podem escolher entre diferentes formatos, como uma narrativa, uma descrição detalhada, um poema ou uma carta.

Incentive-os a usar descrições ricas e a incluir sentimentos e sensações que a imagem lhes traz. Lembre-os de usar o vocabulário da Primavera que discutiram no início da aula.

Após escreverem seus textos, peça que revisem e, se necessário, façam correções. Incentive a troca de textos entre colegas para feedback.


#atividadeprimavera   #produçãodetextoprimavera

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Atividades: Cuidados no trânsito

 

Ensinar sobre os cuidados no trânsito é essencial para garantir a segurança de nossos alunos e ajudá-los a desenvolver comportamentos responsáveis desde cedo. Através de atividades lúdicas e interativas, podemos abordar este tema de forma envolvente e eficaz.

Objetivos da Atividade:

  • Compreender a importância dos cuidados no trânsito.
  • Identificar sinais de trânsito e seus significados.
  • Desenvolver comportamentos seguros como pedestres.

Como realizar a atividade:
  • Inicie a aula com uma conversa sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito. Pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto.
  • Leia o texto junto com a turma.
  • Peça que realizem as atividades da folha.
  • Socialize as respostas no grupo.
  • Organize uma simulação onde alguns alunos serão pedestres e outros serão "motoristas".  Instrua os pedestres a atravessarem na faixa apenas quando for seguro, e os "motoristas" a respeitarem os sinais de trânsito. Também poderá utilizar cartões com as cores do semáforo para a dramatização.

#semanadotrânsito  

#atividadetrânsito  

#semanatransito 

#atividadesdiversificadas 



segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Ciências: Partes da flor

Ensine sobre as partes de uma flor de uma maneira prática e envolvente através de uma atividade de recorte e montagem, que ajuda os alunos a aprenderem sobre a estrutura das flores.

Após a montagem da atividade, peça que os alunos identifiquem e nomeiem cada parte da flor montada. 

Faça uma revisão oral, perguntando aos alunos sobre as funções de cada parte para reforçar o aprendizado.

#atividadepartesdaflor 

Atividade: A Primavera lembra...

Com a chegada da Primavera, é a época perfeita para explorar com seus alunos a beleza e a importância dessa estação. 

Explore o tema através de uma roda de conversa, que ajuda a verificar os conhecimentos prévios dos alunos e incentiva a participação ativa e a troca de ideias.

Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Primavera. Perguntas simples como "O que acontece na Primavera?" ou "Quais são as suas partes favoritas dessa estação?" podem ajudar a iniciar a conversa.

Deixe que os alunos compartilhem suas experiências e conhecimentos. Pergunte sobre as mudanças que observam na natureza, as atividades que gostam de fazer durante a Primavera e se conhecem algum evento ou celebração especial nessa estação.

Depois aplique a atividade abaixo:

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Músicas da Primavera

 Olá, queridos educadores!

A "Canção da Primavera" de Mario Quintana é um belo poema que celebra a chegada dessa estação tão inspiradora. Esta atividade de interpretação tem como objetivo explorar a poesia de Quintana, incentivando a reflexão, a compreensão e a expressão dos alunos sobre o tema.


Siga as orientações para trabalhar o texto:

1. Leia o poema "Canção da Primavera" em voz alta para a turma, incentivando os alunos a ouvirem atentamente.

2.Após a leitura, distribua cópias do poema para que os alunos possam reler individualmente.

3.Pergunte aos alunos quais foram suas primeiras impressões sobre o poema. O que eles sentiram ao ouvir e ler a "Canção da Primavera"? Anote no quadro as palavras e sentimentos mencionados pelos alunos.

4.Escreva na lousa as seguintes perguntas de interpretação para os alunos responderem por escrito:

Qual é o tema principal do poema?

Que imagens da natureza são descritas no poema? Cite pelo menos três.

Como o poeta descreve a chegada da Primavera? Quais são os elementos presentes?

O que o poeta quer transmitir ao comparar os cabelos da morena à correnteza do rio?

Qual é a importância das flores no poema? Por que elas são mencionadas?

O que significa "cheira a flor de laranjeira" no contexto do poema?

Como você descreveria a atmosfera criada pelo poeta ao longo do poema?

5. Convide alguns alunos a compartilharem suas respostas e reflexões com a turma e promova uma discussão sobre as diferentes interpretações e como cada aluno percebeu o poema.


#atividadeprimavera  

#interpretaçãodetextoprimavera  

#poemaprimavera



quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Atividade Primavera

Com a chegada da Primavera, é a época perfeita para explorar com seus alunos a beleza e a importância dessa estação. 

Uma excelente maneira de iniciar essa exploração é através de uma roda de conversa, que ajuda a verificar os conhecimentos prévios dos alunos e incentiva a participação ativa e a troca de ideias.

Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Primavera. Perguntas simples como "O que acontece na Primavera?" ou "Quais são as suas partes favoritas dessa estação?" podem ajudar a iniciar a conversa.

Deixe que os alunos compartilhem suas experiências e conhecimentos. Pergunte sobre as mudanças que observam na natureza, as atividades que gostam de fazer durante a Primavera e se conhecem algum evento ou celebração especial nessa estação.

Depois aplique a atividade abaixo:



#atividadeprimavera

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Descobrindo palavras no dicionário (De acordo com a BNCC)

Habilidades na BNCC:

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.

(EF04LP03) Localizar palavras no dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais plausível para o contexto que deu origem à consulta.


A atividade abaixo poderá ser realizada individual ou no coletivo.

Atividade individual: Cada criança fará sozinha a atividade de pesquisa da palavra desconhecida.

Atividade no coletivo: Todos irão pesquisar a mesma palavra desconhecida pela turma.


Como aplicar a atividade:

- Selecionar uma palavra desconhecida no texto para pesquisá-la.

- Com a ficha de palavras,  preencher cada campo de acordo com o que se pede:

* A primeira da palavra;

* A página que a palavra se encontra no dicionário;

* O significado da palavra;

* A ilustração da palavra;

* A palavra em uma frase (Poderá copiar a frase do texto ou formular outra frase)

* Um sinônimo da palavra.


Fichas para imprimir:

-Imprimir duas fichas em uma folha sulfite.



















-Sugestão: A criança poderá fazer um livrinho com todas as fichas de palavras desconhecidas.


#atividadedicionário

#atividadepalavrasdesconhecidas