VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS
WhatsApp (11) 97574-9228
Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.
CADASTRO DE CONTATO
sexta-feira, 25 de setembro de 2020
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
Produções de texto - Primavera
A Primavera é uma estação cheia de cores, flores e renovações. É um período ideal para inspirar nossos alunos a explorarem sua criatividade através da produção de textos.
Trouxemos algumas produções de texto para enriquecer essa experiência, ajudando os alunos a expressarem suas ideias e sentimentos sobre essa estação tão especial. Além de desenvolverem habilidades de escrita, eles também aprendem a observar e apreciar a beleza dessa estação.
Peça aos alunos que olhem atentamente para a imagem da produção de texto e pensem sobre o que ela representa. Faça perguntas como: O que está acontecendo na imagem? Quem ou o que está presente? Como os elementos da imagem fazem eles se sentirem?
Oriente-os a anotar algumas ideias e palavras-chave que irão usar em seu texto.
Os alunos podem escolher entre diferentes formatos, como uma narrativa, uma descrição detalhada, um poema ou uma carta.
Incentive-os a usar descrições ricas e a incluir sentimentos e sensações que a imagem lhes traz. Lembre-os de usar o vocabulário da Primavera que discutiram no início da aula.
Após escreverem seus textos, peça que revisem e, se necessário, façam correções. Incentive a troca de textos entre colegas para feedback.
#atividadeprimavera #produçãodetextoprimavera
terça-feira, 15 de setembro de 2020
Atividades: Cuidados no trânsito
Ensinar sobre os cuidados no trânsito é essencial para garantir a segurança de nossos alunos e ajudá-los a desenvolver comportamentos responsáveis desde cedo. Através de atividades lúdicas e interativas, podemos abordar este tema de forma envolvente e eficaz.
Objetivos da Atividade:
- Compreender a importância dos cuidados no trânsito.
- Identificar sinais de trânsito e seus significados.
- Desenvolver comportamentos seguros como pedestres.
- Inicie a aula com uma conversa sobre a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito. Pergunte aos alunos o que eles já sabem sobre o assunto.
- Leia o texto junto com a turma.
- Peça que realizem as atividades da folha.
- Socialize as respostas no grupo.
- Organize uma simulação onde alguns alunos serão pedestres e outros serão "motoristas". Instrua os pedestres a atravessarem na faixa apenas quando for seguro, e os "motoristas" a respeitarem os sinais de trânsito. Também poderá utilizar cartões com as cores do semáforo para a dramatização.
#semanadotrânsito
#atividadetrânsito
#semanatransito
#atividadesdiversificadas
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Ciências: Partes da flor
Atividade: A Primavera lembra...
Com a chegada da Primavera, é a época perfeita para explorar com seus alunos a beleza e a importância dessa estação.
Explore o tema através de uma roda de conversa, que ajuda a verificar os conhecimentos prévios dos alunos e incentiva a participação ativa e a troca de ideias.
Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Primavera. Perguntas simples como "O que acontece na Primavera?" ou "Quais são as suas partes favoritas dessa estação?" podem ajudar a iniciar a conversa.
Deixe que os alunos compartilhem suas experiências e conhecimentos. Pergunte sobre as mudanças que observam na natureza, as atividades que gostam de fazer durante a Primavera e se conhecem algum evento ou celebração especial nessa estação.
Depois aplique a atividade abaixo:
sexta-feira, 11 de setembro de 2020
Músicas da Primavera
Olá, queridos educadores!
A "Canção da Primavera" de Mario Quintana é um belo poema que celebra a chegada dessa estação tão inspiradora. Esta atividade de interpretação tem como objetivo explorar a poesia de Quintana, incentivando a reflexão, a compreensão e a expressão dos alunos sobre o tema.
Siga as orientações para trabalhar o texto:
1. Leia o poema "Canção da Primavera" em voz alta para a turma, incentivando os alunos a ouvirem atentamente.
2.Após a leitura, distribua cópias do poema para que os alunos possam reler individualmente.
3.Pergunte aos alunos quais foram suas primeiras impressões sobre o poema. O que eles sentiram ao ouvir e ler a "Canção da Primavera"? Anote no quadro as palavras e sentimentos mencionados pelos alunos.
4.Escreva na lousa as seguintes perguntas de interpretação para os alunos responderem por escrito:
Qual é o tema principal do poema?
Que imagens da natureza são descritas no poema? Cite pelo menos três.
Como o poeta descreve a chegada da Primavera? Quais são os elementos presentes?
O que o poeta quer transmitir ao comparar os cabelos da morena à correnteza do rio?
Qual é a importância das flores no poema? Por que elas são mencionadas?
O que significa "cheira a flor de laranjeira" no contexto do poema?
Como você descreveria a atmosfera criada pelo poeta ao longo do poema?
5. Convide alguns alunos a compartilharem suas respostas e reflexões com a turma e promova uma discussão sobre as diferentes interpretações e como cada aluno percebeu o poema.
#atividadeprimavera
#interpretaçãodetextoprimavera
#poemaprimavera
quarta-feira, 9 de setembro de 2020
Atividade Primavera
Com a chegada da Primavera, é a época perfeita para explorar com seus alunos a beleza e a importância dessa estação.
Uma excelente maneira de iniciar essa exploração é através de uma roda de conversa, que ajuda a verificar os conhecimentos prévios dos alunos e incentiva a participação ativa e a troca de ideias.
Comece perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a Primavera. Perguntas simples como "O que acontece na Primavera?" ou "Quais são as suas partes favoritas dessa estação?" podem ajudar a iniciar a conversa.
Deixe que os alunos compartilhem suas experiências e conhecimentos. Pergunte sobre as mudanças que observam na natureza, as atividades que gostam de fazer durante a Primavera e se conhecem algum evento ou celebração especial nessa estação.
Depois aplique a atividade abaixo:
sexta-feira, 4 de setembro de 2020
Descobrindo palavras no dicionário (De acordo com a BNCC)
Habilidades na BNCC:
(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
(EF04LP03) Localizar palavras no
dicionário para esclarecer significados, reconhecendo o significado mais
plausível para o contexto que deu origem à consulta.
A atividade abaixo poderá ser realizada individual ou no coletivo.
Atividade individual: Cada criança fará sozinha a atividade de pesquisa da palavra desconhecida.
Atividade no coletivo: Todos irão pesquisar a mesma palavra desconhecida pela turma.
Como aplicar a atividade:
- Selecionar uma palavra desconhecida no texto para pesquisá-la.
- Com a ficha de palavras, preencher cada campo de acordo com o que se pede:
* A primeira da palavra;
* A página que a palavra se encontra no dicionário;
* O significado da palavra;
* A ilustração da palavra;
* A palavra em uma frase (Poderá copiar a frase do texto ou formular outra frase)
* Um sinônimo da palavra.
Fichas para imprimir:
-Imprimir duas fichas em uma folha sulfite.
-Sugestão: A criança poderá fazer um livrinho com todas as fichas de palavras desconhecidas.
#atividadedicionário
#atividadepalavrasdesconhecidas