VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sistema de Numeração Decimal - Milhar

 

Disponibilizamos grátis as atividades com algarismos de até 4 ordens. De acordo com a BNCC as atividades contemplam a seguinte habilidade:

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens

Para baixar todas as atividades entre no link:

https://drive.google.com/file/d/1t7JpXOrHT4o9roG7VO84Tn-_-7ytYk60/view?usp=sharing


👉 Conheça o nosso site e fique por dentro das novidades:
https://www.atividadesdiversificadas.com.br/home


domingo, 30 de maio de 2021

Festa Junina na Arte Brasileira

Hoje não há como negar que a festa junina é uma das nossas expressões culturais mais características, tanto que inspiraram a criação de inúmeras obras de arte. Foi pelas mãos de importantes pintores, como Di Cavalcanti e Anita Malfatti, que o colorido dos balões, bandeirinhas, fogueiras e quadrilhas foram eternizados em quadros que cativam e emocionam. 

Nas atividades disponibilizadas a seguir, o objetivo principal é resgatar, em algumas obras de Arte, o retrato cultural de uma das mais tradicionais festividades brasileiras. 

Para baixar as atividades, acesse o link:

https://drive.google.com/file/d/1BNzt2w_LSv0_Dv0fF461DJpkPnfaXgep/view?usp=sharing



sábado, 29 de maio de 2021

Plano de aula de alfabetização- Festa Junina

Objetivos:

  • Resgatar uma canção popular, propiciando o gosto pela Festa Junina.
  • Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.

Conteúdo:

- Música: O BALÃO VAI SUBINDO

Procedimentos:

·    Garantir que os alunos saibam a música de memória. Para isso, cantar a música junto com os alunos;
.     Enquanto cantam, as crianças deverão seguir as palavras com o dedo (texto escrito) para identificar as partes do escrito. Utilizar um cartaz com a música;
·     Pedir para que eles localizem palavras no texto;
·    Socializar respostas.

Recursos:

- Cartaz com a música escrita em letra bastão.
- Cópias da letra da música.


Avaliação:

Registro das observações dos alunos, mantendo um controle para que permita intervir junto aos alunos nas próximas atividades.




quinta-feira, 27 de maio de 2021

Atividades Sistema Monetário

Objetivos das atividades:

O que o aluno poderá aprender:

-Representar por meio da escrita os valores do sistema monetário;

-Conhecer o sistema monetário;

-Comparar preços;

-Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos.

Recursos:

Cédulas e moedas fictícias com valores do sistema monetário para os alunos manusearem enquanto realizam as atividades.

As atividades contemplam as seguintes habilidades da BNCC:

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.

















Acesse o link para baixar as atividades:

https://drive.google.com/file/d/1JYbJ2zE2sgMGR_zO5Ew_eLyiA7vJwMv3/view?usp=sharing

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Interpretação de texto: "O lixo é um problema" - 3º e 4º ano

Hoje vamos abordar um tema de grande relevância ambiental e social: o lixo. Utilizando o texto "O lixo é um problema", podemos desenvolver atividades que estimulam a interpretação de texto para conscientizar nossos alunos sobre a importância do gerenciamento adequado dos resíduos.

Trabalhar com este texto é uma excelente maneira de integrar educação ambiental às habilidades de leitura e escrita.


Como trabalhar o texto:

-Leitura Compartilhada: Inicie com uma leitura compartilhada do texto. Leia em voz alta para os alunos, fazendo pausas para explicar palavras e conceitos desconhecidos.

-Leitura Independente: Peça aos alunos que leiam o texto individualmente ou em duplas, sublinhando ou anotando palavras-chave e pontos importantes.

-Atividades de Interpretação do texto com perguntas de compreensão por escrito

-Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo sobre as questões levantadas no texto. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e possíveis soluções para o problema do lixo.


Os objetivos desta atividade de acordo com a BNCC são:  

Língua Portuguesa

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Geografia e Ciências

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
























Abaixo você poderá salvar grátis a atividade em PDF completa.

Acesse o link para salvar:



#atividadelixo  #atividadesobreolixo  #interpretaçãodetexto 

sábado, 22 de maio de 2021

Sistema de Numeração de Decimal (Dezenas e Unidades)

Atendendo aos pedidos disponibilizamos mais atividades com o Sistema de Numeração Decimal  (Dezenas e Unidades). 

As atividades contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Para baixar as atividades no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.




sexta-feira, 21 de maio de 2021

5 de junho - Dia do Meio Ambiente

É na escola que os alunos começam a entender o funcionamento do mundo à sua volta e desenvolvem uma consciência ambiental. 

Falar sobre o meio ambiente nas escolas é uma boa maneira de garantir que as próximas gerações aprendam a importância de cuidar diariamente do planeta.

Promova conversas e discussões abordando as dicas relacionadas para preservar o meio ambiente no texto a seguir.

Segundo a BNCC:

EF03GE08 consiste em: Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.




quinta-feira, 20 de maio de 2021

Atividades: Adição com material dourado

Após os alunos se familiarizarem com as partes do material, as operações podem ser realizadas. 

Nas operações os alunos devem montar os números utilizando o material dourado. Para realizar a soma, primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades. Feito isso, deverá procurar as dezenas. 

Depois de realizarem alguns cálculos, os alunos passarão a calcular com agilidade através do material dourado. Após algum tempo, os alunos terão mais facilidade ao realizar esses cálculos através dos algoritmos. 

Estas atividades contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.




terça-feira, 18 de maio de 2021

Atividade Sistema de Numeração Decimal (Dezenas e Unidades)

Disponibilizamos abaixo  atividades com o Sistema de Numeração Decimal  ( Dezenas e Unidades). 

As atividades contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

Para baixar grátis as atividades no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Quebra-cabeça de números até 20

O quebra-cabeça poderá ser utilizado individualmente ou em duplas.

Para jogar em duplas siga as orientações:

- Embaralhar e arrumar as cartas viradas para baixo na mesa;

- Cada criança ficará com três cartas na mão;

- Quem começa vira uma carta e vê se consegue completar o quebra-cabeça;

- Se não formar o quebra-cabeça, deverá devolver a carta na mesa;

- Se conseguir completar, deixar o quebra-cabeça montado na mesa;

- E assim sucessivamente até todos os quebra-cabeças sejam montados;

- Ganha quem formar o maior número de quebra-cabeças.

Para baixar grátis em PDF clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1IaF0ITv1YuQRu115vWSU7ekSJsheVOu2/view?usp=sharing

domingo, 16 de maio de 2021

Animais vertebrados - Fichas e atividade

Olá, hoje disponibilizo fichas de classificação dos animais vertebrados para baixar gratuitamente.

Uma sugestão é pedir para os alunos colarem essas fichas no caderno a fim de possam consultá-las sempre que precisarem.

A atividade contempla a seguinte habilidade da BNCC:

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. 

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.)

#classificaçãodosanimais

#atividadeanimais


sexta-feira, 14 de maio de 2021

Ciências: Seres vivos e seres não vivos

A diferença básica entre seres vivos e não vivos ajuda a entender como a natureza e o mundo ao nosso redor funcionam.

Seres Vivos:

Os seres vivos são organismos que têm vida. Eles nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Podem se mover por conta própria e precisam de alimentos para sobreviver. Exemplos de seres vivos incluem animais, plantas, fungos e muitos tipos de micro-organismos, como bactérias.

Seres Não Vivos:

Os seres não vivos são objetos ou substâncias que não têm vida. Eles não crescem, não se reproduzem, não precisam de comida nem podem se mover sozinhos. Exemplos de seres não vivos são pedras, água, ar, solos e objetos como uma cadeira ou um carro.


Antes de aplicar as atividades propostas, levante alguns questionamentos para que os alunos tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à reflexão:

-Pergunte  aos alunos o que significa a palavra seres vivos. 

-Solicite que digam as diferenças entre as classificações dos seres vivos. 

-Questione se os seres vivos dependem dos seres não vivos e como isso ocorre. 


#seresvivosenãovivos

#atividadesseresvivos



quinta-feira, 13 de maio de 2021

Atividades com Sequências Numéricas

As atividades disponibilizadas abaixo contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.

 

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Plano de Aula - Produção de texto - 4 º ano

A produção de textos é uma habilidade essencial para o desenvolvimento da comunicação escrita das crianças. 

Ensinar os alunos a concluírem um texto de forma clara e coesa é fundamental para que aprendam a dar sentido completo a suas ideias, mantendo a atenção do leitor até o final. 

No 4º ano do Ensino Fundamental, é importante que as crianças compreendam a importância de uma boa finalização, que resuma ou conclua a mensagem do texto, gerando uma sensação de conclusão ou resolução.

Neste plano de aula, os alunos terão a oportunidade de entender como o final pode variar conforme o objetivo e o gênero textual.


#planodeaula

#planodeaulatexto

#planodeaulaproduçãodetexto

terça-feira, 11 de maio de 2021

Problemas para 3º e 4º ano

As situações-problemas devem permitir aos alunos elaborarem diferentes procedimentos, proporcionando desafios que os motivem a superarem seus resultados.

Dar oportunidade aos educandos de explorar diferentes possibilidades de resolver um problema é fundamental para conseguirem criar seus próprios registros, inventar uma maneira apropriada de fazer a representação.

Isso deve ser realizado com a socialização das situações em que as crianças podem defender seus procedimentos e resultados perante o grupo. Assim os alunos terão oportunidade de comparar sua forma de resolver um problema com a usada pelos colegas.

Os problemas contemplam as seguintes habilidades da BNCC:

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. 

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 

Para baixar os problemas acesse o link:

https://drive.google.com/file/d/1CfhUM_kkRBP9tb3yGbGQ2G8NWd_GSqAv/view?usp=sharing

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Atividades Dia da família - 15 de maio

No dia 15 de maio comemora-se o Dia da Família, data que ressalta a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduo.

A família é a unidade básica da sociedade e desempenha um papel central na vida das crianças. Ao explorar as diferentes estruturas familiares, papéis e histórias familiares, os alunos têm a oportunidade de entender e apreciar a diversidade cultural e social ao seu redor.

A atividade disponibilizada abaixo permite aos alunos aprender sobre suas próprias famílias, possibilitando que as crianças desenvolvam uma compreensão mais clara de sua identidade e origens. 

De acordo com a BNCC:

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papeis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.

#atividadefamília  

#atividadediadafamília  

#atividadefamilia  

#atividadediadafamilia  

#atividadesfamilia  

#atividadesfamília

sábado, 8 de maio de 2021

Atividades - Relógio

A atividade trabalha com o relógio analógico para ensinar a ler as horas.

Ela contempla as seguintes habilidades da BNCC:

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos.

(EF04MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos em situações relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

 

terça-feira, 4 de maio de 2021

Figurinhas para os alunos

Seguem abaixo as figurinhas para você utilizar no ensino remoto. 

Para baixar siga as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.











👉Para visualizar e baixar outras figurinhas acesse:

http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/search/label/Figurinhas

sábado, 1 de maio de 2021

Atividades com o material dourado

 

Por meio da manipulação do material dourado, dividido em peças que representam a unidade, dezena, centena e milhar, é possível que o educando, de forma concreta, assimile os conceitos matemáticos como: valor posicional dos algarismos, classe e ordens, composição e decomposição dos números, contagem, comparação de quantidades e as operações fundamentais. 

É importante que a turma faça o reconhecimento desse material, manuseando as peças, fazendo descobertas e estabelecendo relações. De forma progressiva pode-se realizar atividades em folhas para sistematização dos conhecimentos: agrupamentos de 10 em 10, contagens, composição de números, adição. 

As atividades contemplam a habilidade da BNCC:

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Para baixar as atividades com material dourado acesse o link:

https://drive.google.com/file/d/15f_YNhmuf8pAbK8Hgbyz4z3zF1Ri5XI5/view?usp=sharing

Acesse também outras atividades com material dourado aqui no blog!

Seguidores