VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Interpretação de texto: "O lixo é um problema" - 3º e 4º ano

Hoje vamos abordar um tema de grande relevância ambiental e social: o lixo. Utilizando o texto "O lixo é um problema", podemos desenvolver atividades que estimulam a interpretação de texto para conscientizar nossos alunos sobre a importância do gerenciamento adequado dos resíduos.

Trabalhar com este texto é uma excelente maneira de integrar educação ambiental às habilidades de leitura e escrita.


Como trabalhar o texto:

-Leitura Compartilhada: Inicie com uma leitura compartilhada do texto. Leia em voz alta para os alunos, fazendo pausas para explicar palavras e conceitos desconhecidos.

-Leitura Independente: Peça aos alunos que leiam o texto individualmente ou em duplas, sublinhando ou anotando palavras-chave e pontos importantes.

-Atividades de Interpretação do texto com perguntas de compreensão por escrito

-Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo sobre as questões levantadas no texto. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e possíveis soluções para o problema do lixo.


Os objetivos desta atividade de acordo com a BNCC são:  

Língua Portuguesa

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Geografia e Ciências

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
























Abaixo você poderá salvar grátis a atividade em PDF completa.

Acesse o link para salvar:



#atividadelixo  #atividadesobreolixo  #interpretaçãodetexto 

Seguidores