A BNCC traz as habilidades envolvendo os diferentes significados das operações de adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar) para os primeiros anos do ensino fundamental.
Esses termos representam diferentes aspectos do processo de adição e subtração, e entender o contexto de cada um pode ajudar na resolução de problemas matemáticos.
Juntar (Adição): A ideia de juntar na adição é combinar ou somar quantidades para obter um total. Por exemplo, se você tem 3 maçãs e adiciona mais 2 maçãs, você está juntando as maçãs para ter um total de 5 maçãs.
Acrescentar (Adição): Acrescentar na adição é semelhante a juntar. Significa adicionar uma quantidade a outra para aumentar o total. Por exemplo, se você tem 4 bolas e acrescenta mais 3 bolas, você está adicionando ou acrescentando as bolas para ter um total de 7 bolas.
Separar (Subtração): A ideia de separar na subtração é tirar uma quantidade de outra. Você começa com uma quantidade maior e subtrai uma parte dela. Por exemplo, se você tem 8 chocolates e separa 3 deles, você está subtraindo 3 chocolates, deixando-o com 5 chocolates restantes.
Retirar (Subtração): Retirar na subtração é semelhante a separar. Significa remover uma quantidade de outra para diminuir o total. Por exemplo, se você tem 15 lápis e retira 7 deles, você está subtraindo 7 lápis, deixando-o com 8 lápis restantes.
Comparar (Subtração): Comparar na subtração envolve analisar a diferença entre duas quantidades. Você está interessado em entender quanto uma quantidade é maior ou menor que outra. Por exemplo, se você compara 10 maçãs com 6 maçãs, você está interessado na diferença entre elas, que é 4 maçãs.
Completar (Adição ou Subtração): Completar pode ser usado tanto na adição quanto na subtração. Na adição, significa encontrar a quantidade necessária para chegar a um total desejado. Por exemplo, se você tem 6 balões e quer completar para ter 10 balões, você precisa de mais 4 balões. Na subtração, completar pode significar encontrar a quantidade que falta para atingir um valor conhecido. Por exemplo, se você tem 12 laranjas e retira 8 delas, você precisa completar para entender que restaram 4 laranjas.
Disponibilizamos abaixo gratuitamente problemas com estas ideias envolvendo adição e subtração para alunos do 1º, 2º e 3º anos.
A primeira atividade é destinada ao 1º ano com números até dois dígitos.
(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.
A segunda atividade é destinada ao 2º ano com números até três dígitos.
(EF02MA06) Resolver e elaborar situações problema de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
A última atividade é destinada ao 3º ano com números até quatro dígitos.
(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
#problemasmatematica1ano #problemasmatematica2ano #problemasmatematica3ano