VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

terça-feira, 31 de outubro de 2023

Consciência Negra - 3º ao 5º ano

O tema abordado nas atividades abaixo "Consciência Negra" promove a reflexão e resgate da identidade negra.

Consciência Negra significa reconhecer e valorizar  a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade.

Falar sobre assuntos ligados à Consciência Negra nas escolas é imprescindível para impactar a sociedade e combater o racismo estrutural.

As atividades disponibilizadas abaixo podem ser o ponto de partida para introduzir a temática.


As atividades contemplam as habilidades da BNCC:

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas(europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.


#atividadeconsciêncianegra

#atividadeculturaafro

#atividadeconsciencianegra





sábado, 28 de outubro de 2023

Sinais de Pontuação

Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada. Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.

As atividades disponibilizadas abaixo trazem o emprego dos sinais de pontuação e são destinadas aos alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental I.


Como trabalhar os sinais de pontuação?

É importante analisar as produções de texto dos alunos para identificar as necessidades de aprendizagem: quais os sinais que os alunos tem dificuldade em utilizar.

Também é preciso estimular a observação e discussão dos sinais em diferentes gêneros de diversos autores.

Outra estratégia eficiente é trabalhar a revisão coletiva de textos produzidos pela classe.


Quais habilidades da BNCC trabalham sinais de pontuação?

(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.

(EF04LP05)Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.

#sinais de pontuação   #pontuação   #pontuacao   #pontuaçãobncc






Respostas das atividades:























👉Se você ainda não conhece o nosso site de atividades, clique na imagem para acessá-lo e confira lá as nossas apostilas de atividades. É um material que vale a pena conhecer.



quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Interpretação de histórias em quadrinhos

O uso dos quadrinhos em sala de aula enriquece o repertório cultural do aluno, além de incentivar a leitura. São muitos benefícios para o aluno:

-Capacidade de interpretação;

-Capacidade de assimilação;

-Aumenta o vocabulário;

-Estimula a criatividade e imaginação.

-Aguça a curiosidade;

-Desenvolve o raciocínio.

A habilidade da BNCC que abrange as histórias em quadrinhos no ensino fundamental de 1º ao 5º ano é:

 (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).


Disponibilizamos gratuitamente duas histórias em quadrinhos de Eva Furnari do livro "A bruxinha" e outras duas tirinhas da Turma da Mônica. Ambas trazem a interpretação dos textos e as respostas das atividades.  Mas antes de trabalhar as atividades, explore os quadrinhos com a sua turma, seguindo os passos:

Após a leitura dos quadrinhos pelas crianças , convide-as para observar os detalhes de como as histórias se apresentam. Converse detalhadamente sobre cada quadrinho e faça perguntas do tipo: Quem aparece no primeiro quadrinho? O que acontece? Como? Por quê?

Somente após este trabalho, prossiga com as atividades envolvendo a interpretação escrita.

#historiasemquadrinhos   #históriasemquadrinhos   #tirinhas   #bnccquadrinhos    #atividadesdiversificadas  #bncchistoriasemquadrinhos














👉Se você ainda não conhece o nosso site de atividades, clique na imagem para acessá-lo e confira lá as nossas apostilas de atividades. É um material que vale a pena conhecer.



💓💓Agradecemos a sua visita em nossa página!


terça-feira, 24 de outubro de 2023

Problemas de 1º ao 5º ano - Halloween

Disponibilizamos abaixo problemas de adição, subtração, multiplicação e divisão. As primeiras folhas de problemas servem para o 1° e 2° anos e as outras servem para o 3º ao 5º ano. Todas elas trazem as respostas. 

De acordo com a BNCC as habilidades que contemplam problemas são:

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades,

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10).

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),  utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa,   cálculo mental e algoritmos.

#atividadehalloween   #problemasensinofundamental   #halloweenmatematica  #halloweenmatemática










sábado, 21 de outubro de 2023

Nomes próprios e comuns

Os substantivos servem para nomear pessoas, lugares, objetos, entre outras coisas que encontramos em nosso ambiente. Por causa disso, eles são uma das classes de palavras mais importantes da língua portuguesa. Aprender sobre substantivos é essencial para melhorar suas habilidades de leitura, escrita e conversação.

Nas atividades abaixo os conteúdos se referem aos substantivos próprios e comuns, trabalhando a importância de usar letra maiúscula nos nomes próprios (de pessoas, instituições, lugares etc.).

Disponibilizamos as atividades na letra imprensa maiúscula e imprensa minúscula conforme as necessidades de cada turma.

A habilidade EF02LP01 consiste em: Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.

A habilidade EF03LP08 consiste em: Identificar e diferenciar, em textos, substantivos e verbos e suas funções na oração: agente, ação, objeto da ação.







quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Adição e subtração

Para professores que buscam materiais práticos e gratuitos para apoiar o ensino de matemática, disponibilizamos abaixo folhas de atividades prontas para impressão. São continhas de adição e subtração com ou sem reserva.

Essas folhas são uma excelente ferramenta para ajudar as crianças a praticar e fortalecer suas habilidades de cálculo de forma independente, em casa ou na sala de aula. São continhas de adição e subtração com ou sem reserva.


As atividades disponibilizadas contemplam as habilidades da BNCC:

(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

(EF03MA03) Construir e utilizar fatos básicos da adição e da multiplicação para o cálculo mental ou escrito.


#continhasadição

#continhasubtração

#atividadeadição

#atividadesubtração






terça-feira, 3 de outubro de 2023

Atividades relacionadas ao tempo e clima

Dentre os conteúdos abordados pela Geografia no Ensino Fundamental está o tempo e o clima. Praticamente todas as nossas atividades dependem das condições climáticas, desde o dia a dia do cidadão comum até as mais importantes atividades econômicas, como a agricultura, os transportes, o turismo etc. 

As atividades disponibilizadas abaixo trazem estes assuntos. É preciso desenvolver a percepção visual de nossos alunos para que eles possam aprender assuntos referentes ao clima e perceber as roupas adequadas para cada temperatura. As crianças aprenderão que os dias nem sempre são iguais quanto a seus aspectos naturais.

As habilidades da BNCC que contemplam este conteúdo são: 

(EF01GE10) Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

(EF01GE11) Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

#atividadetempo   #atividadeclima   #bncctempo  #bnccvestuário

Seguidores