Tema -
História do Brasil Colônia
Objetivos:
- Relacionar passado e presente, identificando pontos de
permanência e mudança entre a própria vida e a dos grupos estudados.
-Conhecer e analisar os principais fatos na época do Brasil
colonial.
Conteúdo:
Brasil Colônia
Anos- 4º e 5º.
Desenvolvimento:
1ª etapa
O professor vai iniciar o trabalho falando o que eles vão
aprender sobre essa época. Explicará que
o período se inicia com a descoberta do Brasil em 1500 e vai até a Independência,
em 1822.
Para trabalhar a
questão da temporalidade o professor fará uma breve discussão na lousa sobre séculos, contagem de tempo,
algarismos romanos, e depois será proposta uma atividade que os alunos levarão para fazer em casa. Esta atividade é
a linha do tempo pessoal na qual dados
importantes que aconteceram na vida de cada criança, desde seu nascimento, serão registrados no gráfico. Um ou dois eventos serão anotados por elas, a
cada ano. De maneira a analisar a
questão do tempo em forma linear.
Exemplo:
2ª etapa
Apresentando a História do Brasil no período da conquista e
posse de terra dos portugueses, as crianças farão comparações com suas atividades de hoje em dia.
Partindo dos habitantes que já estavam aqui, será apresentado seu modo de vida, bem como a questão do achamento do Brasil, sua
intencionalidade ou casualidade, em pequenos
textos para as crianças fazerem comparações e darem suas opiniões. Após lidos os textos, serão discutidas as duas versões. As
crianças se expressarão elaborando um
pequeno texto com suas opiniões sobre o achamento do Brasil.
Exemplo trechos de textos escritos pelas crianças:
Eu acho que....
... Pedro Álvares Cabral foi enviado às Índias para
fazer comércio, porém em 22 de abril de
1500 chegou ao Brasil porque se perderam no caminho. Aqui eles encontraram os
índios...
Eu acho que..
...O Brasil não foi descoberto porque os índios já moravam
aqui antes...
3ª etapa
Os temas: As divisões do Brasil, As Viagens/Meios de
transportes, As florestas, As pessoas e Os Governos, Independência do Brasil, eles serão escolhidos em grupos (dividir os alunos em grupos) de modo que os alunos representarão em dois momentos (1500 e 2020)
da História do Brasil. Em grupos numa cartolina, as crianças irão representar
os temas nos períodos por meio de desenhos, que depois terão que apresentar para
toda a sala por cada equipe. No término da aula, as crianças irão expor seus trabalhos no mural.
Avaliação
Será avaliada a participação das crianças durante as aulas e
se elas são capazes de desenvolver a orientação temporal, ou seja, relacionar o
passado ao presente, indicando mudanças e permanências. Verificar como cada uma
constrói argumentos sobre os conteúdos estudados.
#atividadedescobrimentodobrasil #sequenciadidaticahistoriadobrasil
#sequênciadidáticadescobrimentodobrasil