segunda-feira, 24 de maio de 2021

Interpretação de texto: "O lixo é um problema" - 3º e 4º ano

Hoje vamos abordar um tema de grande relevância ambiental e social: o lixo. Utilizando o texto "O lixo é um problema", podemos desenvolver atividades que estimulam a interpretação de texto para conscientizar nossos alunos sobre a importância do gerenciamento adequado dos resíduos.

Trabalhar com este texto é uma excelente maneira de integrar educação ambiental às habilidades de leitura e escrita.


Como trabalhar o texto:

-Leitura Compartilhada: Inicie com uma leitura compartilhada do texto. Leia em voz alta para os alunos, fazendo pausas para explicar palavras e conceitos desconhecidos.

-Leitura Independente: Peça aos alunos que leiam o texto individualmente ou em duplas, sublinhando ou anotando palavras-chave e pontos importantes.

-Atividades de Interpretação do texto com perguntas de compreensão por escrito

-Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo sobre as questões levantadas no texto. Incentive os alunos a compartilharem suas opiniões e possíveis soluções para o problema do lixo.


Os objetivos desta atividade de acordo com a BNCC são:  

Língua Portuguesa

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF04LP19) Ler e compreender textos expositivos de divulgação científica para crianças, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Geografia e Ciências

(EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reuso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.

(EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
























Abaixo você poderá salvar grátis a atividade em PDF completa.

Acesse o link para salvar:



#atividadelixo  #atividadesobreolixo  #interpretaçãodetexto 

8 comentários:

  1. Muito bom, gostei muito. realmente o que eu procurava, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, grande colaboração para todos nós professores.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado! Mais tem mais perguntas, sao poucas para os meus alunos.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, muito obrigada excelente.

    ResponderExcluir
  5. Que triiii!!! Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.