Na alfabetização, a letra bastão é a primeira a ser trabalhada com os alunos porque ela tem traços simples e linhas retas. A letra cursiva vem depois porque exige mais habilidade motora, sendo apresentada quando os alunos já conseguem ler e escrever.
Dessa forma, no final do 1º ano e no 2° ano, os alunos vão, aos poucos, aprendendo a dominar os movimentos corretos das letras cursivas com o treino da escrita de palavras e frases.
Segundo os neurocientistas escrever com letra cursiva, ativa áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e linguagem, estimula a organização da escrita e contribui para a percepção no espaço.
A letra cursiva ativa diferentes partes do cérebro do que a escrita ou impressão normal. Também fortalece os músculos das mãos e melhora as habilidades motoras que duram a vida toda.
A BNCC traz as seguintes habilidades relacionadas ao ensino da letra cursiva:
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
#letracursiva
#atividadeletracursiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.