sábado, 7 de dezembro de 2019

Diploma para o aluno

Chegou ao final deste ano letivo. Como forma de reconhecer e valorizar todo o esforço e dedicação dos alunos, preparei um  modelo de diploma (colorido ou para colorir) para que vocês possam baixar gratuitamente.

Os diplomas são uma maneira significativa de premiar o esforço contínuo e as conquistas dos alunos. Além de ser uma linda lembrança, eles incentivam os estudantes a se sentirem orgulhosos de seu progresso e sucesso na jornada educacional.

#diplomaaluno

domingo, 1 de dezembro de 2019

Atividades de Natal - Produções escritas

O Natal é uma época repleta de histórias, tradições e emoções, proporcionando uma oportunidade única para incentivar a prática da escrita entre os alunos. Utilizar o tema natalino pode tornar o aprendizado mais envolvente e divertido. 

A seguir, apresento algumas atividades criativas para ajudar seus alunos a praticarem a escrita enquanto exploram a magia do Natal.

#atividadenatal
#atividadeescritanatal

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Produção escrita - Natal

O final do ano é um período mágico para as crianças, cheio de expectativas e sonhos. Escrever uma cartinha para o Papai Noel é uma atividade que pode não apenas estimular a imaginação, mas também desenvolver habilidades de escrita. 

Além disso, aprender a preencher um envelope corretamente é uma habilidade prática que será útil ao longo da vida. Nesta postagem, apresento uma atividade divertida e educativa para seus alunos praticarem a escrita, compondo uma cartinha para o Papai Noel e aprendendo a preencher o envelope.


Como trabalhar o gênero carta:
  • Explique aos alunos que eles irão escrever uma cartinha para o Papai Noel.
  • Converse sobre o que eles poderiam incluir na carta: desejos de presentes, agradecimentos, histórias sobre o ano que passou, etc.
  • Mostre a estrutura básica de uma carta: saudação, corpo da carta e despedida.
  • Distribua o papel de carta ou folhas de papel A4 para os alunos.
  • Peça para eles começarem com uma saudação, por exemplo, "Querido Papai Noel".
  • Oriente-os a escrever sobre o que desejam ganhar de presente, mas também a incluir boas ações que realizaram durante o ano e agradecimentos.
  • Incentive-os a serem criativos e honestos em suas cartas.
  • Lembre-os de encerrar a carta com uma despedida e assinatura, por exemplo, "Com carinho, [Nome]".

Como trabalhar o envelope:
  • Distribua os envelopes para os alunos.
  • Mostre a eles como dobrar a carta e colocá-la dentro do envelope.
  • Explique como preencher o envelope:
  • No centro, o endereço do destinatário (Papai Noel).
  • No canto superior esquerdo, o remetente (o próprio aluno).
  • Forneça o endereço do Papai Noel para que os alunos possam preencher: Papai Noel Polo Norte H0H 0H0.

#cartinhapapainoel







domingo, 27 de outubro de 2019

LIVROS PARA TRABALHAR A CONSCIÊNCIA NEGRA












O PENTE PENTEIA
Autor: Olegario Alfredo
Editora: Mazza Edições
O autor nos indaga sobre o pente e também nos leva a buscar as respostas. O que o pente penteia? Algumas resposta ele nos dá, outras ele nos deixa a pensar. 


ABECEDÁRIO AFRO E POESIA
Autor: Silvio Costa
Editora: Paulus
Ao abrir as páginas de Abecedário afro de poesia, você vai encontrar muitas outras que descendem da cultura africana, de B a Z. E no final do livro há um glossário com a relação dos termos afros citados durante o texto e seus respectivos significados.


O CABELO DE LELÊ
Autor: Valéria Belém
Editora: IBEP
Depois de ver tanta gente vir, tanta gente ir, uma menina sonha em atravessar um rio para conhecer o que há na outra margem: novos amigos, novos passeios, outros perfumes, outros sabores...

O MENINO MARROM
Autor: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
É a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.

Segundo a BNCC o aluno deve ser capaz de:

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas(europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

FILMES SOBRE PROFESSORES


APROVEITE O MÊS DO PROFESSOR PARA ASSISTIR A ESTES FILMES MARAVILHOSOS:

AO MESTRE COM CARINHO 
Um jovem professor enfrenta alunos indisciplinados, neste filme clássico que refletiu alguns dos problemas e medos dos adolescentes dos anos 60. 

MEU MESTRE, MINHA VIDA 
Arrogante e autoritário, o professor Joe Clark é convidado por seu amigo Frank Napier a assumir o cargo de diretor na problemática escola em Paterson, New Jersey.

ENTRE OS MUROS DA ESCOLA 
François e os demais amigos professores se preparam para enfrentar mais um novo ano letivo. Tudo seria normal se a escola não estive em um bairro cheio de conflitos. François quer surpreender os jovens ensinando o sentido da ética, mas eles não parecem dispostos a aceitar os métodos propostos.

MISTER HOLLAND, ADORÁVEL PROFESSOR 
Compositor Glenn Holland passou a vida inteira dedicado aos alunos de música e ao filho que nasceu surdo. Mas sempre sonhando com o momento em que comporia sua própria sinfonia.

sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Livrinho com as vogais









































Procedimentos para a realização da atividade:

1. O aluno irá recortar e colar as figuras correspondentes às letras iniciais.
2. Recortar as páginas, grampeá-las com a capa na frente para montar o livrinho.


domingo, 29 de setembro de 2019

Os Direitos das Crianças

A Semana das Crianças é uma excelente oportunidade para abordar temas fundamentais que ajudam na formação cidadã dos nossos alunos. Um desses temas é o Direito das Crianças, um assunto crucial que merece ser explorado e discutido. Aqui está uma sugestão de atividade para trabalhar esse tema de maneira dinâmica e envolvente em sua sala de aula.

Atividade: Explorando os Direitos das Crianças

Objetivos:

Conscientizar os alunos sobre os direitos das crianças.
Promover a reflexão e a discussão sobre o respeito a esses direitos.
Estimular a expressão artística dos alunos.

Procedimentos:

Comece a atividade apresentando o desenho, contendo os direitos das crianças. 
Explique brevemente a importância dos direitos das crianças e como esses direitos são essenciais para garantir uma infância saudável e feliz.
Organize uma roda de conversa com os alunos. Pergunte a eles o que sabem sobre cada um dos direitos escritos nos balões. Questione, por exemplo:
"O que significa ter direito à educação?"
"Por que é importante que as crianças tenham o direito de brincar?"
Deixe os alunos expressarem suas opiniões e conhecimentos. Anote as respostas no quadro para que todos possam ver.
Proponha uma discussão em grupo sobre se esses direitos estão sendo respeitados. Pergunte:
"Vocês acham que todas as crianças têm esses direitos garantidos?"
"O que podemos fazer para ajudar a garantir que todos os direitos sejam respeitados?"
Incentive os alunos a pensar em exemplos do dia a dia e a compartilhar suas experiências pessoais.
Peça a cada criança que escolha um dos direitos mencionados nos balões e faça uma ilustração que represente esse direito. Distribua papel e materiais de desenho para que os alunos possam criar suas obras.
Quando todos os desenhos estiverem prontos, organize a montagem de um mural na sala de aula ou em um local comum da escola.
Disponha os desenhos de forma harmoniosa, criando um painel colorido e informativo que celebre os direitos das crianças.
 Convide os alunos a apresentarem seus desenhos e a explicarem o que eles representam.

#diadascrianças 
#atividadediadacriança  
#diadacrianca   
#atividadesdiversificadas


sexta-feira, 13 de setembro de 2019

12 livros imperdíveis da literatura infantil brasileira

Limeriques -  Tatiana Belinky
Dezenove poemas desengonçados - Ricardo Azevedo
Ou isto ou aquilo - Cecília Meireles
O fantástico mistério de Feiurinha - Pedro Bandeira
Bisa, Bia, Bisa Bel - Ana Maria Machado
Marcelo, marmelo, martelo - Ruth Rocha

História meio ao contrário - Ana Maria Machado
A bruxinha atrapalhada - Eva Furnari
A vaca Mimosa e a mosca Zenilda - Sylvia Orthof
A fada que tinha ideias - Fernanda Lopes de Almeida
O menino maluquinho - Ziraldo
Reinações de Narizinho - Monteiro Lobato



domingo, 8 de setembro de 2019

FASES DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA


A partir da compreensão das fases de escrita, você pode iniciar o trabalho com a sondagem da escrita , ou seja, o que a criança já pensa a respeito da escrita. Este diagnóstico vai ser importante para você conhecer seus alunos. Faça uma análise de cada criança e procure saber em qual fase ela se encontra nesse processo de aquisição da escrita. 

Com essa sondagem você poderá propor atividades que favoreçam a reflexão da criança sobre a escrita, porque é pensando que ela aprende. 

👉Acesse o link azul para saber como realizar a sondagem da escrita:


👉Veja também as nossas Apostilas de Alfabetização para trabalhar as fases de aquisição da escrita:

sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Filmes que todo professor deveria assistir

Cordas
O curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral.

Extraordinário
Auggie é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas.Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança. 

Como estrelas na Terra -Toda criança é especial
O filme indiano conta a história de uma criança que sofre com dislexia e não é compreendida pelos professores e pais.

Um sonho possível
A narrativa começa com uma família branca ajudando um adolescente negro que vive como sem-teto. Com o tempo, tal ato acaba se convertendo em adoção. Acolhido no seio de sua nova família, Michael Oher se descobre um atleta de talento.

Nenhum a menos
As dificuldades encontradas por uma menina de 13 anos quando tem de substituir seu professor, que viaja para ajudar a mãe doente.


sábado, 24 de agosto de 2019

História em quadrinhos sobre a Independência do Brasil

Olá,  professores!

Estamos sempre em busca de formas inovadoras e criativas para ensinar História aos nossos alunos, não é mesmo? Uma maneira fantástica de abordar a Independência do Brasil é através das histórias em quadrinhos (HQs). Elas capturam a atenção dos alunos de maneira lúdica e educativa, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo.

Como utilizar a história em quadrinhos:

1. Inicie a aula com uma breve conversa sobre o que os alunos já sabem sobre a Independência do Brasil. Faça perguntas como:
O que é independência?
Quem foi Dom Pedro I?
Quando e como ocorreu a Independência do Brasil?

2.Distribua a HQ para os alunos e leia junto com eles. Pare em momentos chave para discutir o que está acontecendo na história, quem são os personagens principais e como eles estão contribuindo para os eventos narrados.

3.  Divida a turma em pequenos grupos e entregue uma lista de perguntas para que discutam e respondam juntos. Exemplos de perguntas:

Quem eram os personagens principais da história?
Quais foram os principais eventos que levaram à Independência do Brasil?
Qual foi a importância do grito do Ipiranga?

4.  Cada grupo pode compartilhar suas respostas com a classe. Isso promove a colaboração e permite que os alunos vejam diferentes perspectivas sobre a mesma história.

6. Finalize a aula reforçando a importância da Independência do Brasil e como esse evento moldou a história do país. Reforce a importância de compreender o passado para entender o presente.


#atividadeindependenciadobrasil   
#atividadeindependênciadobrasil
#textoindependenciadobrasil  
#textoindependênciadobrasil

quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Trabalhando as letras do alfabeto com alunos pré-silábicos

As letras são símbolos que representam a escrita.
Os alunos pré-silábicos que utilizam garatujas, rabiscos e pseudoletras ainda não entenderam para que servem as letras.

Como resolver este problema?

-Trabalhe com símbolos (algo que representa alguma coisa): slogans, placas, bandeiras e outros.
Leve para a sala de aula vários exemplos de símbolos e pergunte o que eles representam.  Deixe que eles falem. 

-Diga que as letras representam a escrita, por isso tudo o que formos escrever precisamos usar as letras.

- Por último, aplique esta atividade com símbolos com os alunos pré-silábicos:







sexta-feira, 26 de julho de 2019

Cartões Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando, e é uma excelente oportunidade para envolver os alunos em uma atividade criativa e significativa: a confecção de cartões de Dia dos Pais. Além de incentivar a linguagem escrita, essa atividade permite que as crianças demonstrem seu carinho e gratidão de uma maneira personalizada.

#cartãodiadospais  #cartaodiadospais   #cartaopais   #cartãopapai

Aqui estão algumas sugestões de cartões especiais para os pais:




quarta-feira, 3 de julho de 2019

Trabalhando com texto emendado

Muitas crianças, quando avançam para a fase alfabética, escrevem as palavras juntas, sem os espaços entre elas. Elas reproduzem no papel o que escutam e falam.
Para trabalhar a segmentação de palavras, utilize textos curtos emendados. Forme duplas e questione os alunos sobre a separação de palavras no texto e peça-os para pintarem os espaços entre as palavras, observando quantas palavras tem cada verso.
Exemplo:









































sexta-feira, 21 de junho de 2019

Alfabetizando com textos curtos

O que são os textos curtos?
São textos como parlendas, cantigas e trava-línguas, que as crianças conhecem e já sabem de cor.
Estes textos permitem que a criança estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.
As atividades com textos curtos permitem que as crianças leiam antes de saber ler convencionalmente. Desenvolvem habilidades que se referem à aquisição do código linguístico.

Com estes textos você pode trabalhar de diversas formas:
- Pedir para que o aluno encontre palavras no texto sem saber ler ainda; 
- Preencher com as palavras que estão faltando;
- Colocar o texto na ordem certa (palavras ou versos);
- Escrever o texto em duplas.

Exemplo:


domingo, 19 de maio de 2019

BNCC e a consciência fonológica na alfabetização



A BNCC considera as contribuições da perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita. Mas também aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita.
A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.

Veja aqui algumas atividades para trabalhar a consciência fonológica:

HENNEMANN, Ana L.  Consciência Fonológica – O que é? Como desenvolvê-la?  Novo Hamburgo, 05 de julho/ 2017. Disponível online em:  http://neuropsicopedagogianasaladeaula.blogspot.com.br/2017/07/consciencia-fonologica-o-que-e-como.html


→Veja também outras apostilas com atividades:
https://sites.google.com/site/diariodaprofaglauce/home




quarta-feira, 1 de maio de 2019

O ensino de Ciências e a BNCC

O ensino das Ciências deve partir de indagações a respeito do ambiente e da própria natureza, para que a criança possa percorrer os caminhos já traçados pelas descobertas – observando, associando, expressando, questionando.
Desta forma, o ensino das Ciências segue alguns procedimentos metodológicos, os quais seriam:  formulação de hipóteses, experimentação, observação, solução de problemas, discussões, leituras, registros.
De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções  com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 

Exemplo:

Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?

Experimento:
Plantar um pé de feijão.

Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.

Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?

Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.

Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.

#bnccciências        
#bnccciencias   
 #ensinociencias

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Alfabetização Matemática na BNCC

O aluno utiliza a matemática no seu cotidiano e a utiliza com acertos. Exemplos disso é o trato com números de telefone, de números das casas da rua onde mora, compras que fazem, jogos em que contam, adicionam, subtraem e dão resultados, eventuais coleções de figurinhas etc.

O grande desafio para o professor de alfabetização em Matemática é equacionar o conhecimento matemático cotidiano da criança ao conhecimento matemático formal do aluno, tornando a aprendizagem significativa.

De acordo com a BNCC,  no 1º ano do ensino fundamental:

- OBJETO DO CONHECIMENTO:
Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.


- HABILIDADE NA BNCC: 
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.



EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:




sábado, 16 de março de 2019

Plano de Aula 1º ano de Matemática alinhado a BNCC

  

PLANO DE AULA

COMPONENTE: MATEMÁTICA          ANO:  1º ano 

TÍTULO DA AULA:  Números no seu contexto diário

OBJETO DO CONHECIMENTO: Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.

HABILIDADE NA BNCC: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

PROCEDIMENTOS:
-Organizar uma roda de conversa e perguntar sobre os números e para que servem, quando são usados, até que número eles conhecem.
-Perguntar sobre outras situações em que usamos os números e escrever as respostas na lousa.
-Explorar os números que conhecem e sua utilidade e dar outros exemplos. Levar para a sala revistas e jornais, pedir que identifiquem números e sugerir que, em grupos, montem um cartaz com recortes.
-Socialização dos registros.

RECURSOS: Jornais e revistas, lousa, cartolinas, lápis, lápis de cor

AVALIAÇÃO:
- Registrar através da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.



🍎🍎Conheça as nossas apostilas de planos de aula para 1º ao 5º ano do ensino fundamental no nosso site:








quarta-feira, 13 de março de 2019

Plano de aula 1º ano de Língua Portuguesa alinhado a BNCC


PLANO DE AULA

COMPONENTE: LÍNGUA PORTUGUESA

ANO:  1º 

TÍTULO DA AULA:  Escrevendo uma cantiga conhecida


OBJETOS DO CONHECIMENTO: Escrita compartilhada/ Correspondência fonema-grafema

HABILIDADES DA BNCC: (EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e finalidade do texto.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado,  palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

PROCEDIMENTOS:

*       Cantar com os alunos o texto, garantindo que todos saibam de memória.
*       Organizar as duplas em função do que os alunos sabem sobre a escrita.
*       Explicar que eles vão escrever a música cantada.
*       Esclarecer o trabalho em dupla: um escreve e o outro dita, cada um contribuindo com o outro.
*       Circular pela sala e colocar questões para que reflitam sobre o que escreveram.
*       Socialização das escritas na lousa.

recursos:  Folha de sulfite e lápis

Avaliação: Registro das observações dos alunos, mantendo um controle para que permita intervir junto aos alunos nas próximas atividades.



💓💓Conheça as nossas apostilas de planos de aula no nosso site:






quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Plano de aula para a sondagem da escrita - Alfabetização

No início do ano o professor de 1º e 2º anos deverá realizar a sondagem da escrita para saber em qual fase da escrita os alunos se encontram. Siga o Plano de Aula para realizar o diagnóstico:


PLANO DE AULA - PORTUGUÊS

TEMA:  DITADO PARA SONDAGEM DA ESCRITA

 Para 1º e 2º anos ou outros anos com alunos ainda não alfabéticos


OBJETIVO:
-Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis.

CONTEÚDO:
-Palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc.


DESENVOLVIMENTO:
Atividade será feita individualmente. Chamar um aluno por vez e explicar que ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que a professora vai ditar. 

A cada palavra ditada, pedir para  o aluno ler em voz alta o que acabou de escrever, apontando  com o dedo. 

Anotar em uma folha como o aluno faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se lê sem se deter em cada uma das partes, se associa aquilo que fala à escrita, em que sentido faz a leitura etc.

Exemplo:
JOANINHA
FORMIGA
GRILO

A FORMIGA MORA NO JARDIM.
  
RECURSOS :
Papel e lápis.

AVALIAÇÃO:
O professor vai analisar qual hipótese de escrita o aluno se encontra.