quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Interpretação de histórias em quadrinhos

O uso dos quadrinhos em sala de aula enriquece o repertório cultural do aluno, além de incentivar a leitura. São muitos benefícios para o aluno:

-Capacidade de interpretação;

-Capacidade de assimilação;

-Aumenta o vocabulário;

-Estimula a criatividade e imaginação.

-Aguça a curiosidade;

-Desenvolve o raciocínio.

A habilidade da BNCC que abrange as histórias em quadrinhos no ensino fundamental de 1º ao 5º ano é:

 (EF15LP14) Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).


Disponibilizamos gratuitamente duas histórias em quadrinhos de Eva Furnari do livro "A bruxinha" e outras duas tirinhas da Turma da Mônica. Ambas trazem a interpretação dos textos e as respostas das atividades.  Mas antes de trabalhar as atividades, explore os quadrinhos com a sua turma, seguindo os passos:

Após a leitura dos quadrinhos pelas crianças , convide-as para observar os detalhes de como as histórias se apresentam. Converse detalhadamente sobre cada quadrinho e faça perguntas do tipo: Quem aparece no primeiro quadrinho? O que acontece? Como? Por quê?

Somente após este trabalho, prossiga com as atividades envolvendo a interpretação escrita.

#historiasemquadrinhos   #históriasemquadrinhos   #tirinhas   #bnccquadrinhos    #atividadesdiversificadas  #bncchistoriasemquadrinhos














👉Se você ainda não conhece o nosso site de atividades, clique na imagem para acessá-lo e confira lá as nossas apostilas de atividades. É um material que vale a pena conhecer.



💓💓Agradecemos a sua visita em nossa página!


3 comentários:

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.