Os sinais de pontuação nos ajudam a representar na escrita as pausa, a entonação, intenção e o ritmo da língua falada. Os sinais de pontuação dão sentido ao texto, pois mostram o que o autor quer transmitir.
As atividades disponibilizadas abaixo trazem o emprego dos sinais de pontuação e são destinadas aos alunos a partir do 3º ano do ensino fundamental I.
Como trabalhar os sinais de pontuação?
É importante analisar as produções de texto dos alunos para identificar as necessidades de aprendizagem: quais os sinais que os alunos tem dificuldade em utilizar.
Também é preciso estimular a observação e discussão dos sinais em diferentes gêneros de diversos autores.
Outra estratégia eficiente é trabalhar a revisão coletiva de textos produzidos pela classe.
Quais habilidades da BNCC trabalham sinais de pontuação?
(EF03LP07) Identificar a função na leitura e usar na escrita ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação e, em diálogos (discurso direto), dois-pontos e travessão.
(EF04LP05)Identificar a função na leitura e usar, adequadamente, na escrita ponto final, de interrogação, de exclamação, dois-pontos e travessão em diálogos (discurso direto), vírgula em enumerações e em separação de vocativo e de aposto.
#sinais de pontuação #pontuação #pontuacao #pontuaçãobncc
👉Se você ainda não conhece o nosso site de atividades, clique na imagem para acessá-lo e confira lá as nossas apostilas de atividades. É um material que vale a pena conhecer.
amei tudooooo
ResponderExcluirBOA TARDE! gostei muito, queria mesmo era poder imprimir direto kkkkkk
ResponderExcluir