VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

domingo, 3 de maio de 2015

Plano de aula de alfabetização

As cruzadinhas são atividades que colocam em foco a quantidade de letras necessárias para escrever uma palavra e também quais letras utilizamos em função do "cruzamento" das palavras. 
Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.
Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. 
Para alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade terá desafio se puderem fazê-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala, considerando o valor sonoro. 


Plano de aula
TEMA: CONSTRUÇÃO DA BASE ALFABÉTICA

OBJETIVOS:
·        Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.
·        Levantar questões ortográficas (alunos alfabéticos).

CONTEÚDO:
- Cruzadinhas com banco de palavras para os pré-silábicos e silábicos e sem o banco de palavras para os silábicos-alfabéticos e alfabéticos.

PROCEDIMENTOS:         
·        Explicar na lousa como preencher a cruzadinha;
·        Organizar os alunos em duplas, em função do que os alunos já sabem sobre a escrita. Ex: pré-silábicos com silábicos, silábicos com valor sonoro com silábicos sem valor sonoro, silábicos-alfabéticos com alfabéticos e alfabéticos com alfabéticos.
·        Socialização das respostas na lousa pelas duplas.

RECURSOS:
- Folha com a cruzadinha;
- Quadro negro.

AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade.

domingo, 26 de abril de 2015

Alfabetizando com listas

As listas são as primeiras formas expositivas de texto. 

O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do/a alfabetizando/a e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.


Objetivos:

. Favorecer a aquisição da base alfabética (dos alunos não-alfabéticos) e da base ortográfica (dos alunos alfabéticos).
. Possibilitar a escrita de textos em forma de lista e o reconhecimento o seu uso funcional.


Sugestões de atividades:

. Lista de nomes de animais, frutas, verduras, cores, plantas, objetos, brinquedos, brincadeiras, super-heróis, novelas, filmes, time de futebol, etc.

. Lista de nomes dos alunos da classe, da professora ou dos funcionários da escola.

. Lista de nomes dos alunos presentes ou ausentes; dos aniversariantes do mês.

. Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-as de acordo com: a primeira e última letra; número de letra e de sílaba, vogais e consoantes, primeiras e últimas sílabas.


Exemplo:

#atividadealfabetização
#atividadelista

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Texto "Se as coisas fossem mães"

O poema “Se as coisas fossem mães”, de Sylvia Orthof, é uma obra encantadora que nos convida a imaginar o mundo de maneira afetuosa e criativa, comparando objetos e elementos da natureza às mães. 

Ele é uma excelente oportunidade para explorar sentimentos, fortalecer laços familiares e valorizar o papel das mães na vida das crianças.

Uma sugestão de trabalho para abordar o Dia das Mães é utilizar o texto "Se as coisas fossem mães".  Ele pode ser o ponto de partida para iniciar uma conversa sobre as mães dos alunos.



↠Leia o livro completo para os alunos. Acesse o livro "Se as coisas fossem mães"  aqui


📍Como utilizar o texto

1. Leitura e Interpretação:

  • Leia o poema com os alunos, incentivando-os a imaginar como seriam essas “mães” do poema.
  • Pergunte:
    • Qual foi sua parte favorita do poema?
    • Como você imagina as mães descritas no texto?
    • O que o poema nos ensina sobre o amor e o cuidado?

2. Conversando sobre as Mães dos Alunos:

  • Pergunte aos alunos sobre suas mães ou figuras maternas:
    • O que torna sua mãe ou responsável especial?
    • Quais são os momentos mais felizes que você viveu com ela?
    • O que você gostaria de dizer para ela hoje?

3. Produção escrita: "Se minha mãe fosse...":

  • Proponha que os alunos completem a frase “Se minha mãe fosse uma coisa, ela seria...” e expliquem o motivo.
  • Incentive-os a ilustrar sua resposta com um desenho criativo.

4. Mural Coletivo:

  • Junte os trabalhos dos alunos e monte um mural com o título: “Se as Coisas Fossem Mães...”
  • Inclua o poema de Sylvia Orthof ao lado das produções das crianças.
5. Teatrinho 
  • Outra dica é fazer um teatrinho ou jogral com o poema para apresentar às mães dos alunos.


📚 Gostou da ideia? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!


#atividadediadasmães
#textoseascoisasfossemmães




Seguidores