VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Alfabetização Matemática na BNCC

O aluno utiliza a matemática no seu cotidiano e a utiliza com acertos. Exemplos disso é o trato com números de telefone, de números das casas da rua onde mora, compras que fazem, jogos em que contam, adicionam, subtraem e dão resultados, eventuais coleções de figurinhas etc.

O grande desafio para o professor de alfabetização em Matemática é equacionar o conhecimento matemático cotidiano da criança ao conhecimento matemático formal do aluno, tornando a aprendizagem significativa.



De acordo com a BNCC,  no 1º ano do ensino fundamental:

- OBJETO DO CONHECIMENTO:
Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.


- HABILIDADE NA BNCC: 
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.



EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:




sábado, 16 de março de 2019

Plano de Aula 1º ano de Matemática alinhado a BNCC

  

PLANO DE AULA

COMPONENTE: MATEMÁTICA          ANO:  1º ano 

TÍTULO DA AULA:  Números no seu contexto diário

OBJETO DO CONHECIMENTO: Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.

HABILIDADE NA BNCC: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

PROCEDIMENTOS:
-Organizar uma roda de conversa e perguntar sobre os números e para que servem, quando são usados, até que número eles conhecem.
-Perguntar sobre outras situações em que usamos os números e escrever as respostas na lousa.
-Explorar os números que conhecem e sua utilidade e dar outros exemplos. Levar para a sala revistas e jornais, pedir que identifiquem números e sugerir que, em grupos, montem um cartaz com recortes.
-Socialização dos registros.

RECURSOS: Jornais e revistas, lousa, cartolinas, lápis, lápis de cor

AVALIAÇÃO:
- Registrar através da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.



🍎🍎Conheça as nossas apostilas de planos de aula para 1º ao 5º ano do ensino fundamental no nosso site:



quarta-feira, 13 de março de 2019

Plano de aula 1º ano de Língua Portuguesa alinhado a BNCC


PLANO DE AULA

COMPONENTE: LÍNGUA PORTUGUESA

ANO:  1º 

TÍTULO DA AULA:  Escrevendo uma cantiga conhecida


OBJETOS DO CONHECIMENTO: Escrita compartilhada/ Correspondência fonema-grafema

HABILIDADES DA BNCC: (EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e finalidade do texto.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado,  palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

PROCEDIMENTOS:

*       Cantar com os alunos o texto, garantindo que todos saibam de memória.
*       Organizar as duplas em função do que os alunos sabem sobre a escrita.
*       Explicar que eles vão escrever a música cantada.
*       Esclarecer o trabalho em dupla: um escreve e o outro dita, cada um contribuindo com o outro.
*       Circular pela sala e colocar questões para que reflitam sobre o que escreveram.
*       Socialização das escritas na lousa.

recursos:  Folha de sulfite e lápis

Avaliação: Registro das observações dos alunos, mantendo um controle para que permita intervir junto aos alunos nas próximas atividades.



💓💓Conheça as nossas apostilas de planos de aula no nosso site:






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Trabalhando a indisciplina na escola

Aqui vão mais algumas sugestões de trabalho com uma classe de alunos com problemas de indisciplina e de aprendizagem.

É importante conversar com os alunos para descobrir como é a vida deles em casa. Geralmente são crianças com problemas na família. Infelizmente não há nada o que fazer quanto aos problemas familiares, mas será preciso ajudá-los a melhorar a autoestima, entenderem o motivo de sua ida à escola e mostrá-los  a importância de estudar.

O texto "ESTUDAR É VENCER" pode ser utilizado com crianças maiores de 9 anos para refletirem sobre seus desejos para o futuro e a necessidade do estudo na escolha de uma profissão e de uma vida melhor. 
Fazer a leitura coletiva e discussão do texto com a participação de todos e por fim o registro através de desenhos ou escrita das expectativas dos alunos de uma vida melhor através dos estudos.

#indisciplinadosalunos
#atividadeajudaindisciplina









segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Folclore: Trabalhando com lendas

📌Abaixo trouxemos algumas sugestões de  atividades para trabalhar com o maravilhoso mundo das lendas folclóricas: 

1- Na leitura diária do professor, ler para os alunos as lendas com a ajuda dos livros ilustrados.

2- Pedir para os alunos trazerem para a sala de aula tudo o que encontrarem sobre as lendas do folclore. Fazer uma votação das lendas que gostariam de conhecer. Também a família poderá colaborar contando e escrevendo uma lenda conhecida.

3- Na roda de conversa, compartilhar com os colegas todo o material da pesquisa sobre as lendas. Aproveitando a conversa, introduzir o que é uma lenda e suas características principais:

Lendas  são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.

4- Trabalhar uma lenda de cada vez. Tire cópias das lendas para os alunos lerem e  fazerem as ilustrações.

5- Fazer a interpretação oral do texto com perguntas a todos os alunos. Depois trabalhar a interpretação escrita só para os alunos que já sabem ler.

6- Para os alunos que ainda não sabem ler, introduzir atividades de reconstrução da escrita como listas, cruzadinhas, caça-palavras etc, sempre relacionadas ao tema.

7- Fazer a produção coletiva da lenda na lousa com a participação de todos os alunos. 

8- Para os alunos que já sabem ler, pedir a reescrita do texto, em que terão que escrever a lenda com suas próprias palavras.   



📌Abaixo segue um exemplo de lenda do folclore brasileiro:



👉Se você tiver alguma sugestão ou quiser compartilhar como foi a experiência com seus alunos, deixe um comentário abaixo. Adoramos ouvir suas histórias!


#atividadelendas    
#atividadefolclore

quinta-feira, 26 de abril de 2018

DIA DAS MÃES - LIVRINHO

O Dia das Mães é uma data especial que desperta amor, gratidão e criatividade nos alunos. Que tal transformar esse momento em uma oportunidade para desenvolver a escrita e o afeto dos estudantes? 

Apresentamos um livrinho temático com atividades emocionantes que os alunos poderão personalizar e entregar como presente à mamãe!


📙 Por que usar um livrinho como atividade?

  • Atividades criativas estimulam os alunos a expressarem sentimentos e ideias por meio da escrita.
  • O presente personalizado emociona e aproxima as crianças de suas mães.
  • As crianças se orgulham de compartilhar suas criações.

📗 O que o livrinho contém?

Nosso livrinho inclui:

  • Capa personalizável: com espaço para desenho ou foto.
  • Minhas memórias com a mamãe: Espaço para os alunos registrarem momentos especiais.
  • Tudo sobre a minha mãe: Registro 
  • Cartinha: Modelo para os alunos escreverem uma mensagem cheia de carinho.

📘 Como montar o livrinho?

  1. Baixe o modelo pronto.
  2. Imprima no papel A4. 
  3. Monte com os alunos.
  4. Finalize amarrando as páginas com um laço ou grampeie no formato de livrinho.

📌Dica extra para o professor

Promova uma roda de conversa antes da atividade para que os alunos compartilhem o que mais admiram em suas mães. Isso ajudará a inspirá-los durante a criação do livrinho.


Com o livrinho do Dia das Mães, seus alunos poderão praticar a escrita de forma significativa, além de criar um presente único e cheio de amor para suas mães. É uma atividade que une aprendizado, emoção e criatividade.

Baixe agora o modelo e surpreenda as mamães com essa linda lembrança! 💐








domingo, 1 de abril de 2018

ABRIL, MÊS DO LIVRO INFANTIL

O mês do livro é uma excelente oportunidade para cultivar o hábito da leitura entre seus alunos! Desenvolver o gosto por ler é um processo que se constrói diariamente, e o ambiente escolar tem um papel fundamental nesse aprendizado.


Dicas para Incentivar a Leitura:

1️⃣ Leia para os alunos todos os dias: Reserve um momento especial para compartilhar histórias cativantes. O ato de ouvir leituras feitas por um adulto desperta o interesse das crianças e ajuda a desenvolver a imaginação.

2️⃣ Promova a leitura livre: Dedique um tempo na rotina escolar para que as crianças escolham e explorem livros por conta própria. Esse momento incentiva a autonomia e fortalece o vínculo com os livros.

3️⃣ Empreste livros para casa: Monte um sistema de empréstimos simples para que os alunos possam levar histórias para compartilhar com suas famílias. Isso reforça a leitura como uma atividade prazerosa também fora da escola.


Ensine seus alunos a usarem marcadores de página

Você já pensou em como ensinar algo simples pode ser transformador? Explique aos alunos a importância de marcar a página onde pararam:
"Imagine fechar um livro e não lembrar da página ao abri-lo novamente!"

Além de ensinar a utilidade, incentive-os a criarem seus próprios marcadores com desenhos, colagens ou materiais recicláveis. Transforme isso em uma atividade criativa e divertida!



Com essas iniciativas, seus alunos terão mais motivos para mergulhar no mundo mágico da leitura! 🌟

E você, como planeja celebrar o mês do livro em sua sala de aula? Compartilhe nos comentários! 👇




MARCADORES DE PÁGINA PARA BAIXAR:



































#atividadesdiadolivro
#marcadoresdepágina
#atividadeleituradelivros


domingo, 21 de janeiro de 2018

Tags para lembrancinhas de boas-vindas

É muito importante pensar em formas alternativas de acolhimentos aos alunos nos primeiros dias de aula.  
Receber as crianças com um abraço caloroso, cumprimentos e palavras de carinho, auxiliarão na vinculação afetiva dos mesmos. 
Preparar um cartão ou uma simples lembrancinha também ajuda para que as crianças se sintam acolhidas pelo professor e/ou escola.


Disponibilizamos tags com lindas corujinhas para você baixar gratuitamente. Estas etiquetas são para vir junto com uma guloseima ou lembrancinha.



Como baixar grátis as tags?

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#tagboas-vindas

#tagboasvindas

#tagsbem-vindos

#tagbemvindos






















































sábado, 16 de setembro de 2017

ATIVIDADE - DIA DAS CRIANÇAS

A música "Criança Não Trabalha" da dupla Palavra Cantada é uma ferramenta poderosa para abordar o tema do trabalho infantil de maneira lúdica e educativa. 

Utilizar essa canção em sala de aula pode ajudar os alunos a entenderem a importância dos direitos das crianças e a gravidade do trabalho infantil. 

A seguir, apresentamos uma atividade para trabalhar essa música com os alunos.



Acesse a música no Youtube aqui.

Acompanhe a letra:

Lápis, caderno, chiclete, peão Sol, bicicleta, skate, calção Esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão Bola, pelúcia, merenda, crayon Banho de rio, banho de mar, pula sela, bombom Tanque de areia, gnomo, sereia, pirata, baleia, manteiga no pão Giz, merthiolate, band aid, sabão Tenis, cadarço, almofada, colchão Quebra-cabeça, boneca, peteca, botão, pega-pega, papel, papelão Criança não trabalha Criança dá trabalho Criança não trabalha



Como trabalhar a atividade?

Comece a atividade tocando a música "Criança Não Trabalha" para a turma. Peça aos alunos que prestem atenção à letra e às mensagens que ela transmite.

Após ouvirem a música, inicie uma discussão. Pergunte aos alunos o que entenderam da letra e quais são as principais mensagens da canção. Questões como "Por que a música diz que criança não trabalha?" e "O que uma criança deve fazer ao invés de trabalhar?" podem guiar a conversa.

Distribua as cópias da letra da música para os alunos e leia em conjunto. Depois, peça para que sublinhem ou destaquem palavras e frases importantes.

Por último peça que eles respondam a pergunta da atividade e socialize as respostas.


#atividadediadascrianças



sábado, 25 de fevereiro de 2017

Fases da escrita da criança

 De acordo com a teoria exposta em Psicogênese da Língua Escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada:






Seguidores