VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Cartões Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando, e é uma excelente oportunidade para envolver os alunos em uma atividade criativa e significativa: a confecção de cartões de Dia dos Pais. Além de incentivar a linguagem escrita, essa atividade permite que as crianças demonstrem seu carinho e gratidão de uma maneira personalizada.

#cartãodiadospais  #cartaodiadospais   #cartaopais   #cartãopapai

Aqui estão algumas sugestões de cartões especiais para os pais:




quarta-feira, 3 de julho de 2019

Trabalhando com texto emendado

Muitas crianças, quando avançam para a fase alfabética, escrevem as palavras juntas, sem os espaços entre elas. Elas reproduzem no papel o que escutam e falam.

A segmentação de palavras é uma habilidade fundamental no processo de alfabetização.

Ensinar as crianças a identificar os limites entre as palavras em um texto é essencial para que desenvolvam a leitura fluente e a escrita coerente. 

Utilizar textos curtos emendados — onde as palavras aparecem sem separação — é uma estratégia eficaz para estimular essa habilidade de maneira ativa e reflexiva.



Como usar o texto emendado

Use textos curtos e familiares para crianças, como frases ou trechos de histórias infantis.

Leia o texto em voz alta para que os alunos percebam os espaços naturais entre as palavras.

Forme duplas e questione os alunos sobre a separação de palavras no texto.

Oriente-os a identificar palavras conhecidas e usar o contexto para descobrir onde termina uma palavra e começa outra.

Peça-os para pintarem os espaços entre as palavras, observando quantas palavras tem cada verso.

Peça para reescreverem o texto de forma segmentada.


Exemplo:









































#textoemendado
#atividadealfabetização

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Alfabetizando com textos curtos

Textos curtos são textos como parlendas, cantigas e trava-línguas, que as crianças conhecem e já sabem de cor.
Estes textos permitem que a criança estabeleça correspondência entre partes do oral e partes do escrito, ajustando o que sabem de cor à escrita convencional.

As atividades com textos curtos permitem que as crianças leiam antes de saber ler convencionalmente. Desenvolvem habilidades que se referem à aquisição do código linguístico.


Com estes textos você pode trabalhar de diversas formas:

- Leia ou cante o texto com os alunos.
- Peça que os alunos repitam o texto em coro, marcando o ritmo com palmas ou batidas leves.
- Varie a entonação e a velocidade, tornando a atividade divertida.
- Pedir para que o aluno encontre palavras no texto sem saber ler ainda; 
- Preencher com as palavras que estão faltando;
- Colocar o texto na ordem certa (palavras ou versos);
- Escrever o texto em duplas.


Exemplo:

quarta-feira, 1 de maio de 2019

O ensino de Ciências e a BNCC

O ensino das Ciências deve partir de indagações a respeito do ambiente e da própria natureza, para que a criança possa percorrer os caminhos já traçados pelas descobertas – observando, associando, expressando, questionando.

Desta forma, o ensino das Ciências segue alguns procedimentos metodológicos, os quais seriam:  formulação de hipóteses, experimentação, observação, solução de problemas, discussões, leituras, registros.

De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico, como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções  com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. 

Exemplo de Procedimento Metodológico com o conteúdo "As Plantas"

Formulação de Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?

Experimento:
Plantar um pé de feijão.

Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.

Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?

Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.


Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.


#bnccciências        
#bnccciencias   
 #ensinociencias

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Alfabetização Matemática na BNCC

O aluno utiliza a matemática no seu cotidiano e a utiliza com acertos. Exemplos disso é o trato com números de telefone, de números das casas da rua onde mora, compras que fazem, jogos em que contam, adicionam, subtraem e dão resultados, eventuais coleções de figurinhas etc.

O grande desafio para o professor de alfabetização em Matemática é equacionar o conhecimento matemático cotidiano da criança ao conhecimento matemático formal do aluno, tornando a aprendizagem significativa.



De acordo com a BNCC,  no 1º ano do ensino fundamental:

- OBJETO DO CONHECIMENTO:
Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.


- HABILIDADE NA BNCC: 
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.



EXEMPLOS DE ATIVIDADES DE MATEMÁTICA NO DIA-A-DIA DA CRIANÇA:




sábado, 16 de março de 2019

Plano de Aula 1º ano de Matemática alinhado a BNCC

  

PLANO DE AULA

COMPONENTE: MATEMÁTICA          ANO:  1º ano 

TÍTULO DA AULA:  Números no seu contexto diário

OBJETO DO CONHECIMENTO: Contagem de rotina. Contagem ascendente e descendente.  Reconhecimento de números no contexto diário: indicação de quantidades, indicação de ordem ou indicação de código para a organização de informações.

HABILIDADE NA BNCC: (EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

PROCEDIMENTOS:
-Organizar uma roda de conversa e perguntar sobre os números e para que servem, quando são usados, até que número eles conhecem.
-Perguntar sobre outras situações em que usamos os números e escrever as respostas na lousa.
-Explorar os números que conhecem e sua utilidade e dar outros exemplos. Levar para a sala revistas e jornais, pedir que identifiquem números e sugerir que, em grupos, montem um cartaz com recortes.
-Socialização dos registros.

RECURSOS: Jornais e revistas, lousa, cartolinas, lápis, lápis de cor

AVALIAÇÃO:
- Registrar através da observação o nível de participação e envolvimento nas atividades propostas.



🍎🍎Conheça as nossas apostilas de planos de aula para 1º ao 5º ano do ensino fundamental no nosso site:



quarta-feira, 13 de março de 2019

Plano de aula 1º ano de Língua Portuguesa alinhado a BNCC


PLANO DE AULA

COMPONENTE: LÍNGUA PORTUGUESA

ANO:  1º 

TÍTULO DA AULA:  Escrevendo uma cantiga conhecida


OBJETOS DO CONHECIMENTO: Escrita compartilhada/ Correspondência fonema-grafema

HABILIDADES DA BNCC: (EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e finalidade do texto.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado,  palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

PROCEDIMENTOS:

*       Cantar com os alunos o texto, garantindo que todos saibam de memória.
*       Organizar as duplas em função do que os alunos sabem sobre a escrita.
*       Explicar que eles vão escrever a música cantada.
*       Esclarecer o trabalho em dupla: um escreve e o outro dita, cada um contribuindo com o outro.
*       Circular pela sala e colocar questões para que reflitam sobre o que escreveram.
*       Socialização das escritas na lousa.

recursos:  Folha de sulfite e lápis

Avaliação: Registro das observações dos alunos, mantendo um controle para que permita intervir junto aos alunos nas próximas atividades.



💓💓Conheça as nossas apostilas de planos de aula no nosso site:






quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Trabalhando a indisciplina na escola

Aqui vão mais algumas sugestões de trabalho com uma classe de alunos com problemas de indisciplina e de aprendizagem.

É importante conversar com os alunos para descobrir como é a vida deles em casa. Geralmente são crianças com problemas na família. Infelizmente não há nada o que fazer quanto aos problemas familiares, mas será preciso ajudá-los a melhorar a autoestima, entenderem o motivo de sua ida à escola e mostrá-los  a importância de estudar.

O texto "ESTUDAR É VENCER" pode ser utilizado com crianças maiores de 9 anos para refletirem sobre seus desejos para o futuro e a necessidade do estudo na escolha de uma profissão e de uma vida melhor. 
Fazer a leitura coletiva e discussão do texto com a participação de todos e por fim o registro através de desenhos ou escrita das expectativas dos alunos de uma vida melhor através dos estudos.

#indisciplinadosalunos
#atividadeajudaindisciplina









segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Folclore: Trabalhando com lendas

📌Abaixo trouxemos algumas sugestões de  atividades para trabalhar com o maravilhoso mundo das lendas folclóricas: 

1- Na leitura diária do professor, ler para os alunos as lendas com a ajuda dos livros ilustrados.

2- Pedir para os alunos trazerem para a sala de aula tudo o que encontrarem sobre as lendas do folclore. Fazer uma votação das lendas que gostariam de conhecer. Também a família poderá colaborar contando e escrevendo uma lenda conhecida.

3- Na roda de conversa, compartilhar com os colegas todo o material da pesquisa sobre as lendas. Aproveitando a conversa, introduzir o que é uma lenda e suas características principais:

Lendas  são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.

4- Trabalhar uma lenda de cada vez. Tire cópias das lendas para os alunos lerem e  fazerem as ilustrações.

5- Fazer a interpretação oral do texto com perguntas a todos os alunos. Depois trabalhar a interpretação escrita só para os alunos que já sabem ler.

6- Para os alunos que ainda não sabem ler, introduzir atividades de reconstrução da escrita como listas, cruzadinhas, caça-palavras etc, sempre relacionadas ao tema.

7- Fazer a produção coletiva da lenda na lousa com a participação de todos os alunos. 

8- Para os alunos que já sabem ler, pedir a reescrita do texto, em que terão que escrever a lenda com suas próprias palavras.   



📌Abaixo segue um exemplo de lenda do folclore brasileiro:



👉Se você tiver alguma sugestão ou quiser compartilhar como foi a experiência com seus alunos, deixe um comentário abaixo. Adoramos ouvir suas histórias!


#atividadelendas    
#atividadefolclore

quinta-feira, 26 de abril de 2018

DIA DAS MÃES - LIVRINHO

O Dia das Mães é uma data especial que desperta amor, gratidão e criatividade nos alunos. Que tal transformar esse momento em uma oportunidade para desenvolver a escrita e o afeto dos estudantes? 

Apresentamos um livrinho temático com atividades emocionantes que os alunos poderão personalizar e entregar como presente à mamãe!


📙 Por que usar um livrinho como atividade?

  • Atividades criativas estimulam os alunos a expressarem sentimentos e ideias por meio da escrita.
  • O presente personalizado emociona e aproxima as crianças de suas mães.
  • As crianças se orgulham de compartilhar suas criações.

📗 O que o livrinho contém?

Nosso livrinho inclui:

  • Capa personalizável: com espaço para desenho ou foto.
  • Minhas memórias com a mamãe: Espaço para os alunos registrarem momentos especiais.
  • Tudo sobre a minha mãe: Registro 
  • Cartinha: Modelo para os alunos escreverem uma mensagem cheia de carinho.

📘 Como montar o livrinho?

  1. Baixe o modelo pronto.
  2. Imprima no papel A4. 
  3. Monte com os alunos.
  4. Finalize amarrando as páginas com um laço ou grampeie no formato de livrinho.

📌Dica extra para o professor

Promova uma roda de conversa antes da atividade para que os alunos compartilhem o que mais admiram em suas mães. Isso ajudará a inspirá-los durante a criação do livrinho.


Com o livrinho do Dia das Mães, seus alunos poderão praticar a escrita de forma significativa, além de criar um presente único e cheio de amor para suas mães. É uma atividade que une aprendizado, emoção e criatividade.

Baixe agora o modelo e surpreenda as mamães com essa linda lembrança! 💐








Seguidores