VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS
domingo, 29 de setembro de 2019
Os Direitos das Crianças
sábado, 21 de setembro de 2019
PARA TRABALHAR PRODUÇÃO DE TEXTO COM ALUNOS DE 3º, 4º E 5º ANOS
A produção de texto é uma das habilidades mais importantes no desenvolvimento da escrita dos alunos.
Para ajudar nesse processo, preparamos duas folhas de atividades que incentivam as crianças a refletirem sobre diversos temas e, assim, estimularem a imaginação e a expressão pessoal.
Folha 1: Explorando o Mundo ao Redor
A primeira folha traz pensamentos e temas que incentivam as crianças a refletirem sobre coisas que conhecem e amam. As crianças serão estimuladas a escrever sobre temas como:
- Lugares que você gostaria de visitar
- Festas que marcaram sua vida
- Animais que adoram
- Família e Amigos especiais
- Coisas que mais gosta de fazer
Esta folha oferece uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas experiências e preferências pessoais, desenvolvendo sua capacidade de expressar pensamentos e sentimentos de forma clara.
Folha 2: Refletindo sobre Sonhos e Possibilidades
A segunda folha traz um tema mais introspectivo: "Nós temos sonhos" . Esse exercício propõe que as crianças pensem sobre seus desejos, objetivos e aspirações , incentivando-as a escrever sobre o que gostariam de ser ou fazer no futuro. Pode ser uma oportunidade para trabalhar a criatividade e a autoestima dos alunos, além de ajudá-los a visualizar seus próprios sonhos.
domingo, 8 de setembro de 2019
FASES DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA
sexta-feira, 6 de setembro de 2019
Filmes que todo professor deveria assistir
O curta animado “Cordas” narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral.
Extraordinário
Auggie é um garoto que nasceu com uma deformação facial, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas.Aos 10 anos, ele pela primeira vez frequentará uma escola regular, como qualquer outra criança.
sábado, 24 de agosto de 2019
História em quadrinhos sobre a Independência do Brasil
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Trabalhando as letras do alfabeto com alunos pré-silábicos
Como resolver este problema?
- Leve para a sala de aula vários exemplos de símbolos e pergunte o que eles representam. Deixe que eles falem.
- Por último, aplique esta atividade com símbolos com os alunos pré-silábicos:
sexta-feira, 26 de julho de 2019
Cartões Dia dos Pais
quarta-feira, 3 de julho de 2019
Trabalhando com texto emendado
sexta-feira, 21 de junho de 2019
Alfabetizando com textos curtos
As atividades com textos curtos permitem que as crianças leiam antes de saber ler convencionalmente. Desenvolvem habilidades que se referem à aquisição do código linguístico.
Com estes textos você pode trabalhar de diversas formas:
- Leia ou cante o texto com os alunos.
- Preencher com as palavras que estão faltando;
- Colocar o texto na ordem certa (palavras ou versos);
- Escrever o texto em duplas.
quarta-feira, 1 de maio de 2019
O ensino de Ciências e a BNCC
De acordo com a BNCC, no ensino de Ciências, o aluno deve:
Exemplo de Procedimento Metodológico com o conteúdo "As Plantas"
Formulação de Hipóteses:
As crianças fazem o levantamento de hipóteses de acordo com suas curiosidades:
- Como nasce uma planta?
- O que a planta precisa para crescer?
Experimento:
Plantar um pé de feijão.
Observação e registro:
Durante o experimento, a criança vai registrando suas observações.
Solução de problemas:
Durante o processo as crianças observaram que uma planta morreu.
Em uma roda de conversa fazer o levantamento de hipóteses e incentivar a busca por solução do problema:
Por que isso aconteceu? O que fazer para que isso não ocorra novamente?
Discussão:
Rodas de conversa durante todo o experimento.
Leituras:
Trazer textos que falem a respeito do tema para aprofundar o estudo.