VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

quinta-feira, 20 de maio de 2021

Atividades: Adição com material dourado

O material dourado é uma ferramenta valiosa no ensino de conceitos matemáticos básicos, como a adição. 

Neste post, disponibilizamos algumas atividades de adição com material dourado em folhas impressas para você utilizar em sala de aula 


Como utilizar o material dourado na adição?

Após os alunos se familiarizarem com as partes do material dourado, as operações podem ser realizadas. 

Nas operações os alunos devem montar os números utilizando o material dourado. Para realizar a soma, primeiramente, o aluno deverá juntar os quadradinhos das unidades. Feito isso, deverá procurar as dezenas. 

Depois de realizarem a adição manipulando o material dourado, os alunos terão mais facilidade ao realizar os cálculos através dos algoritmos. 


Habilidades da BNCC

Estas atividades contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.


Para baixar as atividades, siga os passos:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#atividadesadição
#materialdouradoatividade



quarta-feira, 19 de maio de 2021

Atividades com as 4 operações

Aprender matemática pode ser divertido com os labirintos de continhas onde cada passo depende de resolver uma operação de adição, subtração ou divisão. 

É exatamente isso que as folhas de atividades que preparamos oferecem: uma maneira criativa de treinar cálculos.


Para baixar as atividades, é só seguir as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


terça-feira, 18 de maio de 2021

Atividade Sistema de Numeração Decimal (Dezenas e Unidades)

Trabalhar o sistema de numeração decimal é importante para fortalecer suas habilidades matemáticas básicas, promovendo uma compreensão sólida dos números e facilitando a resolução de problemas do cotidiano. 

Por isso, disponibilizamos abaixo mais atividades com o Sistema de Numeração Decimal  (Dezenas e Unidades). 


Habilidades da BNCC

As atividades contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.


Baixe Gratuitamente as Atividades

As atividades estão prontas para baixar, imprimir e aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa. 

Siga as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#sistemadenumeraçãodecimal

#atividadesnumeraçãodecimal


 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Quebra-cabeça de números até 20

O quebra-cabeça poderá ser utilizado individualmente ou em duplas.

Para jogar em duplas siga as orientações:

- Embaralhar e arrumar as cartas viradas para baixo na mesa;

- Cada criança ficará com três cartas na mão;

- Quem começa vira uma carta e vê se consegue completar o quebra-cabeça;

- Se não formar o quebra-cabeça, deverá devolver a carta na mesa;

- Se conseguir completar, deixar o quebra-cabeça montado na mesa;

- E assim sucessivamente até todos os quebra-cabeças sejam montados;

- Ganha quem formar o maior número de quebra-cabeças.

Para baixar grátis em PDF clique no link:

https://drive.google.com/file/d/1IaF0ITv1YuQRu115vWSU7ekSJsheVOu2/view?usp=sharing

domingo, 16 de maio de 2021

Animais vertebrados - Fichas e atividade

Olá, hoje disponibilizo fichas de classificação dos animais vertebrados para baixar gratuitamente.

Uma sugestão é pedir para os alunos colarem essas fichas no caderno a fim de possam consultá-las sempre que precisarem.

A atividade contempla a seguinte habilidade da BNCC:

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo. 

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.)

#classificaçãodosanimais

#atividadeanimais


sexta-feira, 14 de maio de 2021

Ciências: Seres vivos e seres não vivos

A diferença básica entre seres vivos e não vivos ajuda a entender como a natureza e o mundo ao nosso redor funcionam.

Seres Vivos:

Os seres vivos são organismos que têm vida. Eles nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Podem se mover por conta própria e precisam de alimentos para sobreviver. Exemplos de seres vivos incluem animais, plantas, fungos e muitos tipos de micro-organismos, como bactérias.

Seres Não Vivos:

Os seres não vivos são objetos ou substâncias que não têm vida. Eles não crescem, não se reproduzem, não precisam de comida nem podem se mover sozinhos. Exemplos de seres não vivos são pedras, água, ar, solos e objetos como uma cadeira ou um carro.

Para ajudar você a incluir esse tema essencial em suas aulas, hoje trouxemos três atividades gratuitas relacionadas a este conteúdo.


Como trabalhar as atividades

Antes de aplicar as atividades propostas, levante alguns questionamentos para que os alunos tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à reflexão:

- Pergunte  aos alunos o que significa a palavra seres vivos. 

- Solicite que digam as diferenças entre as classificações dos seres vivos. 

- Questione se os seres vivos dependem dos seres não vivos e como isso ocorre. 



#seresvivosenãovivos

#atividadesseresvivos


quinta-feira, 13 de maio de 2021

Atividades com Sequências Numéricas

Trabalhar com sequências numéricas é essencial para desenvolver o raciocínio lógico, a organização mental e a compreensão dos conceitos matemáticos iniciais. 

Pensando nisso, disponibilizamos  atividades planejadas especialmente para alunos do 3º ano do ensino fundamental, promovendo o aprendizado de forma lúdica e eficaz.


O que são sequências numéricas?

As sequências numéricas são conjuntos de números organizados segundo uma lógica ou padrão. São fundamentais para:

  • Identificar regularidades e padrões.
  • Compreender a relação entre números.
  • Desenvolver habilidades de contagem e organização.

Habilidades da BNCC

As atividades disponibilizadas abaixo contemplam a seguinte habilidade da BNCC:

(EF03MA10) Identificar regularidades em sequências ordenadas de números naturais, resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, descrever uma regra de formação da sequência e determinar elementos faltantes ou seguintes.


#sequencianumerica   
#sequência numérica  
#atividadeálgebra


 

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Plano de Aula - Produção de texto - 4 º ano

A produção de textos é uma habilidade essencial para o desenvolvimento da comunicação escrita das crianças. 

Ensinar os alunos a concluírem um texto de forma clara e coesa é fundamental para que aprendam a dar sentido completo a suas ideias, mantendo a atenção do leitor até o final. 

No 4º ano do Ensino Fundamental, é importante que as crianças compreendam a importância de uma boa finalização, que resuma ou conclua a mensagem do texto, gerando uma sensação de conclusão ou resolução.

Neste plano de aula, os alunos terão a oportunidade de entender como o final pode variar conforme o objetivo e o gênero textual.


#planodeaula

#planodeaulatexto

#planodeaulaproduçãodetexto

terça-feira, 11 de maio de 2021

Problemas para 3º e 4º ano

As situações-problemas devem permitir aos alunos elaborarem diferentes procedimentos, proporcionando desafios que os motivem a superarem seus resultados.

Dar oportunidade aos educandos de explorar diferentes possibilidades de resolver um problema é fundamental para conseguirem criar seus próprios registros, inventar uma maneira apropriada de fazer a representação.

Isso deve ser realizado com a socialização das situações em que as crianças podem defender seus procedimentos e resultados perante o grupo. Assim os alunos terão oportunidade de comparar sua forma de resolver um problema com a usada pelos colegas.

Pensando nisso, trouxemos vários problemas para alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental.


Habilidades da BNCC

Os problemas contemplam as seguintes habilidades da BNCC:

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros. 

(EF03MA08) Resolver e elaborar problemas de divisão de um número natural por outro (até 10), com resto zero e com resto diferente de zero, com os significados de repartição equitativa e de medida, por meio de estratégias e registros pessoais

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA06) Resolver e elaborar problemas envolvendo diferentes significados da multiplicação (adição de parcelas iguais, organização retangular e proporcionalidade), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

 (EF04MA07) Resolver e elaborar problemas de divisão cujo divisor tenha no máximo dois algarismos, envolvendo os significados de repartição equitativa e de medida, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos. 


Para baixar todos os problemas em PDF gratuitamente, acesse aqui.


#problemasadição

#problemassubtração

#problemas3ano

#problemas4ano

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Atividades Dia da família - 15 de maio

No dia 15 de maio comemora-se o Dia da Família, data que ressalta a importância do núcleo familiar na formação dos indivíduo.

A família é a unidade básica da sociedade e desempenha um papel central na vida das crianças. Ao explorar as diferentes estruturas familiares, papéis e histórias familiares, os alunos têm a oportunidade de entender e apreciar a diversidade cultural e social ao seu redor.

A atividade disponibilizada abaixo permite aos alunos aprender sobre suas próprias famílias, possibilitando que as crianças desenvolvam uma compreensão mais clara de sua identidade e origens. 

Também trouxemos um lindo desenho de representação da família para os alunos colorirem.


Habilidades da BNCC

De acordo com a BNCC:

(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papeis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

(EF02HI08) Compilar histórias da família e/ou da comunidade registradas em diferentes fontes.


Como realizar a atividade

  1. Antes de iniciar a atividade, promova uma roda de conversa sobre o que é família. Explique que cada família é única e que não importa o tamanho ou formato, todas são especiais.

  2. Peça para os alunos preencherem a ficha com a ajuda dos pais ou responsáveis em casa. Isso permite que a família participe do processo de aprendizagem.

  3. No dia combinado, reserve um momento para que os alunos apresentem seus desenhos e histórias. Incentive-os a ouvir com atenção e respeito, mostrando curiosidade sobre as experiências uns dos outros.

  4. Monte um mural com as atividades. Esse mural será um símbolo da riqueza e diversidade das famílias representadas na sala.


#atividadefamília  

#atividadediadafamília  

#atividadefamilia  

#atividadediadafamilia  

#atividadesfamilia  

#atividadesfamília

Seguidores