VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

domingo, 13 de junho de 2021

Plano de Aula: Interpretação de texto "A lenda do milho"

Hoje trouxemos um plano de aula com o texto "A Lenda do Milho". 

Este texto rico em tradição e folclore oferece uma oportunidade única para desenvolver habilidades de leitura e interpretação, além de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância cultural do milho.

"A Lenda do Milho" é uma narrativa que não só encanta pela sua história, mas também proporciona um mergulho na cultura indígena e na importância histórica do milho. Trabalhar com lendas enriquece o repertório cultural dos alunos e desperta o interesse por diferentes tradições.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Figuras geométricas planas

Hoje trago atividades divertidas e interativas que irão ajudar seus alunos a se familiarizarem com as figuras geométricas planas. 

Em relação às figuras geométricas, a sugestão é ir além de analisar o formato e nomear formas e propor atividades que levem os alunos a observar as características dos objetos.


Como trabalhar as figuras geométricas?

- Primeiro faça uma revisão breve sobre as figuras geométricas planas: triângulos, quadrados, retângulos, círculos, losangos. 

- Distribua e apresente os desenhos das folhas e converse sobre suas características.

- Explore os objetos da sala de aula, pedindo para os alunos encontrarem as formas geométricas apresentadas: círculo, quadrado, triângulo, retângulo, oval e losango. 

- Distribua as atividades das folhas para os alunos realizarem individualmente.


Habilidades da BNCC

Estas atividades contemplam a habilidade da BNCC:

(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos


Para salvar as atividades completas, acesse aqui.





quinta-feira, 10 de junho de 2021

Interpretação e Produção de texto - 3º e 4º ano

A época de festas juninas é marcada por muita diversão, comidas típicas, danças, fogueiras e enfeites coloridos. No entanto, é importante abordar com os alunos um tema sério que envolve os balões juninos. Apesar de serem considerados símbolos da festa, os balões representam um grande perigo ao meio ambiente, às pessoas e aos animais.

Neste post, trazemos um texto sobre o tema para interpretação e uma proposta de produção textual. Vamos educar nossas crianças sobre os riscos e incentivar práticas seguras durante as festividades.


Como trabalhar a compreensão do texto?

São necessárias algumas considerações no trabalho de compreensão do texto:

1.Dar algumas pistas sobre o texto antes da leitura. Desta forma, os alunos passam a possuir, antes de iniciar a tarefa solicitada, um esquema que lhe diz o que tem que fazer e o que ele sabe ou não sobre o que vai ler ou escrever.

 2.Explicar sobre o que será lido, desde que não se pretenda explicar o conteúdo, mas indicar sua temática. Informar os alunos sobre o tipo de texto e sua estrutura é uma forma de lhes proporcionar conhecimentos úteis.

3. Incentivar a formulação de hipóteses sobre o que sucede no texto. As previsões são estabelecidas antes do trabalho em relação aos aspectos sobre a estrutura textual, títulos, subtítulos, numerações, ilustrações, cabeçalhos e etc. Naturalmente, estes indicadores textuais permitem inferir ou antever conteúdos do texto.


Baixe agora o texto gratuitamente:

Para salvar a atividade completa, clique aqui.


💓Você gostou? Deixe aqui uma mensagem dizendo como trabalhou com este material. Ficaremos felizes com o seu retorno!

 
#nterpretaçãodetextofestajunina

#textofestajunina

#produçãotextofestajunina




quarta-feira, 9 de junho de 2021

Atividades O dobro e o triplo

Hoje vamos trabalhar com os conceitos de dobro e triplo. 

Dobro é o resultado de multiplicar uma quantidade por 2, enquanto triplo é o resultado de multiplicar uma quantidade por 3.

Neste post, trouxemos duas atividades que podem ser aplicadas nas aulas, visando fortalecer os conceitos de dobro e triplo.

A habilidade da BNCC para multiplicação no 2º ano é a EF02MA08, que consiste em resolver e elaborar problemas envolvendo dobro, metade, triplo e terça parte. 

Para baixar as atividades siga os passos:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#atividadedobro
#atividadetriplo

segunda-feira, 7 de junho de 2021

Atividades de Alfabetização - Festa Junina

Hoje trouxemos duas atividades de alfabetização com a temática de Festa Junina. As atividades promovem a alfabetização de forma lúdica e conecta as crianças com a cultura das festas juninas. Aproveite a diversão e o aprendizado! 🎶🎉


Atividade 1

O que você irá trabalhar?

A canção "O Balão Vai Subindo" é um clássico das festas juninas que encanta crianças e adultos. Com esta atividade, os alunos vão completar os versos da música com palavras que faltam, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e memória.

A atividade disponibilizada abaixo foca na quantidade de letras necessárias e quais letras são necessárias para escrever uma palavra. Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.

Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. 




Atividade 2
O que você irá trabalhar?

A atividade incentiva a escrita de palavras relacionadas à temática de Festa Junina. 

Favorece a aquisição da base alfabética; possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do aluno e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Também favorece a aquisição da base alfabética (dos alunos não-alfabéticos) e da base ortográfica (dos alunos alfabéticos).












































#alfabetizaçãofestajunina
#músicafestajunina

terça-feira, 1 de junho de 2021

Festa Junina - Sequência didática: Texto de Instrução - Receita

As festas juninas são uma ótima oportunidade para trabalhar com diferentes gêneros textuais de forma contextualizada e divertida. Entre as várias opções, o texto de instrução se destaca como um recurso prático e significativo, pois conecta a teoria à prática.

Nesta sequência didática, vamos explorar o gênero "receita" com atividades que envolvem leitura e compreensão, além de incentivar habilidades culinárias e culturais.

💡Habilidades BNCC relacionadas ao trabalho com a receita

Língua Portuguesa

EF15LP02 - Identificar as características dos gêneros textuais presentes no cotidiano, como receitas, listas e bilhetes, e compreender sua finalidade.

EF15LP09 - Localizar informações explícitas em textos instrucionais, como listas e receitas.

EF15LP12 - Reconhecer a estrutura e as partes de um texto instrucional: título, lista de ingredientes e modo de preparo.

EF35LP14- Identificar e utilizar elementos textuais e gráficos (listas, marcadores, números) que organizam e facilitam a leitura de textos instrucionais.


🍪Sequência Didática - Receita

1º momento:

Verificar os conhecimentos prévios dos alunos:
-Quem cozinha na sua casa?
-Você já cozinhou?
-Sua mãe usa receitas para cozinhar?

Combinar com os alunos de trazerem uma receita de casa no dia seguinte.


2º momento

Socialização das receitas, com a leitura da receita pelo aluno e a observação das receitas dos colegas.
Questão levantada pela professora: "O que tem em uma receita?"
Registro das hipóteses.


3º momento

A professora traz a receita escrita em um cartaz.
Leitura do texto pelos alunos.
A professora pergunta aos alunos:
- Que tipo de texto é este?
- Para que serve este texto?

A professora combina de preparar a receita com os alunos no dia seguinte.
Pergunta: "O que vamos precisar trazer para fazer a receita amanhã?"
Registro do que cada um vai trazer.


4º momento

Neste dia fazer a leitura dos ingredientes para saber se temos todos eles. Em seguida ler a receita para prepará-la.
As crianças participam da preparação da receita e depois de pronta todos vão saborear o bolo.


5º momento

Para verificação das hipóteses levantadas:
A professora pergunta aos alunos:
- Quais são as partes de uma receita?
- Na receita que vocês trouxeram de casa tinham essas partes?
- Por que é importante ter em uma receita os ingredientes e o modo de fazer?
 - Será que todas as receitas têm essas partes?


6º momento

Trazer livros de receitas para observação  e verificação das estruturas de receitas diversas.



#receitafestajunina
#sequenciadidaticafestajunina
#sequenciafestajunina


segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sistema de Numeração Decimal - Milhar

Hoje trago para vocês atividades impressas gratuitas que visam trabalhar a representação de números com quatro ordens. 

Essas atividades são ótimas para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio matemático das crianças de 4º e 5º ano do ensino fundamental.


📌De acordo com a BNCC as atividades contemplam a seguinte habilidade:

(EF03MA02) Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.


📂Estas atividades podem ser baixadas e impressas gratuitamente. Basta acessar aqui. e aproveitar para tornar o aprendizado da matemática mais divertido e educativo.

Espero que essas sugestões sejam úteis e estimulem o interesse das crianças pelo mundo dos números. 

Se gostaram dessas atividades, não se esqueçam de compartilhar com educadores para que mais crianças possam se beneficiar desse material gratuito.


#atividadesnúmeros
#sistemadenumeraçãodecimal


👉 Conheça o nosso site e fique por dentro das novidades:


domingo, 30 de maio de 2021

Festa Junina na Arte Brasileira

Hoje não há como negar que a festa junina é uma das nossas expressões culturais mais características, tanto que inspiraram a criação de inúmeras obras de arte. 

Foi pelas mãos de importantes pintores, como Di Cavalcanti e Anita Malfatti, que o colorido dos balões, bandeirinhas, fogueiras e quadrilhas foram eternizados em quadros que cativam e emocionam. 

Nas atividades disponibilizadas a seguir, o objetivo principal é resgatar, em algumas obras de Arte, o retrato cultural de uma das mais tradicionais festividades brasileiras.

 

💡 Habilidades da BNCC de Artes:

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

  1. EF15AR01
    Explorar, conhecer e identificar elementos constitutivos das linguagens artísticas em obras de diferentes épocas e culturas.

  2. EF15AR02
    Experimentar, fruir e apreciar produções artísticas de diferentes contextos históricos e culturais, relacionando-as ao seu repertório pessoal.

  3. EF15AR03
    Reconhecer, por meio da observação, as linguagens das artes visuais em obras e manifestações artísticas.

  4. EF15AR04
    Estabelecer relações entre produções artísticas, seu contexto histórico e cultural e as vivências pessoais do aluno.


📂 Baixe agora gratuitamente

Para baixar as atividades, clique aqui.


#artesfestajunina

#obrasdeartefestajunina

#atividadedeartes




sábado, 29 de maio de 2021

Plano de aula de alfabetização- Festa Junina

Trabalhar músicas populares na alfabetização é uma maneira lúdica e envolvente de desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de estimular o gosto pela cultura brasileira.

 A música "O Balão Vai Subindo" é perfeita para associar o aprendizado ao contexto das festas juninas, incentivando a criatividade e o interesse dos alunos.



📑 Plano de Aula


Objetivos:


  • Resgatar uma canção popular, propiciando o gosto pela Festa Junina.
  • Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o sistema de escrita.

Conteúdo:

- Música: O BALÃO VAI SUBINDO

Procedimentos:

·    Garantir que os alunos saibam a música de memória. Para isso, cantar a música junto com os alunos;
.     Enquanto cantam, as crianças deverão seguir as palavras com o dedo (texto escrito) para identificar as partes do escrito. Utilizar um cartaz com a música;
·     Pedir para que eles localizem palavras no texto;
·    Socializar respostas.

Recursos:

- Cartaz com a música escrita em letra bastão.
- Cópias da letra da música.


Avaliação:

Registro das observações dos alunos, mantendo um controle para que permita intervir junto aos alunos nas próximas atividades.



#planodeualfestajunina

#planodeaulaalfabetização



📌Abaixo segue grátis a Atividade do Plano de aula:











































👉Gostou deste plano de aula? 

Aproveite a oportunidade para adquirir nossos pacotes de Apostilas de Planos de Aula para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental em Português, Matemática, História, Geografia e Ciências. 
Cada ano conta com 80 planos de aula completos e está disponível por apenas R$ 15,00!


Conheça as nossas apostilas de planos de aula no nosso site aqui.


Para adquirir as apostilas entre em contato pelo Whatsapp: 11 97574-9228











quinta-feira, 27 de maio de 2021

Atividades Sistema Monetário

Ensinar o sistema monetário é fundamental para desenvolver nos alunos habilidades importantes, como o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a compreensão do valor do dinheiro.

Trouxemos atividades gratuitas para trabalhar os valores do dinheiro brasileiro com as séries iniciais do ensino fundamental


Objetivos das atividades:

O que o aluno poderá aprender:

-Representar por meio da escrita os valores do sistema monetário;

-Conhecer o sistema monetário;

-Comparar preços;

-Desenvolver cálculo mental, envolvendo real e centavos.


Recursos:

Cédulas e moedas fictícias com valores do sistema monetário para os alunos manusearem enquanto realizam as atividades.


Habilidades da BNCC:

(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.

(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.

(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.


Para baixar as atividades grátis, clique aqui.


















#sistemamonetário

#atividadesdinheiro

Seguidores