VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas com atividades, planos de aula e planejamentos indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

terça-feira, 16 de abril de 2024

DIA DE TIRADENTES

Tiradentes foi um militar que participou da Inconfidência Mineira. Seu nome era Joaquim José da Silva Xavier.  Foi o propagandista da Inconfidência Mineira e um de seus participantes mais fervorosos. No dia 21 de abril comemora-se o dia do herói Tiradentes.

Disponibilizamos abaixo um texto informativo com questões para compreender melhor este fato histórico.

Também trouxemos um desenho para colorir com a imagem de Tiradentes.

As atividades disponibilizadas abaixo são destinadas aos alunos a partir do 3º ano do fund. I.


#atividadetiradentes  

#atividadediadetiradentes

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Sequência Didática para o mês do Livro Infantil (Alinhada à BNCC)

 Aproveite o mês do livro infantil para promover atividades enriquecedoras através dos livros infantis, proporcionando momentos de prazer e entretenimento na escola.

Os livros literários transportam as crianças para mundos imaginários, estimulando sua criatividade e expandindo seus horizontes cognitivos.

Além disso, leitura de livros literários permite que as crianças analisem e questionem diferentes perspectivas, estimulando o pensamento crítico e a capacidade de formar opiniões fundamentadas.

A sequência didática, disponibilizada abaixo, abrange atividades para uma semana com alunos de 1º ano 5º ano do ensino fundamental I.


Habilidade da BNCC:

EF15LP15 Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.


#sequenciadidatica

#atividadediadolivro

#atividademesdolivro





terça-feira, 9 de abril de 2024

Dia dos povos indígenas

No dia 19 de abril comemora-se o dia dos povos indígenas.

Para iniciar este trabalho, disponibilizamos um texto com interpretação permitindo que as crianças reflitam sobre as informações apresentadas e compreendam melhor a importância dos povos indígenas.


Habilidades BNCC

Segundo a BNCC o aluno deve ser capaz de:

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.


#atividadepovosindígenas  

#atividadepovosindigenas





segunda-feira, 8 de abril de 2024

Atividade: Construindo um livro

Hoje vamos falar sobre uma atividade divertida e educativa: a criação de livrinhos pelos alunos. Esta atividade não só incentiva a criatividade e a expressão pessoal, como também desenvolve habilidades de escrita, leitura e ilustração. 

Esta atividade deve ser trabalhada com crianças que já dominam a escrita alfabética.


Objetivos: 

Incentivar a criatividade das crianças na elaboração de suas próprias histórias.

Desenvolver a leitura e escrita dos alunos.


Procedimentos:

Explique às crianças que estão prestes a criar seus próprios livros. Fale brevemente sobre a importância dos livros e como eles podem ser divertidos de fazer e compartilhar.

Incentive as crianças a pensar em uma história que gostariam de contar. Pode ser algo que aconteceu com elas, uma aventura imaginária, ou até mesmo uma reinterpretação de uma história conhecida.

Cada criança começa a escrever a sua história nas folhas de papel. Podem criar personagens, cenários e acontecimentos. Encoraje a criatividade e a originalidade.

Após a elaboração da história, as crianças podem ilustrar suas páginas com desenhos coloridos.

Encadernar os livros usando um furador de papel e amarrando as páginas com barbante ou fitas.

Após a conclusão, cada criança compartilha sua história com os colegas. 

Criar um espaço na sala de aula para exibir os livros. As crianças podem circular pela sala para ler as histórias criadas pelos colegas.


#criaçãodelivrinho 

 #atividadelivrinho  

#atividadelivrinhodehistória 




sexta-feira, 5 de abril de 2024

Plano de aula: Artesanato Indígena (BNCC)

Os povos indígenas têm uma história rica que remonta a milhares de anos. Estudar suas contribuições preserva e reconhece a diversidade cultural e a trajetória histórica desses grupos.

Além disso, muitas culturas indígenas têm uma conexão profunda com a natureza. Estudar suas contribuições pode oferecer insights valiosos sobre práticas sustentáveis, respeito ao meio ambiente e a importância de preservar ecossistemas.

Neste post disponibilizamos um plano de aula totalmente grátis sobre este tema. 


Habilidades BNCC

Segundo a BNCC na disciplina de Artes de 1º ao 5º ano o aluno será capaz de:

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


#atividadepovosindigenas  

#atividadepovosindígenas  

#atividadeindios   

#atividadeíndios

#atividadeartesanatoindigena  

 #atividadeartesanatoindígena  

#atividadearteindigena 

#atividadearteindígena 




quinta-feira, 4 de abril de 2024

Sequência Didática: Povos Indígenas

No dia 19 de abril comemora-se o Dia dos Povos Indígenas.

Para facilitar o seu trabalho, disponibilizamos uma sequência didática destinada aos alunos do 3º ano e 4º ano.


💡Habilidades BNCC

Segundo a BNCC o aluno deve ser capaz de:

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas (europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.


#sequenciadidaticaindigenas

#sequenciadidaticapovosindigenas

#sequênciadidáticapovosindígenas



Apostila de Atividades: Povos Indígenas 🌿

🎉 Disponível agora por apenas R$ 15,00! 🎉

📖 O que você vai encontrar?
 Atividades pedagógicas planejadas para alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, abordando o tema Povos Indígenas de forma lúdica, educativa e culturalmente rica.

Conteúdo da apostila:
✔️ Textos informativos sobre a cultura, tradições e história dos povos indígenas.
✔️ Atividades de leitura e interpretação.
✔️ Propostas artísticas inspiradas no artesanato indígena.
✔️ Exploração de valores e saberes ancestrais.

💡 Por que adquirir?

  • Trabalha a diversidade cultural e o respeito.
  • Enriquecimento do conhecimento sobre os povos indígenas como parte essencial da nossa identidade nacional.
  • Ideal para complementar o planejamento de aulas.

🛒 Adquira já!
👉 Entre em contato para mais informações e garanta sua apostila.

📥 Formato digital: Receba em arquivo PDF e comece a aplicar com seus alunos hoje mesmo.

👉Adquira pelo Whatsapp 11 97574-9228



quinta-feira, 28 de março de 2024

Sequências Numéricas

Trabalhar com sequências numéricas é essencial para desenvolver o raciocínio lógico, a organização mental e a compreensão dos conceitos matemáticos iniciais. 

Pensando nisso, disponibilizamos  atividades planejadas especialmente para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, promovendo o aprendizado de forma lúdica e eficaz.


O que são sequências numéricas?

As sequências numéricas são conjuntos de números organizados segundo uma lógica ou padrão. São fundamentais para:

  • Identificar regularidades e padrões.
  • Compreender a relação entre números.
  • Desenvolver habilidades de contagem e organização.

Por que trabalhar sequências numéricas com os alunos?

  •  Ajuda na fixação da ordem crescente e decrescente dos números.
  • Ao identificar padrões, os alunos começam a prever números e resolver problemas.
  • As atividades exigem foco para reconhecer as lógicas apresentadas.


Habilidades BNCC

De acordo com a BNCC, o aluno será capaz de:


(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras. 

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

#sequencianumerica   
#sequência numérica  
#atividadeálgebra





segunda-feira, 18 de março de 2024

Leitura e Interpretação do texto "Outono"

partir do dia 20 de março até 21 de junho surge a estação do ano denominada outono

O outono é uma estação cheia de encantos e mudanças que nos convidam a observar a natureza de uma forma especial. Pensando nisso, preparamos um texto educativo sobre o outono acompanhado de atividades de interpretação gratuitas para trabalhar com alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

É importante trabalhar sempre o início e término de cada estação do ano.  As estações nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, como aquecimento, resfriamento, perda das folhas ou o florescer das flores. 

Com essas atividades, seus alunos poderão aprender mais sobre o outono, praticar a interpretação de texto e estimular sua criatividade. Essa é uma oportunidade de aproximar as crianças da natureza e ajudá-las a refletir sobre os ciclos da vida de forma lúdica e significativa.

Gostou das atividades? Compartilhe com outros educadores e celebre o outono na sala de aula! 🍃🍃




#estaçõesdoano  
#atividadeestaçõesdoano   
#atividadeoutono   
#atividadeestacaodoano




sexta-feira, 15 de março de 2024

Matemática - Problemas de Páscoa (1º ao 3º ano)

A BNCC traz as habilidades envolvendo os diferentes significados das operações de adição e da subtração (juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar) para os primeiros anos do ensino fundamental.

Pensando nisso, disponibilizamos abaixo gratuitamente problemas com estas ideias envolvendo adição e subtração para alunos do 1º, 2º e 3º anos 


Ideias de Adição e Subtração

Esses termos representam diferentes aspectos do processo de adição e subtração:

Juntar (Adição): A ideia de juntar na adição é combinar ou somar quantidades para obter um total. Por exemplo, se você tem 3 maçãs e adiciona mais 2 maçãs, você está juntando as maçãs para ter um total de 5 maçãs.

Acrescentar (Adição): Acrescentar na adição é semelhante a juntar. Significa adicionar uma quantidade a outra para aumentar o total. Por exemplo, se você tem 4 bolas e acrescenta mais 3 bolas, você está adicionando ou acrescentando as bolas para ter um total de 7 bolas.

Separar (Subtração): A ideia de separar na subtração é tirar uma quantidade de outra. Você começa com uma quantidade maior e subtrai uma parte dela. Por exemplo, se você tem 8 chocolates e separa 3 deles, você está subtraindo 3 chocolates, deixando-o com 5 chocolates restantes.

Retirar (Subtração): Retirar na subtração é semelhante a separar. Significa remover uma quantidade de outra para diminuir o total. Por exemplo, se você tem 15 lápis e retira 7 deles, você está subtraindo 7 lápis, deixando-o com 8 lápis restantes.

Comparar (Subtração): Comparar na subtração envolve analisar a diferença entre duas quantidades. Você está interessado em entender quanto uma quantidade é maior ou menor que outra. Por exemplo, se você compara 10 maçãs com 6 maçãs, você está interessado na diferença entre elas, que é 4 maçãs.

Completar (Adição ou Subtração): Completar pode ser usado tanto na adição quanto na subtração. Na adição, significa encontrar a quantidade necessária para chegar a um total desejado. Por exemplo, se você tem 6 balões e quer completar para ter 10 balões, você precisa de mais 4 balões. Na subtração, completar pode significar encontrar a quantidade que falta para atingir um valor conhecido. Por exemplo, se você tem 12 laranjas e retira 8 delas, você precisa completar para entender que restaram 4 laranjas.


Habilidades BNCC

A primeira atividade é destinada  ao 1º ano com números até dois dígitos. 

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais.

A segunda atividade é destinada ao 2º ano com números até três dígitos.

(EF02MA06) Resolver e elaborar situações problema de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.

A última atividade é destinada ao 3º ano com números até quatro dígitos.

(EF03MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.


#problemasmatematica1ano     

#problemasmatematica2ano   

#problemasmatematica3ano










sábado, 9 de março de 2024

Porta-doces para a Páscoa

A Páscoa é uma época mágica cheia de significados e simbolismos, e que tal tornar esse momento ainda mais especial para seus alunos? 

Disponibilizamos para você, totalmente grátis, moldes incríveis de porta-doces (caixinha, cone e cestinha) para presentear seus alunos com ovinhos ou bombons de uma forma criativa e cheia de carinho.


O que você encontrará?

🖌️ Moldes prontos para imprimir:

  • Caixinha: Compacta e charmosa, ideal para pequenos ovinhos ou bombons.
  • Cone: Perfeito para guloseimas variadas, com um design moderno e divertido.
  • Cestinha: Um clássico da Páscoa, fácil de montar e com espaço suficiente para um ovinho.

✂️ Fácil de fazer:

  • Basta imprimir, recortar, dobrar e colar! Simples e rápido, mesmo para quem não tem experiência com artesanato.

🎁 Baixe Agora!
Em poucos minutos, você terá lembrancinhas fofas e prontas para deixar sua Páscoa ainda mais especial!

🐣 Deixe essa Páscoa cheia de sorrisos e doçura! 🐰✨

Para baixar grátis  é só seguir as instruções:

👉Como salvar no computador:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".

👉Como salvar no celular:

Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.


#lembrancinhapascoa   

#lembrancinhapáscoa  

#portadocespáscoa  

#portadocespascoa





Seguidores