VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS
quinta-feira, 4 de julho de 2024
10 Desenhos das Olimpíadas 2024
quinta-feira, 6 de junho de 2024
Junho Vermelho
O "Junho Vermelho" é uma campanha realizada no Brasil com o objetivo de incentivar a doação de sangue durante o mês de junho. Essa campanha foi criada em resposta à queda nos estoques de sangue nos hemocentros durante os meses de inverno, período em que tradicionalmente há uma diminuição significativa nas doações.
A escolha do mês de junho não é aleatória. O dia 14 de junho é celebrado como o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre a importância da doação de sangue e agradecer aos doadores voluntários.
Em sala de aula podemos incentivar os nossos alunos a conversarem com seus familiares sobre a importância da doação de sangue. Utilize os desenhos como forma de sensibilização e conscientização sobre a importância da doação de sangue.
A campanha é essencial para garantir que os hemocentros mantenham seus estoques de sangue em níveis adequados para atender à demanda de hospitais e clínicas, principalmente em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos, e pacientes com doenças crônicas que necessitam de transfusões regulares.
#junhovermelho
#doaçãodesangue
terça-feira, 4 de junho de 2024
Sequência Didática - Festa Junina
A Festa Junina é uma celebração tradicional brasileira rica em cultura, música e danças. Incorporar essa festividade no ambiente escolar pode ser uma forma divertida e envolvente de ensinar diversos conteúdos.
Neste post disponibilizamos disponibilizamos gratuitamente uma sequência didática com atividades pedagógicas relacionadas à Festa Junina, organizadas de forma planejada e articulada, com o objetivo de desenvolver determinadas habilidades e competências nos alunos do 1º e 2° ano do ensino fundamental.
#sequênciadidática
#sequênciadidáticafestajunina
#sequenciadidaticafestajunina

sexta-feira, 24 de maio de 2024
Músicas Festa Junina
A Festa Junina é uma celebração tradicional brasileira rica em cultura, música e danças. Incorporar essa festividade no ambiente escolar pode ser uma forma divertida e envolvente de ensinar diversos conteúdos.
Neste post disponibilizamos músicas de festa junina para trabalhar no ensino fundamental I.
Como trabalhar com as músicas
Aqui estão algumas estratégias de como utilizar músicas de Festa Junina para enriquecer o trabalho:
- Inicie uma discussão sobre a origem da Festa Junina, destacando sua importância cultural e histórica. Utilize músicas como "Pula a Fogueira" e "Capelinha de Melão" para ilustrar as tradições e costumes das festas juninas, explicando o significado de cada elemento (como a fogueira, a quadrilha e as comidas típicas).
- Escolha algumas músicas populares de Festa Junina e trabalhe a interpretação de texto com os alunos. Analise as letras, identifique figuras de linguagem, rimas e estrutura poética. Por exemplo, uma música pode ser usada para discutir a construção de estrofes e versos.
- Proponha a criação de cartazes e desenhos inspirados nas músicas juninas, explorando cores, formas e técnicas de pintura e colagem.
- Trabalhe a expressão corporal através da dança e do movimento, permitindo que os alunos experimentem diferentes formas de expressão artística.
🎵🎵 Gostou das dicas? Compartilhe suas experiências e ideias nos comentários abaixo! Vamos enriquecer nosso ensino com a alegria das festas juninas. Viva São João!
#músicasfestasjuninas
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domingo, 19 de maio de 2024
Atividade: Maio Laranja
Maio Laranja é um mês dedicado à conscientização e prevenção do abuso e exploração sexual infantil no Brasil. O Maio Laranja é uma campanha nacional que visa sensibilizar a sociedade sobre os graves problemas do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
O dia 18 de maio, em particular, é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, em memória de Araceli Crespo, uma menina de oito anos que foi brutalmente assassinada em 1973.
Para nós, educadores, esse período é uma oportunidade crucial para refletir sobre nosso papel na proteção e no desenvolvimento saudável das crianças. Mas como podemos, de fato, contribuir de maneira efetiva para essa causa?
Professores estão em uma posição única para observar mudanças no comportamento das crianças, que podem ser sinais de abuso ou exploração.
Como trabalhar o "Maio Laranja"?
Aqui estão algumas maneiras de contribuir para a prevenção:
- Ensine os alunos sobre seus direitos e o conceito de privacidade. Utilize recursos adequados à faixa etária para falar sobre o corpo, limites e respeito.
- Crie um ambiente onde as crianças se sintam seguras para falar. Muitas vezes, as crianças vítimas de abuso têm medo ou vergonha de se abrir. Demonstre que você está disponível para ouvir e ajudar.
- Estar atento a mudanças comportamentais e físicas nos alunos é crucial. Alguns sinais de que uma criança pode estar sendo vítima de abuso incluem:
- Escute sem julgar: Se a criança falar com você, ouça com atenção, sem mostrar choque ou desaprovação.
- Anote todos os detalhes relevantes, como datas, mudanças de comportamento e declarações da criança.
- Informe imediatamente à direção da escola.
Atividade "Semáforo do Toque"
Objetivos da atividade "Semáforo do Toque"
A atividade disponibilizada acima tem como objetivo ensinar às crianças sobre os limites do corpo, promovendo a compreensão de onde é apropriado ou não ser tocado. Essa atividade ajuda a conscientizar e empoderar as crianças sobre seu próprio corpo e seus direitos, incentivando o diálogo sobre segurança e respeito.
Público-Alvo: Crianças de 5 a 10 anos.
Como trabalhar as atividades?
-Inicie uma conversa com as crianças sobre o que são "limites pessoais" e a importância de conhecer seu próprio corpo. Explique que o corpo deles pertence a eles e que eles têm o direito de dizer "não" a toques que os fazem sentir desconfortáveis.
-Use uma linguagem simples e direta, apropriada à idade das crianças.
-Distribua as cópias da atividade.
-Explique que eles vão usar cores de acordo com a legenda, para indicar os locais onde é apropriado ser tocado ou não.
-Oriente as crianças a pintar o desenho seguindo as orientações de cores. Explique calmamente onde são os lugares que é apropriado ser tocado, como a mão ao cumprimentar alguém, e onde não é apropriado, como as partes cobertas por roupas íntimas.
-Monitore a atividade, ajudando e respondendo às perguntas das crianças.
-Após a pintura, reúna as crianças para discutir o que aprenderam. Pergunte:
- Por que é importante conhecer os limites do nosso corpo?
- Como podemos dizer "não" se alguém tenta tocar em um lugar que não pode?
- A quem podemos pedir ajuda se alguém nos tocar de um jeito que não gostamos?
- Incentive as crianças a expressar suas dúvidas e sentimentos sobre o tema.
quinta-feira, 16 de maio de 2024
Sequência Didática: Festa Junina
As festas juninas são uma rica oportunidade de integrar cultura, tradição e aprendizado no contexto escolar.
Pensando nisso, disponibilizamos uma sequência didática com atividades pedagógicas planejadas e articuladas, visando desenvolver habilidades e competências nos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Com essa sequência didática, você pode transformar a temática junina em um aprendizado significativo e cheio de diversão!
💡 Baixe a sequência completa e comece a aplicar com seus alunos!
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quarta-feira, 15 de maio de 2024
Os Mascotes das Olimpíadas 2024
As Olimpíadas de 2024 em Paris prometem ser um evento inesquecível, e parte desse encanto vem das mascotes que representarão os Jogos. As mascotes olímpicos são figuras simbólicas que capturam o espírito e a cultura do país-sede, além de servir como embaixadores dos Jogos. Para Paris 2024, as mascotes são uma celebração da inovação, da história e do compromisso com a sustentabilidade.
As mascotes das Olimpíadas de Paris 2024 são conhecidos como Phryges (pronuncia-se "fri-zhê"). Inspirados no chapéu frígio, um símbolo histórico da liberdade e da revolução na França, esses mascotes trazem consigo uma rica bagagem cultural. O chapéu frígio foi usado pelos revolucionários franceses no final do século XVIII e é frequentemente associado ao espírito de luta pela liberdade e pelos direitos humanos.
#mascotesolimpíadas
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#mascotesolimpíadas2024
Os Phryges são representados por: Phyges Olímpica: Representando os Jogos Olímpicos, é uma mascote vibrante e cheio de energia. É retratado como um líder carismático, sempre incentivando os atletas e os espectadores a darem o seu melhor. Personifica a excelência, a amizade e o respeito, que são os valores fundamentais do Movimento Olímpico. Phyges Paralímpica: Representando os Jogos Paralímpicos, é igualmente inspirador. Esta mascote simboliza a coragem, a determinação e a igualdade. Busca encorajar todos a superarem seus limites e acreditarem no poder do espírito humano.
As mascotes abaixo estão representando alguns esportes das Olimpíadas.
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sábado, 11 de maio de 2024
Hábitos de higiene
Passo a Passo da Atividade
1. Inicie uma roda de conversa perguntando aos alunos:
- Por que é importante lavar as mãos?
- Em quais momentos devemos lavar as mãos?
- Explique que lavar as mãos é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças.
2. Sensibilização com a Música
- Apresente a música "Lavar as Mãos" de Arnaldo Antunes.
- Toque a música e exiba o clipe, se possível.
- Caso não tenha acesso ao vídeo, distribua a letra e cante junto com os alunos.
- Incentive os alunos a prestarem atenção na mensagem da música e no ritmo contagiante.
3. Demonstração:
- Mostre o passo a passo de como lavar as mãos corretamente, seguindo as orientações da OMS:
- Molhar as mãos.
- Ensaboar, incluindo palmas, costas das mãos, entre os dedos e unhas.
- Enxaguar bem e secar com uma toalha limpa.
4. Atividade Lúdica: Dança e Movimento
- Reproduza a música novamente e crie uma coreografia simples com os movimentos de lavar as mãos.
- Convide os alunos a dançarem e imitarem os passos enquanto cantam o refrão.
5. Atividade da Folha 2
- Incentive-os a desenhar as etapas de lavar as mãos para fixar o aprendizado.
Dicas Extras
- Estabeleça momentos regulares ao longo do dia para lembrar os alunos de lavar as mãos, como antes das refeições e após o uso do banheiro.
- Faça parcerias com a equipe pedagógica e a família para reforçar o hábito fora do ambiente escolar.
👉Com a ajuda da música, criatividade e prática constante, o simples ato de lavar as mãos pode se transformar em uma rotina divertida e consciente para os alunos!
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sexta-feira, 10 de maio de 2024
Os 5 Rs do Meio Ambiente
Em um mundo cada vez mais impactado pelas questões ambientais, a educação para a sustentabilidade se torna essencial. Uma das formas mais eficazes de promover essa consciência desde cedo é através do ensino dos 5 Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Repensar.
Este post do blog é direcionado ao professor que deseja trabalhar esses conceitos com seus alunos e como isso pode fazer uma diferença significativa no futuro.
Desta forma, disponibilizo aqui um plano de aula para auxiliá-lo nesta tarefa.
Os 5 Rs
Os 5 Rs são princípios que ajudam a minimizar o impacto ambiental negativo. Aqui está um breve resumo de cada um:
Reduzir: Diminuir a quantidade de resíduos que produzimos. Isso inclui desde o uso consciente de recursos até a escolha de produtos com menos embalagens.
Reutilizar: Dar uma nova vida a objetos e materiais que, de outra forma, seriam descartados.
Reciclar: Transformar materiais usados em novos produtos, economizando recursos e energia.
Recusar: Evitar produtos que são prejudiciais ao meio ambiente ou que geram resíduos excessivos.
Repensar: Refletir sobre nossos hábitos de consumo e fazer escolhas mais sustentáveis.
quinta-feira, 9 de maio de 2024
Atividades sobre a família
A família é a unidade básica da sociedade e desempenha um papel central na vida das crianças. Ao explorar as diferentes estruturas familiares, papéis e histórias familiares, os alunos têm a oportunidade de entender e apreciar a diversidade cultural e social ao seu redor.
Ao trabalhar sobre a família, seus membros, papéis e histórias no ensino fundamental é importante para promover uma compreensão mais profunda da diversidade cultural e social, fortalecer a conexão entre a vida escolar e familiar, desenvolver a identidade e autoestima dos alunos, promover empatia e compreensão, valorizar os papéis familiares e incorporar perspectivas familiares na educação.
As atividades disponibilizadas abaixo trabalham com a construção da árvore genealógica, introduzindo conceitos básicos de família e possibilita aos alunos familiarizarem com os rostos e nomes dos membros da família.
Como utilizar a atividade?
A atividade deverá ser enviada para o aluno pesquisar junto à família. No dia seguinte promover uma roda de conversa onde cada aluno expõe e relata sobre a árvore genealógica de sua família aos colegas.
A primeira atividade apresenta os membros de uma família, como os pais, avós e irmãos, para nomear cada membro da família.
A segunda atividade é para completar a árvore genealógica da família com os desenhos e nomes dos membros.
Habilidades da BNCC
De acordo com a BNCC as habilidades são:
(EF01HI03) Descrever e distinguir os seus papeis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.
(EF01HI06) Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.
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