A criança desenvolve a consciência fonológica no contato com o mundo lingüístico, na inserção na cultura onde são privilegiadas diferentes formas lingüísticas, entre quais destacamos as músicas, cantigas de roda, poesias, parlendas, jogos orais, e a fala, propriamente dita.
Exemplos de Atividades Pedagógicas:
CONSCIÊNCIA DE PALAVRA: contar o número de palavras numa frase, referindo-o
verbalmente ou batendo uma palma para cada palavra, ordenar corretamente uma oração ouvida com as palavras desordenadas.
CONSCIÊNCIA DA SÍLABA: contar o número de sílabas; dizer qual é a sílaba inicial, medial ou final de uma determinada palavra; subtrair uma sílaba das palavras, formando novos vocábulos.
CONSCIÊNCIA FONÊMICA: dizer quais ou quantos fonemas formam uma palavra; descobrir qual a palavra está sendo dita por outra pessoa unindo os fonemas por ela emitidos; formar um novo vocábulo subtraindo o fonema inicial da palavra.
Exemplos:
- Após a leitura de um texto, escolher uma palavra e escrevê-la na lousa, fazendo um trabalho de consciência fonológica de som inicial, media e/ou final.
- Cartazes com figuras – separar as figuras que começam com a mesma letra.
- Dicionário ilustrado – pedir as crianças que procurem em casa, figuras de coisas que comecem com determinada letra e colar na página correspondente.
- Bingo fonético – cartão com letras: o/a professor/a monta a figura, as crianças pensam com que letra começa, marcam ou se tiver uma letra na mão, levantam-na e mostram para a turma.
-Adição ou subtração de sons:
MANGA + BA = MANGABA / MANGABA – BA = MANGA.
-Onde está a letra S nas palavras SAPO – LÁPIS.
-Falar de trás para frente:
JUCA – CAJU / SACA – CASA.
- Nomes com a mesma letra inicial.
-Alimentos que começam com a letra A = ARROZ, AÇUCAR.
-Frutas que começam com a letra M = mamão, maça, melão.
-Brincar com rimas.
OBSERVAÇÕES:
- Essas atividades são orais.
- O importante é brincar com as sonoridades das palavras, que devem ser retiradas, sempre que possível, dos textos trabalhados em sala.