A eleição é um momento importante para a democracia, e entender seu funcionamento é fundamental para formar cidadãos conscientes e participativos. Como professores, temos a oportunidade de levar esse tema para a sala de aula de maneira didática e envolvente. Aqui, apresentamos duas atividades que podem ajudar seus alunos a refletirem sobre a importância do processo eleitoral e o papel dos governantes locais.
Descrição das atividades:
1-Comece a primeira atividade com uma breve discussão sobre o que faz um bom prefeito. Quais são suas responsabilidades? Quais qualidades são importantes para que ele ou ela cumpra seu papel de maneira eficaz?
2- Converse com a turma e escreva uma lista na lousa das qualidades que eles acreditam ser essenciais para um prefeito. Exemplos podem incluir honestidade, transparência, capacidade de ouvir a comunidade, liderança, entre outras.
3- Incentive os alunos a justificarem suas escolhas e a darem exemplos práticos.
4- Para a segunda atividade explique que, por um dia, os alunos terão a oportunidade de imaginar que são prefeitos de sua cidade. Qual seria sua principal prioridade? Que projetos gostariam de implementar?
5- Incentive os alunos a pensar nas necessidades da comunidade. Quais problemas eles gostariam de resolver? Como fariam isso? Incentive-os a serem realistas e práticos.
6- Peça para cada aluno escrever a produção de texto começando com a frase "Se eu fosse prefeito por um dia...". Eles devem descrever as ações que tomariam, as mudanças que implementariam e como essas ações beneficiariam a cidade e seus habitantes.
7- Organize um tempo para que os alunos possam ler suas redações para a turma.