VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Sequência didática sobre a História do Brasil Colônia


Tema  - História do Brasil Colônia

Objetivos:                         
- Relacionar passado e presente, identificando pontos de permanência e mudança entre a própria vida e a dos grupos estudados.
-Conhecer e analisar os principais fatos na época do Brasil colonial.

Conteúdo:
Brasil Colônia

Anos- 4º e 5º.

Desenvolvimento:
1ª etapa
O professor vai iniciar o trabalho falando o que eles vão aprender sobre essa época. Explicará  que o período se inicia com a descoberta do Brasil em 1500 e vai até a Independência, em 1822.
Para  trabalhar a questão da temporalidade o professor fará uma breve discussão  na lousa sobre séculos, contagem de tempo, algarismos romanos, e depois será proposta uma atividade que os alunos  levarão para fazer em casa. Esta atividade é a  linha do tempo pessoal na qual dados importantes que aconteceram na vida de cada criança, desde seu nascimento, serão registrados no gráfico.  Um ou dois eventos serão anotados por elas, a cada ano. De maneira a  analisar a questão do tempo em forma linear.
Exemplo:
2ª etapa
Apresentando a História do Brasil no período da conquista e posse de terra dos portugueses, as crianças farão comparações com suas  atividades de hoje em dia.
Partindo dos habitantes que já estavam aqui, será  apresentado seu modo de vida,  bem como a questão do achamento do Brasil, sua intencionalidade ou casualidade, em  pequenos textos para as crianças fazerem comparações e darem suas opiniões.  Após lidos os textos, serão discutidas as duas versões. As crianças se expressarão  elaborando um pequeno texto com suas opiniões sobre o achamento do Brasil.


Exemplo trechos de textos escritos pelas crianças:

Eu acho que....
... Pedro Álvares Cabral foi enviado às Índias para fazer  comércio, porém em 22 de abril de 1500 chegou ao Brasil porque se perderam no caminho. Aqui eles encontraram os índios...

Eu acho que..
...O Brasil não foi descoberto porque os índios já moravam aqui antes...

3ª etapa
Os temas: As divisões do Brasil, As Viagens/Meios de transportes, As florestas, As pessoas e Os Governos, Independência do Brasil,  eles serão  escolhidos em  grupos (dividir os alunos em grupos) de modo que os alunos representarão em dois momentos (1500 e 2020) da História  do Brasil. Em grupos numa cartolina, as crianças irão representar os temas nos períodos por meio de desenhos, que depois terão que apresentar para toda a sala por cada equipe. No término da aula, as  crianças irão expor  seus trabalhos no mural.

Avaliação
Será avaliada a participação das crianças durante as aulas e se elas são capazes de desenvolver a orientação temporal, ou seja, relacionar o passado ao presente, indicando mudanças e permanências. Verificar como cada uma constrói argumentos sobre os conteúdos estudados.

2 comentários:

  1. Achei muito interessante este tipo de apresentação do Brasil Colônia com uma sequência de atitudes, que fazem com que a criança pense e assim possa contribuir com o seu próprio conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou!!! Obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.

Seguidores