VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Folclore: Trabalhando com lendas

Abaixo algumas sugestões de  atividades para trabalhar com o maravilhoso mundo das lendas folclóricas: 

1-Na leitura diária do professor, ler para os alunos as lendas com a ajuda dos livros ilustrados.

2-Pedir para os alunos trazerem para a sala de aula tudo o que encontrarem sobre as lendas do folclore. Fazer uma votação das lendas que gostariam de conhecer. Também a família poderá colaborar contando e escrevendo uma lenda conhecida.

3- Na roda de conversa, compartilhar com os colegas todo o material da pesquisa sobre as lendas. Aproveitando a conversa, introduzir o que é uma lenda e suas características principais:

Lendas  são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para isso há uma mistura de fatos reais com imaginários. Misturam a história e a fantasia. As lendas vão sendo contadas ao longo do tempo e modificadas através da imaginação do povo.
Características de uma Lenda:
- Se utiliza da fantasia ou ficção, misturando-as com a realidade dos fatos.
- Faz parte da tradição oral, e vem sendo contada através dos tempos.
- Usam fatos reais e históricos para dar suporte às histórias, mas junto com eles envolvem a imaginação para “aumentar um ponto” na realidade.
- Fazem parte da realidade cultural de todos os povos.
- Sofrem alterações ao longo do tempo, por serem repassadas oralmente e receberem a impressão e interpretação daqueles que a propagam.

4- Trabalhar uma lenda de cada vez. Tire cópias das lendas para os alunos lerem e  fazerem as ilustrações.

5- Fazer a interpretação oral do texto com perguntas a todos os alunos. Depois trabalhar a interpretação escrita só para os alunos que já sabem ler.

6- Para os alunos que ainda não sabem ler, introduzir atividades de reconstrução da escrita como listas, cruzadinhas, caça-palavras etc, sempre relacionadas ao tema.

7- Fazer a produção coletiva da lenda na lousa com a participação de todos os alunos. 

8- Para os alunos que já sabem ler, pedir a reescrita do texto, em que terão que escrever a lenda com suas próprias palavras.   

Exemplo de lenda:



👉Conheça a nossa página no Instagram e siga-nos para ficar por dentro de todas as novidades:




Seguidores