VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).


Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelo WhatsApp abaixo:

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

WhatsApp (11) 97574-9228

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 18:00 de segunda à sexta-feira.


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR NOSSA LOJA DE MATERIAIS

CADASTRO DE CONTATO

domingo, 15 de maio de 2022

Leitura, interpretação e produção de textos - 3º e 4º anos

Hoje trago uma proposta empolgante para enriquecer nossas aulas com os textos sobre a pipoca.

Os textos oferecem oportunidades para desenvolver habilidades de leitura, interpretação e produção de texto nos nossos alunos. 

Eles falam sobre um alimento muito saboroso, cuja palavra é de origem indígena, veio do tupi e quer dizer “milho rebentado”, que permite explorar aspectos históricos, culturais e científicos de uma maneira que desperta a curiosidade e o prazer pela leitura.


As habilidades a serem trabalhadas na BNCC são:

Língua Portuguesa 

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP14) Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios


História, Geografia e Ensino religioso

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas, indígenas e de migrantes.

(EF04HI11) Identificar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, elementos de distintas culturas(europeias, latino-americanas, afro-brasileiras, indígenas, ciganas, mestiças etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local e brasileira.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares, componentes de culturas afrobrasileiras, indígenas, mestiças e migrantes.

(EF05ER05) Identificar elementos da tradição oral nas culturas e religiosidades indígenas, afro-brasileiras, ciganas, entre outras.


Estratégias de uso em sala de aula

- Leitura Compartilhada: Comece com uma leitura compartilhada do texto do primeiro texto. Leia em voz alta para os alunos, fazendo pausas para explicar palavras difíceis e garantir a compreensão.

- Leitura Independente: Peça aos alunos que leiam o texto individualmente ou em pares, sublinhando palavras ou frases que considerem importantes.

-Atividade de interpretação do texto "A origem da pipoca"

-Discussão em Grupo: Promova uma discussão em grupo sobre as informações mais interessantes do texto. Isso ajuda a reforçar o entendimento e a prática da oralidade.

- Em outro dia,  siga as mesmas orientações acima com o texto "Pipoca, um estouro em oxidantes e fibras".

- Com a tabela nutricional da pipoca você pode fazer uma leitura guiada da tabela, preenchendo junto com os alunos os dados, discutindo o significado de cada componente e a importância de cada nutriente para a saúde.

-Atividade de Produção de Texto: antes de realizá-la, os alunos já devem conhecer a estrutura de um texto instrucional.

- Para terminar este trabalho, você poderá fazer a receita de pipoca com os alunos ou simplesmente levar saquinhos de pipoca para eles comerem. Neste dia promova uma conversa sobre tudo o que aprenderam sobre este alimento.

#interpretaçãode texto  #produçãodetexto   #atividadeindígena   #atividadeindigena







Um comentário:

Olá , deixe aqui o seu comentário. Gostaria muito de saber a sua opinião. Obrigada.

Seguidores