VENDA DE APOSTILAS E PROJETOS

Como complemento ao meu trabalho neste blog, elaborei para venda diversas apostilas de atividades de alfabetização e projetos pedagógicos de variados temas indicados para professores que atuam em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA).

Tenho também CDs de áudio para Educação Infantil e Fundamental I, cartazes em EVA e livros infantis.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR MEU SITE E FAZER SEU PEDIDO

Os interessados poderão também entrar em contato por email ou pelos telefones abaixo:

glaucerossi@terra.com.br

glaucerossi@gmail.com

glauce.rossi@hotmail.com

glaucerossi@bol.com.br

(11) 97574-9228 - Vivo

(11) 95248-7897 - Tim

Glauce ou Hugo no horário de atendimento das 9:00 às 20:00 de segunda à sexta-feira.

WhatsApp

(11) 95248-7897

Loja virtual

CADASTRO DE CONTATO

FACEBOOK

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DINÂMICAS VOLTA ÀS AULAS


Algumas sugestões de dinâmicas de grupo para os primeiros dias de aula:

1. DINÂMICA DO NOME
Objetivo: Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada um.
Desenvolvimento: Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo, após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.

2. DINÂMICA DAS BALAS
Objetivo: Essa dinâmica destina-se a coletar informações sobre seus alunos logo que as aulas se iniciam e também pode ser usada para “quebrar o gelo” em grupos que ainda não tiveram contato.
Procedimentos:
Escreva uma pergunta (algumas sugestões abaixo) em cada tirinha de papel, depois dobre até ficar um quadradinho bem pequeno.
Compre balas de vários sabores e coloque-as numa caixa. Cole com fita crepe uma pergunta em cada bala.
Desenvolvimento:
Com os alunos em círculo, apresente a caixa ao primeiro aluno à sua esquerda. Ele deverá pegar uma bala e ler a pergunta em voz alta para toda a classe e depois respondê-la.
Veja abaixo algumas sugestões de perguntas.
Pessoais
Como é a sua família? / Você tem animal de estimação? Fale sobre ele. / Quais são seus programas de TV favoritos? / De que tipo de música você gosta? / Quem é seu melhor amigo e por quê? / Qual seu gênero favorito de filmes?
Hábitos
O que você faz no final de semana? / Você coleciona alguma coisa? / O que faz em seu horário livre durante a semana? / Pratica algum esporte?
Escola
Você gosta de ir à escola. Por quê? /Você faz sua lição de casa em dia. Se não, por quê? / O que você quer ser quando crescer?

3. DINÂMICA: “DA HISTORINHA”
Objetivo:  Facilita o entrosamento do grupo
Procedimento:  Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
Desenvolvimento:
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ….. (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido…), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda . Cria-se cada história engraçada.

4. DINÂMICA: “PARA QUEM VOCÊ TIRA O CHAPÉU?”
Objetivo:  Melhora a auto-estima
Materiais: um chapéu e um espelho. O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento:
O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa.  Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante.

5. DINÂMICA: BOM DIA!
Esta dinâmica é para alunos que já se conhecem.
Procedimento:
As crianças de mãos dadas formam um círculo.
No centro ficará um jogador com os olhos vendados.
Dado o sinal de início, rodara o círculo para direita ou para esquerda.
Em dado momento, o jogador do centro baterá palmas e a roda deverá parar.
Em seguida apontará para o círculo e o jogador indicado dirá:
_ Bom dia!
O do centro terá que reconhecer a voz, proclamando seu nome. Caso erre poderá ainda proclamar dois nomes. Acertando o que for apontado ocupará o centro e o outro o substituirá na roda.


Seguidores