As cruzadinhas são atividades que colocam em foco a quantidade de letras necessárias para escrever uma palavra e também quais letras utilizamos em função do "cruzamento" das palavras.
Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes.
Para alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade terá desafio se puderem fazê-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala, considerando o valor sonoro.
Plano
de aula
TEMA: CONSTRUÇÃO DA
BASE ALFABÉTICA
OBJETIVOS:
·
Que os alunos possam avançar na reflexão sobre o
sistema de escrita.
·
Levantar questões ortográficas (alunos
alfabéticos).
CONTEÚDO:
- Cruzadinhas com banco de palavras para os
pré-silábicos e silábicos e sem o banco de palavras para os
silábicos-alfabéticos e alfabéticos.
PROCEDIMENTOS:
·
Explicar na lousa como preencher a cruzadinha;
·
Organizar os alunos em duplas, em função do que os
alunos já sabem sobre a escrita. Ex: pré-silábicos com silábicos, silábicos com
valor sonoro com silábicos sem valor sonoro, silábicos-alfabéticos com
alfabéticos e alfabéticos com alfabéticos.
·
Socialização das respostas na lousa pelas duplas.
RECURSOS:
- Folha com a cruzadinha;
- Quadro negro.
AVALIAÇÃO:
Registro contínuo das observações dos alunos na
execução da atividade.