Na alfabetização, a letra bastão é a primeira a ser trabalhada com os alunos porque ela tem traços simples e linhas retas. A letra cursiva vem depois porque exige mais habilidade motora, sendo apresentada quando os alunos já conseguem ler e escrever.
Dessa forma, no final do 1º ano e no 2° ano, os alunos vão, aos poucos, aprendendo a dominar os movimentos corretos das letras cursivas com o treino da escrita de palavras e frases.
Segundo os neurocientistas escrever com letra cursiva, ativa áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e linguagem, estimula a organização da escrita e contribui para a percepção no espaço.
A letra cursiva ativa diferentes partes do cérebro do que a escrita ou impressão normal. Também fortalece os músculos das mãos e melhora as habilidades motoras que duram a vida toda.
Preparamos uma lista com palavras temáticas e folhas prontas para imprimir, que vão ajudar as crianças a desenvolverem a coordenação motora fina e a familiaridade com as letras cursivas, tudo no espírito do Natal!
A BNCC traz as seguintes habilidades relacionadas ao ensino da letra cursiva:
(EF01LP11) Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.
(EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
📂 Baixe agora as atividades:
👉Como salvar no computador:
Clique na imagem a ser salva. Abrirá uma nova janela. Clique com o botão direito do mouse e "Salvar imagem como".
👉Como salvar no celular:
Clique na imagem a ser salva. Abrirá a imagem. Em cima da tela no lado direito clique nos 3 pontinhos e clique na setinha para baixo.
Transforme a prática da escrita em uma atividade mágica e cheia de significado para os seus alunos. Feliz Natal! 🎄✨
#letracursiva
#atividadeletracursiva
