Se você está procurando uma maneira criativa de ajudar suas crianças a compreender a representação numérica, chegou ao lugar certo! Aqui estão duas atividades para explorar os números de 1 a 100 de forma divertida e educativa.
As atividades são indicadas para trabalhar com 1º e 2º ano.
Como trabalhar as atividades?
As atividades de matemática abaixo devem ser trabalhadas com um número diferente a cada dia, utilizando algarismos até 100.
A escolha do número pode ser feita pelo professor de acordo com sua proposta de trabalho ou poderá ser realizado um sorteio com a turma, tornando a aula mais atraente.
Escolha uma das folhas de atividades, conforme o nível de sua turma.
Folha 1
Distribua a atividade e a criança terá que representar o número do dia de diferentes maneiras:
Exemplo com o número 24
1. Peça para a criança desenhar o número 24 no material dourado.
2. Contar e pintar a quantidade de quadradinhos. Exemplo: 24 quadradinhos
3. Transforme em real. Exemplo: R$24,00
4. Escreva por extenso. Exemplo: vinte e quatro.
5. Ao final da atividade, estimule a criança a compartilhar as suas representações do número 24.. Incentive a comunicação entre a turma.
Folha 2
Distribua a atividade e a criança terá que representar o número do dia de diferentes maneiras.
Exemplo com o número 24
1. Somar e subtrair. Exemplo: 24+10 = 34 ; 24-10=14 ; 24+1=25 ; 24-1=23
2. Coloque o 24 no QVL: 2 na dezena e 4 na unidade
3. Encontre o número 24 na tabela de números até 100.
4. Pinte a quantidade 24 nos desenhos do material dourado.
5. Ao final da atividade, estimule a criança a compartilhar as suas representações do número 24.. Incentive a comunicação entre a turma.
Habilidades da BNCC
Contemplam as seguintes habilidades da BNCC:
(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas
ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de
material manipulável, contribuindo para a compreensão
de características do sistema de numeração decimal e o
desenvolvimento de estratégias de cálculo.
(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de
até três ordens, com suporte de material manipulável, por
meio de diferentes adições.
#atividadesnumeros
#atividadesnúmeros
